Ensinar História e cultura afrobrasileira: possibilidades e alternativas de práticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Júlio Ricardo Quevedo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rocha, Aristeu Castilhos da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fronteiras (Dourados. Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/5458
Resumo: A História ensinada está em pleno movimento de renovação de conteúdos, de abordagens e metodologias prescritas nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, de 2013, na Resolução n. 02/2015 do MEC/CNE, que trata da formação de profissionais para o Ensino de História, entre outras, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em processo de elaboração, desdobramentos da LDB n. 9394/96, acompanhadas de disputas pelo direito à Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) que tem por objetivo a cidadania e a promoção à igualdade étnico-racial. Antigos atores sociais e históricos – indígenas e afrobrasileiros – saem da invisibilidade e quebram o manto do silenciamento imposto pelos estereótipos racistas e assumem o lugar que sempre foi seu: o protagonismo da História, como se percebe nas atuais propostas de Políticas Públicas para a Educação Brasileira em ampla transformação. Partindo desta premissa, tratamos aqui de sinalizar algumas possibilidades e alternativas para o profissional em História – trabalhador em Educação – atuar frente a esta nova realidade da comunidade escolar.
id UFGD-6_78f8bb6ac1b7d4533d1f6496ee0acc28
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5458
network_acronym_str UFGD-6
network_name_str Fronteiras (Dourados. Online)
repository_id_str http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai
spelling Ensinar História e cultura afrobrasileira: possibilidades e alternativas de práticas pedagógicasDiretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Diretrizes da História ensinada. História e cultura afrobrasileira. Trajetórias afrobrasileiras.A História ensinada está em pleno movimento de renovação de conteúdos, de abordagens e metodologias prescritas nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, de 2013, na Resolução n. 02/2015 do MEC/CNE, que trata da formação de profissionais para o Ensino de História, entre outras, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em processo de elaboração, desdobramentos da LDB n. 9394/96, acompanhadas de disputas pelo direito à Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) que tem por objetivo a cidadania e a promoção à igualdade étnico-racial. Antigos atores sociais e históricos – indígenas e afrobrasileiros – saem da invisibilidade e quebram o manto do silenciamento imposto pelos estereótipos racistas e assumem o lugar que sempre foi seu: o protagonismo da História, como se percebe nas atuais propostas de Políticas Públicas para a Educação Brasileira em ampla transformação. Partindo desta premissa, tratamos aqui de sinalizar algumas possibilidades e alternativas para o profissional em História – trabalhador em Educação – atuar frente a esta nova realidade da comunidade escolar.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2016-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/5458Fronteiras; v. 18 n. 31 (2016): Dossiê 09: territórios e fronteiras do ensino de História - II; 68 - 982175-0742reponame:Fronteiras (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/5458/2803Copyright (c) 2016 FRONTEIRAS: Revista de Históriainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Júlio Ricardo QuevedoRocha, Aristeu Castilhos da2019-09-24T17:15:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5458Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRASPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oairevistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br2175-07421517-9265opendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai2019-09-24T17:15:23Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar História e cultura afrobrasileira: possibilidades e alternativas de práticas pedagógicas
title Ensinar História e cultura afrobrasileira: possibilidades e alternativas de práticas pedagógicas
spellingShingle Ensinar História e cultura afrobrasileira: possibilidades e alternativas de práticas pedagógicas
Santos, Júlio Ricardo Quevedo
Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Diretrizes da História ensinada. História e cultura afrobrasileira. Trajetórias afrobrasileiras.
title_short Ensinar História e cultura afrobrasileira: possibilidades e alternativas de práticas pedagógicas
title_full Ensinar História e cultura afrobrasileira: possibilidades e alternativas de práticas pedagógicas
title_fullStr Ensinar História e cultura afrobrasileira: possibilidades e alternativas de práticas pedagógicas
title_full_unstemmed Ensinar História e cultura afrobrasileira: possibilidades e alternativas de práticas pedagógicas
title_sort Ensinar História e cultura afrobrasileira: possibilidades e alternativas de práticas pedagógicas
author Santos, Júlio Ricardo Quevedo
author_facet Santos, Júlio Ricardo Quevedo
Rocha, Aristeu Castilhos da
author_role author
author2 Rocha, Aristeu Castilhos da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Júlio Ricardo Quevedo
Rocha, Aristeu Castilhos da
dc.subject.por.fl_str_mv Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Diretrizes da História ensinada. História e cultura afrobrasileira. Trajetórias afrobrasileiras.
topic Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Diretrizes da História ensinada. História e cultura afrobrasileira. Trajetórias afrobrasileiras.
description A História ensinada está em pleno movimento de renovação de conteúdos, de abordagens e metodologias prescritas nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, de 2013, na Resolução n. 02/2015 do MEC/CNE, que trata da formação de profissionais para o Ensino de História, entre outras, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em processo de elaboração, desdobramentos da LDB n. 9394/96, acompanhadas de disputas pelo direito à Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) que tem por objetivo a cidadania e a promoção à igualdade étnico-racial. Antigos atores sociais e históricos – indígenas e afrobrasileiros – saem da invisibilidade e quebram o manto do silenciamento imposto pelos estereótipos racistas e assumem o lugar que sempre foi seu: o protagonismo da História, como se percebe nas atuais propostas de Políticas Públicas para a Educação Brasileira em ampla transformação. Partindo desta premissa, tratamos aqui de sinalizar algumas possibilidades e alternativas para o profissional em História – trabalhador em Educação – atuar frente a esta nova realidade da comunidade escolar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/5458
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/5458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/5458/2803
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 FRONTEIRAS: Revista de História
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 FRONTEIRAS: Revista de História
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Fronteiras; v. 18 n. 31 (2016): Dossiê 09: territórios e fronteiras do ensino de História - II; 68 - 98
2175-0742
reponame:Fronteiras (Dourados. Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Fronteiras (Dourados. Online)
collection Fronteiras (Dourados. Online)
repository.name.fl_str_mv Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv revistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797231668557250560