O Discurso didático em manuais de História: o caso britânico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Cristina
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12488
Resumo: O presente estudo analisa o discurso didático em manuais escolares de História britânicos correspondentes em 3.º ciclo do Ensino Básico Português entre a década de 1980 e a atualidade. Assim, é nossa intenção proceder à análise do texto informativo e respetivas estratégias didáticas de construção, análise e comunicação do conhecimento histórico nos manuais, de forma a inferir o seu papel na construção de identidades sociais e culturais e no desenvolvimento de competências de forma a inferir o tipo de consciência histórica que os manuais escolares de História são capazes de construir no Reino Unido. Verdadeiramente, tudo reside em responder à questão: que História ensinar?
id RCAP_28e79746c1bc9b576e9b2ae0c05d2831
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12488
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Discurso didático em manuais de História: o caso britânicoManuais escolaresconsciência históricaDidática da Históriadiscurso didáticoO presente estudo analisa o discurso didático em manuais escolares de História britânicos correspondentes em 3.º ciclo do Ensino Básico Português entre a década de 1980 e a atualidade. Assim, é nossa intenção proceder à análise do texto informativo e respetivas estratégias didáticas de construção, análise e comunicação do conhecimento histórico nos manuais, de forma a inferir o seu papel na construção de identidades sociais e culturais e no desenvolvimento de competências de forma a inferir o tipo de consciência histórica que os manuais escolares de História são capazes de construir no Reino Unido. Verdadeiramente, tudo reside em responder à questão: que História ensinar?Red 14 - Universidade de Santiago de CompostelaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMaia, Cristina2019-01-03T14:13:15Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12488por978-84-617-8000-6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:54:24Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12488Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:45.570499Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Discurso didático em manuais de História: o caso britânico
title O Discurso didático em manuais de História: o caso britânico
spellingShingle O Discurso didático em manuais de História: o caso britânico
Maia, Cristina
Manuais escolares
consciência histórica
Didática da História
discurso didático
title_short O Discurso didático em manuais de História: o caso britânico
title_full O Discurso didático em manuais de História: o caso britânico
title_fullStr O Discurso didático em manuais de História: o caso britânico
title_full_unstemmed O Discurso didático em manuais de História: o caso britânico
title_sort O Discurso didático em manuais de História: o caso britânico
author Maia, Cristina
author_facet Maia, Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Manuais escolares
consciência histórica
Didática da História
discurso didático
topic Manuais escolares
consciência histórica
Didática da História
discurso didático
description O presente estudo analisa o discurso didático em manuais escolares de História britânicos correspondentes em 3.º ciclo do Ensino Básico Português entre a década de 1980 e a atualidade. Assim, é nossa intenção proceder à análise do texto informativo e respetivas estratégias didáticas de construção, análise e comunicação do conhecimento histórico nos manuais, de forma a inferir o seu papel na construção de identidades sociais e culturais e no desenvolvimento de competências de forma a inferir o tipo de consciência histórica que os manuais escolares de História são capazes de construir no Reino Unido. Verdadeiramente, tudo reside em responder à questão: que História ensinar?
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2019-01-03T14:13:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/12488
url http://hdl.handle.net/10400.22/12488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-84-617-8000-6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Red 14 - Universidade de Santiago de Compostela
publisher.none.fl_str_mv Red 14 - Universidade de Santiago de Compostela
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131420271050752