(Re) conduzindo rebanhos: literatura piauiense nas trilhas da fé e da razão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontineles Filho, Pedro Pio
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fronteiras (Dourados. Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/600
Resumo: O objetivo principal desse trabalho é discutir sobre as interconexões entre a religiosidade e a escrita literária piauiense do final do século XIX e início do século XIX, no tocante às práticas religiosas e os ideais de uma vida moderna. O recorte está circunscrito a esse período em decorrência das convulsões sociais, econômicas e políticas impulsionadas principalmente pelos conflitos que envolviam a implantação do regime republicano, e de seus princípios modernistas, em confronto com as posturas religiosas da época. Metodologicamente, o trabalho está orientado pela leitura analítico-interpretativa de crônicas e textos de Clodoaldo Freitas, notadamente dos livros Em roda dos fatos e História de Teresina, além de escritos de Elias Martins, em Fitas e Guerras Sectárias. Somando-se a esses textos, jornais e mensagens governamentais da época também compuseram o lócus documental, para a visualização da configuração histórica. Como base teórica, recorreu-se às proposições feitas por Benjamin (1994), Sevcenko (1999) e Queiroz (1998) sobre as relações entre história e literatura, bem como as discussões de Certeau (1994) acerca da prática escriturária do historiador e as noções de lugar social e lugar institucional; o conceito de apropriação, de Chartier (1988), além das discussões sobre religiosidade de Hermann (1997). Considera-se que os textos de Clodoaldo Freitas e Elias Martins representam o próprio caráter da historiografia e da literatura piauiense como uma escrita questionadora da sociedade e dos valores religiosos daquele momento.
id UFGD-6_27d01723ebfa4d6369369605c281ecd8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/600
network_acronym_str UFGD-6
network_name_str Fronteiras (Dourados. Online)
repository_id_str http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai
spelling (Re) conduzindo rebanhos: literatura piauiense nas trilhas da fé e da razãoHistória. Literatura. Religiosidade.O objetivo principal desse trabalho é discutir sobre as interconexões entre a religiosidade e a escrita literária piauiense do final do século XIX e início do século XIX, no tocante às práticas religiosas e os ideais de uma vida moderna. O recorte está circunscrito a esse período em decorrência das convulsões sociais, econômicas e políticas impulsionadas principalmente pelos conflitos que envolviam a implantação do regime republicano, e de seus princípios modernistas, em confronto com as posturas religiosas da época. Metodologicamente, o trabalho está orientado pela leitura analítico-interpretativa de crônicas e textos de Clodoaldo Freitas, notadamente dos livros Em roda dos fatos e História de Teresina, além de escritos de Elias Martins, em Fitas e Guerras Sectárias. Somando-se a esses textos, jornais e mensagens governamentais da época também compuseram o lócus documental, para a visualização da configuração histórica. Como base teórica, recorreu-se às proposições feitas por Benjamin (1994), Sevcenko (1999) e Queiroz (1998) sobre as relações entre história e literatura, bem como as discussões de Certeau (1994) acerca da prática escriturária do historiador e as noções de lugar social e lugar institucional; o conceito de apropriação, de Chartier (1988), além das discussões sobre religiosidade de Hermann (1997). Considera-se que os textos de Clodoaldo Freitas e Elias Martins representam o próprio caráter da historiografia e da literatura piauiense como uma escrita questionadora da sociedade e dos valores religiosos daquele momento.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2010-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Históricaapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/600Fronteiras; v. 12 n. 21 (2010): Dossiê 03: História das religiões e religiosidade; 107-1242175-0742reponame:Fronteiras (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/600/753Fontineles Filho, Pedro Pioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-24T17:28:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/600Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRASPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oairevistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br2175-07421517-9265opendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai2019-09-24T17:28:09Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv (Re) conduzindo rebanhos: literatura piauiense nas trilhas da fé e da razão
title (Re) conduzindo rebanhos: literatura piauiense nas trilhas da fé e da razão
spellingShingle (Re) conduzindo rebanhos: literatura piauiense nas trilhas da fé e da razão
Fontineles Filho, Pedro Pio
História. Literatura. Religiosidade.
title_short (Re) conduzindo rebanhos: literatura piauiense nas trilhas da fé e da razão
title_full (Re) conduzindo rebanhos: literatura piauiense nas trilhas da fé e da razão
title_fullStr (Re) conduzindo rebanhos: literatura piauiense nas trilhas da fé e da razão
title_full_unstemmed (Re) conduzindo rebanhos: literatura piauiense nas trilhas da fé e da razão
title_sort (Re) conduzindo rebanhos: literatura piauiense nas trilhas da fé e da razão
author Fontineles Filho, Pedro Pio
author_facet Fontineles Filho, Pedro Pio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontineles Filho, Pedro Pio
dc.subject.por.fl_str_mv História. Literatura. Religiosidade.
topic História. Literatura. Religiosidade.
description O objetivo principal desse trabalho é discutir sobre as interconexões entre a religiosidade e a escrita literária piauiense do final do século XIX e início do século XIX, no tocante às práticas religiosas e os ideais de uma vida moderna. O recorte está circunscrito a esse período em decorrência das convulsões sociais, econômicas e políticas impulsionadas principalmente pelos conflitos que envolviam a implantação do regime republicano, e de seus princípios modernistas, em confronto com as posturas religiosas da época. Metodologicamente, o trabalho está orientado pela leitura analítico-interpretativa de crônicas e textos de Clodoaldo Freitas, notadamente dos livros Em roda dos fatos e História de Teresina, além de escritos de Elias Martins, em Fitas e Guerras Sectárias. Somando-se a esses textos, jornais e mensagens governamentais da época também compuseram o lócus documental, para a visualização da configuração histórica. Como base teórica, recorreu-se às proposições feitas por Benjamin (1994), Sevcenko (1999) e Queiroz (1998) sobre as relações entre história e literatura, bem como as discussões de Certeau (1994) acerca da prática escriturária do historiador e as noções de lugar social e lugar institucional; o conceito de apropriação, de Chartier (1988), além das discussões sobre religiosidade de Hermann (1997). Considera-se que os textos de Clodoaldo Freitas e Elias Martins representam o próprio caráter da historiografia e da literatura piauiense como uma escrita questionadora da sociedade e dos valores religiosos daquele momento.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Histórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/600
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/600/753
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Fronteiras; v. 12 n. 21 (2010): Dossiê 03: História das religiões e religiosidade; 107-124
2175-0742
reponame:Fronteiras (Dourados. Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Fronteiras (Dourados. Online)
collection Fronteiras (Dourados. Online)
repository.name.fl_str_mv Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv revistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797231668143063040