Diálogos com os professores: contribuições dos manuais de didática da História para as práticas de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Junior, Osvaldo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Garcia, Tânia Braga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fronteiras (Dourados. Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/5473
Resumo: Apresenta resultados de análise de manuais de Didática da História produzidos no Brasil entre 1997 e 2013. Explicita características da estrutura e forma de sete obras que correspondem à definição de manuais didáticos como obras que têm a finalidade de orientar professores em suas práticas de ensino. Aceita a existência destes manuais configura a composição do código disciplinar da História e da Didática da História enquanto disciplina responsável por orientar o ensino da História. Toma o pressuposto de que a Didática da História é a “ciência do aprendizado histórico” e que, como tal, pode ser dirigida a três tarefas: a tarefa empírica; a tarefa reflexiva; e a tarefa normativa. Os resultados indicam que as(os) autores(as) dos  manuais têm o objetivo de estabelecer diálogos com professores formadores, formados ou em processo de formação a respeito de possibilidades para ensinar e aprender História, expressando determinadas concepções quanto à função do professor e quanto a práticas de ensino mais adequadas, particularmente marcadas pelas abordagens construtivistas e sócio interacionistas e pela ênfase na perspectiva de instrumentalização da ação docente.
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