O “JOGO DE REFERÊNCIAS” EM MANUAIS DE DIDÁTICA DA HISTÓRIA NO BRASIL (1997-2013)
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Labirinto (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1847 |
Resumo: | Apresenta resultados de pesquisa que teve como objetivo compreender a natureza dos manuais de Didática da História no Brasil e explicitar elementos por meio dos quais eles dialogam com professores que ensinam História. Entende que estes manuais compõem o código disciplinar da Didática da História enquanto disciplina responsável por orientar o ensino da História e, assim, como fontes que permitem entender os processos de ensinar a ensinar em diferentes contextos históricos. Neste artigo, destacam-se considerações sobre os/as autores/as desses manuais sustentadas na teoria dos campos e na ideia de “jogo de referências”, propostas por Bourdieu (1990; 2004; 2012). Evidenciam-se relações presentes no campo do ensino de História, expressas por meio de citações, e destacam-se concepções postas em circulação por meio das obras analisadas. |
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O “JOGO DE REFERÊNCIAS” EM MANUAIS DE DIDÁTICA DA HISTÓRIA NO BRASIL (1997-2013)Didática da História - Manuais de Didática da História – Formação de professores de História.Apresenta resultados de pesquisa que teve como objetivo compreender a natureza dos manuais de Didática da História no Brasil e explicitar elementos por meio dos quais eles dialogam com professores que ensinam História. Entende que estes manuais compõem o código disciplinar da Didática da História enquanto disciplina responsável por orientar o ensino da História e, assim, como fontes que permitem entender os processos de ensinar a ensinar em diferentes contextos históricos. Neste artigo, destacam-se considerações sobre os/as autores/as desses manuais sustentadas na teoria dos campos e na ideia de “jogo de referências”, propostas por Bourdieu (1990; 2004; 2012). Evidenciam-se relações presentes no campo do ensino de História, expressas por meio de citações, e destacam-se concepções postas em circulação por meio das obras analisadas. PROPESQ2021-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1847Revista Labirinto (UNIR); v. 24 n. 2 (2016): JAN-JUN/N.2/2016; 357-3761519-6674reponame:Labirinto (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1847/1644Rodrigues Junior, OsvaldoBraga Garcia, Tâniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-19T04:40:40Zoai:periodicos.unir.br:article/1847Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTOPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/oai||labirinto@unir.br1519-66741519-6674opendoar:2021-06-19T04:40:40Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
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