Escritura acadêmica e engagement: limitações e potencialidades na elaboração dos trabalhos finais da graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rigo, Rosa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vitória, Maria Inês Côrte, Moreira, J. António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/13351
Resumo: Este relato de experiência tratou de analisar limitações e potencialidades no decorrer do processo de escrita de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação. Utilizando a análise de conteúdo (BARDIN, 2010), os resultados apontaram como limitações: 1) a escrita de gêneros textuais necessita ser praticada, incentivada regularmente; 2) fomento à cultura leitora se faz urgente desde o ingresso na universidade. Como potencialidades o estudo apontou: 1) a escrita acadêmica pode se tornar elemento importante em processos de engajamento estudantil; 2) a aprendizagem por pares evidenciou a melhoria na escrita dos TCCs; 3) a promoção da aprendizagem ativa auxilia na elaboração do TCC; 4) a atribuição de sentido ao TCC auxilia na autonomia do estudante, desde que amparado em leitura de bons textos de referência.
id RCAP_8abf19bd17963e8ad1a90f7c721697ad
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13351
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escritura acadêmica e engagement: limitações e potencialidades na elaboração dos trabalhos finais da graduaçãoAcademic scripture and engagement: limitations and potentialities in the preparation of the final work of the graduationEscrita acadêmicaEnsino superiorAcademic writingEngagementHigher educationEste relato de experiência tratou de analisar limitações e potencialidades no decorrer do processo de escrita de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação. Utilizando a análise de conteúdo (BARDIN, 2010), os resultados apontaram como limitações: 1) a escrita de gêneros textuais necessita ser praticada, incentivada regularmente; 2) fomento à cultura leitora se faz urgente desde o ingresso na universidade. Como potencialidades o estudo apontou: 1) a escrita acadêmica pode se tornar elemento importante em processos de engajamento estudantil; 2) a aprendizagem por pares evidenciou a melhoria na escrita dos TCCs; 3) a promoção da aprendizagem ativa auxilia na elaboração do TCC; 4) a atribuição de sentido ao TCC auxilia na autonomia do estudante, desde que amparado em leitura de bons textos de referência.This article presents data from an action research, which sought to analyze limitations and potentialities in the course of the writing process of Graduation Course Completion Works. Using the content analysis (BARDIN, 2010), the results pointed limitations: 1) writing of textual genres needs to be practiced encouraged regularly; 2) promotion of the reading culture has become urgent since joining the university. The potentialities the study pointed out: 1) academic writing can become an important element in processes of student engagement; 2) the paired learning showed the improvement in the writing of the CBTs; 3) the promotion of active learning helps in the development of CBT; 4) the attribution of meaning to the CBT helps in the autonomy of the student, since supported by reading good reference texts.Repositório AbertoRigo, RosaVitória, Maria Inês CôrteMoreira, J. António2023-02-09T16:53:36Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13351porRIGO, Rosa, VITÓRIA. Maria Inês Côrte, & MOREIRA, J. António (2020). Escritura acadêmica e engagement: limitações e potencialidades na elaboração dos trabalhos finais da graduação. Revista Eletrônica de Educação. 14, e3417079, 1-12.1982-7199http://dx.doi.org/10.14244/198271993417info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:45:03Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13351Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:24.865690Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escritura acadêmica e engagement: limitações e potencialidades na elaboração dos trabalhos finais da graduação
Academic scripture and engagement: limitations and potentialities in the preparation of the final work of the graduation
title Escritura acadêmica e engagement: limitações e potencialidades na elaboração dos trabalhos finais da graduação
spellingShingle Escritura acadêmica e engagement: limitações e potencialidades na elaboração dos trabalhos finais da graduação
Rigo, Rosa
Escrita acadêmica
Ensino superior
Academic writing
Engagement
Higher education
title_short Escritura acadêmica e engagement: limitações e potencialidades na elaboração dos trabalhos finais da graduação
title_full Escritura acadêmica e engagement: limitações e potencialidades na elaboração dos trabalhos finais da graduação
title_fullStr Escritura acadêmica e engagement: limitações e potencialidades na elaboração dos trabalhos finais da graduação
title_full_unstemmed Escritura acadêmica e engagement: limitações e potencialidades na elaboração dos trabalhos finais da graduação
title_sort Escritura acadêmica e engagement: limitações e potencialidades na elaboração dos trabalhos finais da graduação
author Rigo, Rosa
author_facet Rigo, Rosa
Vitória, Maria Inês Côrte
Moreira, J. António
author_role author
author2 Vitória, Maria Inês Côrte
Moreira, J. António
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rigo, Rosa
Vitória, Maria Inês Côrte
Moreira, J. António
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita acadêmica
Ensino superior
Academic writing
Engagement
Higher education
topic Escrita acadêmica
Ensino superior
Academic writing
Engagement
Higher education
description Este relato de experiência tratou de analisar limitações e potencialidades no decorrer do processo de escrita de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação. Utilizando a análise de conteúdo (BARDIN, 2010), os resultados apontaram como limitações: 1) a escrita de gêneros textuais necessita ser praticada, incentivada regularmente; 2) fomento à cultura leitora se faz urgente desde o ingresso na universidade. Como potencialidades o estudo apontou: 1) a escrita acadêmica pode se tornar elemento importante em processos de engajamento estudantil; 2) a aprendizagem por pares evidenciou a melhoria na escrita dos TCCs; 3) a promoção da aprendizagem ativa auxilia na elaboração do TCC; 4) a atribuição de sentido ao TCC auxilia na autonomia do estudante, desde que amparado em leitura de bons textos de referência.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2023-02-09T16:53:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/13351
url http://hdl.handle.net/10400.2/13351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv RIGO, Rosa, VITÓRIA. Maria Inês Côrte, & MOREIRA, J. António (2020). Escritura acadêmica e engagement: limitações e potencialidades na elaboração dos trabalhos finais da graduação. Revista Eletrônica de Educação. 14, e3417079, 1-12.
1982-7199
http://dx.doi.org/10.14244/198271993417
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135116709068800