“A África está aqui!”: Desconstrução de concepções etnocêntricas na História afrobrasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins de Paiva, Kênya Jessyca
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: da Silva, Mariana Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1897
Resumo: O trabalho parte das atividades realizadas na disciplina de Estágio III, do curso de História, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). O estágio ocorreu no Clube Social 24 de Agosto, localizado em Jaguarão, em 2013, e teve como objetivo construir instrumentos metodológicos para o desempenho de uma ação docente que percebesse o ensino de História presente em diferentes espaços. A proposta prática foi surgindo a partir da pesquisa do acervo da instituição, em que foram analisadas fontes escritas, bibliográficas e atas, bem como por meio do diálogo com os membros do clube. Visando demonstrar e mediar o conhecimento sobre a cultura afrodescendente, confeccionamos uma exposição na Escola Estadual de Ensino Fundamental Pio XII, intitulada “A África está aqui! Um pouco das histórias do Clube 24”. Posteriormente, realizamos uma oficina de máscaras africanas, com o intuito de aproximarmos os alunos de uma prática usual dessa cultura. A intenção das ações foi fazer com todos tivessem maior contato com a cultura afro, desenvolvendo uma percepção crítica para desconstruir concepções etnocêntricas legitimadas por um ensino de História tradicional. Conseguimos alcançar alguns dos objetivos, como a problematização das crianças em relação ao tema, visto que a todo o momento surgiram várias perguntas, por exemplo, sobre o que era um quilombo e o que era um continente, além delas relacionarem a capoeira com as suas vidas. Nesse sentido, verificamos a relevância desse trabalho para auxiliar na construção de cidadãos pensantes e preocupados com questões sociais e étnico-raciais.
id CLAEC-1_eb43a3d6c532c652b8c7500fb3f769b2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1897
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling “A África está aqui!”: Desconstrução de concepções etnocêntricas na História afrobrasileiraEnsino de HistóriaHistória AfrobrasileiraPolíticasCulturaO trabalho parte das atividades realizadas na disciplina de Estágio III, do curso de História, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). O estágio ocorreu no Clube Social 24 de Agosto, localizado em Jaguarão, em 2013, e teve como objetivo construir instrumentos metodológicos para o desempenho de uma ação docente que percebesse o ensino de História presente em diferentes espaços. A proposta prática foi surgindo a partir da pesquisa do acervo da instituição, em que foram analisadas fontes escritas, bibliográficas e atas, bem como por meio do diálogo com os membros do clube. Visando demonstrar e mediar o conhecimento sobre a cultura afrodescendente, confeccionamos uma exposição na Escola Estadual de Ensino Fundamental Pio XII, intitulada “A África está aqui! Um pouco das histórias do Clube 24”. Posteriormente, realizamos uma oficina de máscaras africanas, com o intuito de aproximarmos os alunos de uma prática usual dessa cultura. A intenção das ações foi fazer com todos tivessem maior contato com a cultura afro, desenvolvendo uma percepção crítica para desconstruir concepções etnocêntricas legitimadas por um ensino de História tradicional. Conseguimos alcançar alguns dos objetivos, como a problematização das crianças em relação ao tema, visto que a todo o momento surgiram várias perguntas, por exemplo, sobre o que era um quilombo e o que era um continente, além delas relacionarem a capoeira com as suas vidas. Nesse sentido, verificamos a relevância desse trabalho para auxiliar na construção de cidadãos pensantes e preocupados com questões sociais e étnico-raciais.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/189710.23899/relacult.v6i5.1897RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 (2020): Edição Especial - Semana Acadêmica do curso de Pedagogia2525-787010.23899/relacult.v6i5reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1897/1287Copyright (c) 2020 Kênya Jessyca Martins de Paiva, Mariana Soares da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins de Paiva, Kênya Jessycada Silva, Mariana Soares2021-04-30T04:30:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1897Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2021-04-30T04:30RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv “A África está aqui!”: Desconstrução de concepções etnocêntricas na História afrobrasileira
title “A África está aqui!”: Desconstrução de concepções etnocêntricas na História afrobrasileira
spellingShingle “A África está aqui!”: Desconstrução de concepções etnocêntricas na História afrobrasileira
Martins de Paiva, Kênya Jessyca
Ensino de História
História Afrobrasileira
Políticas
Cultura
title_short “A África está aqui!”: Desconstrução de concepções etnocêntricas na História afrobrasileira
title_full “A África está aqui!”: Desconstrução de concepções etnocêntricas na História afrobrasileira
title_fullStr “A África está aqui!”: Desconstrução de concepções etnocêntricas na História afrobrasileira
title_full_unstemmed “A África está aqui!”: Desconstrução de concepções etnocêntricas na História afrobrasileira
title_sort “A África está aqui!”: Desconstrução de concepções etnocêntricas na História afrobrasileira
author Martins de Paiva, Kênya Jessyca
author_facet Martins de Paiva, Kênya Jessyca
da Silva, Mariana Soares
author_role author
author2 da Silva, Mariana Soares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins de Paiva, Kênya Jessyca
da Silva, Mariana Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
História Afrobrasileira
Políticas
Cultura
topic Ensino de História
História Afrobrasileira
Políticas
Cultura
description O trabalho parte das atividades realizadas na disciplina de Estágio III, do curso de História, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). O estágio ocorreu no Clube Social 24 de Agosto, localizado em Jaguarão, em 2013, e teve como objetivo construir instrumentos metodológicos para o desempenho de uma ação docente que percebesse o ensino de História presente em diferentes espaços. A proposta prática foi surgindo a partir da pesquisa do acervo da instituição, em que foram analisadas fontes escritas, bibliográficas e atas, bem como por meio do diálogo com os membros do clube. Visando demonstrar e mediar o conhecimento sobre a cultura afrodescendente, confeccionamos uma exposição na Escola Estadual de Ensino Fundamental Pio XII, intitulada “A África está aqui! Um pouco das histórias do Clube 24”. Posteriormente, realizamos uma oficina de máscaras africanas, com o intuito de aproximarmos os alunos de uma prática usual dessa cultura. A intenção das ações foi fazer com todos tivessem maior contato com a cultura afro, desenvolvendo uma percepção crítica para desconstruir concepções etnocêntricas legitimadas por um ensino de História tradicional. Conseguimos alcançar alguns dos objetivos, como a problematização das crianças em relação ao tema, visto que a todo o momento surgiram várias perguntas, por exemplo, sobre o que era um quilombo e o que era um continente, além delas relacionarem a capoeira com as suas vidas. Nesse sentido, verificamos a relevância desse trabalho para auxiliar na construção de cidadãos pensantes e preocupados com questões sociais e étnico-raciais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1897
10.23899/relacult.v6i5.1897
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1897
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v6i5.1897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1897/1287
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Kênya Jessyca Martins de Paiva, Mariana Soares da Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Kênya Jessyca Martins de Paiva, Mariana Soares da Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 (2020): Edição Especial - Semana Acadêmica do curso de Pedagogia
2525-7870
10.23899/relacult.v6i5
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042492646391808