O Discurso didático em manuais de História: o caso britânico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/12488 |
Resumo: | O presente estudo analisa o discurso didático em manuais escolares de História britânicos correspondentes em 3.º ciclo do Ensino Básico Português entre a década de 1980 e a atualidade. Assim, é nossa intenção proceder à análise do texto informativo e respetivas estratégias didáticas de construção, análise e comunicação do conhecimento histórico nos manuais, de forma a inferir o seu papel na construção de identidades sociais e culturais e no desenvolvimento de competências de forma a inferir o tipo de consciência histórica que os manuais escolares de História são capazes de construir no Reino Unido. Verdadeiramente, tudo reside em responder à questão: que História ensinar? |
id |
RCAP_28e79746c1bc9b576e9b2ae0c05d2831 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12488 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Discurso didático em manuais de História: o caso britânicoManuais escolaresconsciência históricaDidática da Históriadiscurso didáticoO presente estudo analisa o discurso didático em manuais escolares de História britânicos correspondentes em 3.º ciclo do Ensino Básico Português entre a década de 1980 e a atualidade. Assim, é nossa intenção proceder à análise do texto informativo e respetivas estratégias didáticas de construção, análise e comunicação do conhecimento histórico nos manuais, de forma a inferir o seu papel na construção de identidades sociais e culturais e no desenvolvimento de competências de forma a inferir o tipo de consciência histórica que os manuais escolares de História são capazes de construir no Reino Unido. Verdadeiramente, tudo reside em responder à questão: que História ensinar?Red 14 - Universidade de Santiago de CompostelaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMaia, Cristina2019-01-03T14:13:15Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12488por978-84-617-8000-6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:54:24Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12488Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:45.570499Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Discurso didático em manuais de História: o caso britânico |
title |
O Discurso didático em manuais de História: o caso britânico |
spellingShingle |
O Discurso didático em manuais de História: o caso britânico Maia, Cristina Manuais escolares consciência histórica Didática da História discurso didático |
title_short |
O Discurso didático em manuais de História: o caso britânico |
title_full |
O Discurso didático em manuais de História: o caso britânico |
title_fullStr |
O Discurso didático em manuais de História: o caso britânico |
title_full_unstemmed |
O Discurso didático em manuais de História: o caso britânico |
title_sort |
O Discurso didático em manuais de História: o caso britânico |
author |
Maia, Cristina |
author_facet |
Maia, Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Manuais escolares consciência histórica Didática da História discurso didático |
topic |
Manuais escolares consciência histórica Didática da História discurso didático |
description |
O presente estudo analisa o discurso didático em manuais escolares de História britânicos correspondentes em 3.º ciclo do Ensino Básico Português entre a década de 1980 e a atualidade. Assim, é nossa intenção proceder à análise do texto informativo e respetivas estratégias didáticas de construção, análise e comunicação do conhecimento histórico nos manuais, de forma a inferir o seu papel na construção de identidades sociais e culturais e no desenvolvimento de competências de forma a inferir o tipo de consciência histórica que os manuais escolares de História são capazes de construir no Reino Unido. Verdadeiramente, tudo reside em responder à questão: que História ensinar? |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2019-01-03T14:13:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/12488 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/12488 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-84-617-8000-6 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Red 14 - Universidade de Santiago de Compostela |
publisher.none.fl_str_mv |
Red 14 - Universidade de Santiago de Compostela |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131420271050752 |