O “JOGO DE REFERÊNCIAS” EM MANUAIS DE DIDÁTICA DA HISTÓRIA NO BRASIL (1997-2013)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Junior, Osvaldo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Braga Garcia, Tânia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Labirinto (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1847
Resumo: Apresenta resultados de pesquisa que teve como objetivo compreender a natureza dos manuais de Didática da História no Brasil e explicitar elementos por meio dos quais eles dialogam com professores que ensinam História. Entende que estes manuais compõem o código disciplinar da Didática da História enquanto disciplina responsável por orientar o ensino da História e, assim, como fontes que permitem entender os processos de ensinar a ensinar em diferentes contextos históricos. Neste artigo, destacam-se considerações sobre os/as autores/as desses manuais sustentadas na teoria dos campos e na ideia de “jogo de referências”, propostas por Bourdieu (1990; 2004; 2012). Evidenciam-se relações presentes no campo do ensino de História, expressas por meio de citações, e destacam-se concepções postas em circulação por meio das obras analisadas. 
id UNIR-2_c602a5b710ae7d093da0d9a2f8fce394
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/1847
network_acronym_str UNIR-2
network_name_str Labirinto (Porto Velho)
repository_id_str
spelling O “JOGO DE REFERÊNCIAS” EM MANUAIS DE DIDÁTICA DA HISTÓRIA NO BRASIL (1997-2013)Didática da História - Manuais de Didática da História – Formação de professores de História.Apresenta resultados de pesquisa que teve como objetivo compreender a natureza dos manuais de Didática da História no Brasil e explicitar elementos por meio dos quais eles dialogam com professores que ensinam História. Entende que estes manuais compõem o código disciplinar da Didática da História enquanto disciplina responsável por orientar o ensino da História e, assim, como fontes que permitem entender os processos de ensinar a ensinar em diferentes contextos históricos. Neste artigo, destacam-se considerações sobre os/as autores/as desses manuais sustentadas na teoria dos campos e na ideia de “jogo de referências”, propostas por Bourdieu (1990; 2004; 2012). Evidenciam-se relações presentes no campo do ensino de História, expressas por meio de citações, e destacam-se concepções postas em circulação por meio das obras analisadas. PROPESQ2021-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1847Revista Labirinto (UNIR); v. 24 n. 2 (2016): JAN-JUN/N.2/2016; 357-3761519-6674reponame:Labirinto (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1847/1644Rodrigues Junior, OsvaldoBraga Garcia, Tâniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-19T04:40:40Zoai:periodicos.unir.br:article/1847Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTOPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/oai||labirinto@unir.br1519-66741519-6674opendoar:2021-06-19T04:40:40Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv O “JOGO DE REFERÊNCIAS” EM MANUAIS DE DIDÁTICA DA HISTÓRIA NO BRASIL (1997-2013)
title O “JOGO DE REFERÊNCIAS” EM MANUAIS DE DIDÁTICA DA HISTÓRIA NO BRASIL (1997-2013)
spellingShingle O “JOGO DE REFERÊNCIAS” EM MANUAIS DE DIDÁTICA DA HISTÓRIA NO BRASIL (1997-2013)
Rodrigues Junior, Osvaldo
Didática da História - Manuais de Didática da História – Formação de professores de História.
title_short O “JOGO DE REFERÊNCIAS” EM MANUAIS DE DIDÁTICA DA HISTÓRIA NO BRASIL (1997-2013)
title_full O “JOGO DE REFERÊNCIAS” EM MANUAIS DE DIDÁTICA DA HISTÓRIA NO BRASIL (1997-2013)
title_fullStr O “JOGO DE REFERÊNCIAS” EM MANUAIS DE DIDÁTICA DA HISTÓRIA NO BRASIL (1997-2013)
title_full_unstemmed O “JOGO DE REFERÊNCIAS” EM MANUAIS DE DIDÁTICA DA HISTÓRIA NO BRASIL (1997-2013)
title_sort O “JOGO DE REFERÊNCIAS” EM MANUAIS DE DIDÁTICA DA HISTÓRIA NO BRASIL (1997-2013)
author Rodrigues Junior, Osvaldo
author_facet Rodrigues Junior, Osvaldo
Braga Garcia, Tânia
author_role author
author2 Braga Garcia, Tânia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues Junior, Osvaldo
Braga Garcia, Tânia
dc.subject.por.fl_str_mv Didática da História - Manuais de Didática da História – Formação de professores de História.
topic Didática da História - Manuais de Didática da História – Formação de professores de História.
description Apresenta resultados de pesquisa que teve como objetivo compreender a natureza dos manuais de Didática da História no Brasil e explicitar elementos por meio dos quais eles dialogam com professores que ensinam História. Entende que estes manuais compõem o código disciplinar da Didática da História enquanto disciplina responsável por orientar o ensino da História e, assim, como fontes que permitem entender os processos de ensinar a ensinar em diferentes contextos históricos. Neste artigo, destacam-se considerações sobre os/as autores/as desses manuais sustentadas na teoria dos campos e na ideia de “jogo de referências”, propostas por Bourdieu (1990; 2004; 2012). Evidenciam-se relações presentes no campo do ensino de História, expressas por meio de citações, e destacam-se concepções postas em circulação por meio das obras analisadas. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1847
url https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1847/1644
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Labirinto (UNIR); v. 24 n. 2 (2016): JAN-JUN/N.2/2016; 357-376
1519-6674
reponame:Labirinto (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Labirinto (Porto Velho)
collection Labirinto (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv ||labirinto@unir.br
_version_ 1800219450600849408