Diálogos com os professores: contribuições dos manuais de didática da História para as práticas de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fronteiras (Dourados. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/5473 |
Resumo: | Apresenta resultados de análise de manuais de Didática da História produzidos no Brasil entre 1997 e 2013. Explicita características da estrutura e forma de sete obras que correspondem à definição de manuais didáticos como obras que têm a finalidade de orientar professores em suas práticas de ensino. Aceita a existência destes manuais configura a composição do código disciplinar da História e da Didática da História enquanto disciplina responsável por orientar o ensino da História. Toma o pressuposto de que a Didática da História é a “ciência do aprendizado histórico” e que, como tal, pode ser dirigida a três tarefas: a tarefa empírica; a tarefa reflexiva; e a tarefa normativa. Os resultados indicam que as(os) autores(as) dos manuais têm o objetivo de estabelecer diálogos com professores formadores, formados ou em processo de formação a respeito de possibilidades para ensinar e aprender História, expressando determinadas concepções quanto à função do professor e quanto a práticas de ensino mais adequadas, particularmente marcadas pelas abordagens construtivistas e sócio interacionistas e pela ênfase na perspectiva de instrumentalização da ação docente. |
id |
UFGD-6_540edc1a32f1155ed1b99557086f33e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5473 |
network_acronym_str |
UFGD-6 |
network_name_str |
Fronteiras (Dourados. Online) |
repository_id_str |
http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai |
spelling |
Diálogos com os professores: contribuições dos manuais de didática da História para as práticas de ensinoDidática da História. Manuais de Didática da História. Formação de professores de História.Apresenta resultados de análise de manuais de Didática da História produzidos no Brasil entre 1997 e 2013. Explicita características da estrutura e forma de sete obras que correspondem à definição de manuais didáticos como obras que têm a finalidade de orientar professores em suas práticas de ensino. Aceita a existência destes manuais configura a composição do código disciplinar da História e da Didática da História enquanto disciplina responsável por orientar o ensino da História. Toma o pressuposto de que a Didática da História é a “ciência do aprendizado histórico” e que, como tal, pode ser dirigida a três tarefas: a tarefa empírica; a tarefa reflexiva; e a tarefa normativa. Os resultados indicam que as(os) autores(as) dos manuais têm o objetivo de estabelecer diálogos com professores formadores, formados ou em processo de formação a respeito de possibilidades para ensinar e aprender História, expressando determinadas concepções quanto à função do professor e quanto a práticas de ensino mais adequadas, particularmente marcadas pelas abordagens construtivistas e sócio interacionistas e pela ênfase na perspectiva de instrumentalização da ação docente.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2016-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/5473Fronteiras; v. 18 n. 31 (2016): Dossiê 09: territórios e fronteiras do ensino de História - II; 339 - 3562175-0742reponame:Fronteiras (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/5473/2817Copyright (c) 2016 FRONTEIRAS: Revista de Históriainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Junior, OsvaldoGarcia, Tânia Braga2019-09-24T17:15:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5473Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRASPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oairevistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br2175-07421517-9265opendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai2019-09-24T17:15:23Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogos com os professores: contribuições dos manuais de didática da História para as práticas de ensino |
title |
Diálogos com os professores: contribuições dos manuais de didática da História para as práticas de ensino |
spellingShingle |
Diálogos com os professores: contribuições dos manuais de didática da História para as práticas de ensino Rodrigues Junior, Osvaldo Didática da História. Manuais de Didática da História. Formação de professores de História. |
title_short |
Diálogos com os professores: contribuições dos manuais de didática da História para as práticas de ensino |
title_full |
Diálogos com os professores: contribuições dos manuais de didática da História para as práticas de ensino |
title_fullStr |
Diálogos com os professores: contribuições dos manuais de didática da História para as práticas de ensino |
title_full_unstemmed |
Diálogos com os professores: contribuições dos manuais de didática da História para as práticas de ensino |
title_sort |
Diálogos com os professores: contribuições dos manuais de didática da História para as práticas de ensino |
author |
Rodrigues Junior, Osvaldo |
author_facet |
Rodrigues Junior, Osvaldo Garcia, Tânia Braga |
author_role |
author |
author2 |
Garcia, Tânia Braga |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues Junior, Osvaldo Garcia, Tânia Braga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática da História. Manuais de Didática da História. Formação de professores de História. |
topic |
Didática da História. Manuais de Didática da História. Formação de professores de História. |
description |
Apresenta resultados de análise de manuais de Didática da História produzidos no Brasil entre 1997 e 2013. Explicita características da estrutura e forma de sete obras que correspondem à definição de manuais didáticos como obras que têm a finalidade de orientar professores em suas práticas de ensino. Aceita a existência destes manuais configura a composição do código disciplinar da História e da Didática da História enquanto disciplina responsável por orientar o ensino da História. Toma o pressuposto de que a Didática da História é a “ciência do aprendizado histórico” e que, como tal, pode ser dirigida a três tarefas: a tarefa empírica; a tarefa reflexiva; e a tarefa normativa. Os resultados indicam que as(os) autores(as) dos manuais têm o objetivo de estabelecer diálogos com professores formadores, formados ou em processo de formação a respeito de possibilidades para ensinar e aprender História, expressando determinadas concepções quanto à função do professor e quanto a práticas de ensino mais adequadas, particularmente marcadas pelas abordagens construtivistas e sócio interacionistas e pela ênfase na perspectiva de instrumentalização da ação docente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/5473 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/5473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/5473/2817 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 FRONTEIRAS: Revista de História info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 FRONTEIRAS: Revista de História |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Fronteiras; v. 18 n. 31 (2016): Dossiê 09: territórios e fronteiras do ensino de História - II; 339 - 356 2175-0742 reponame:Fronteiras (Dourados. Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Fronteiras (Dourados. Online) |
collection |
Fronteiras (Dourados. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797231668575076352 |