Do cafezinho à feijoada: práticas pedagógicas para promoção da igualdade racial na escola estadual Edna May Cardoso – Santa Maria/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Gilvan Silveira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Quevedo Santos, Júlio Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fronteiras (Dourados. Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4869
Resumo: Do Cafezinho à Feijoada: Práticas pedagógicas para promoção da Igualdade Racial na Escola Edna May Cardoso” é o resultado de pesquisas bibliográficas, documentais e orais desenvolvidas durante os anos de 2012 e 2013. Buscou-se analisar, discutir e retomar o processo de implementação da Lei n. 10639/3 e da criação da Semana da Consciência Negra na escola, Santa Maria – RS, a partir das práticas pedagógicas que as educadoras e os educadores presentes na escola, se utilizaram para a consolidação e aplicação da Lei. Utilizando-se da ferramenta de História Oral, foram realizadas 5 (cinco) entrevistas com diferentes educadoras da escola, cada uma atuando em uma distinta área de conhecimento, e buscando em seus discursos a proficuidade (ou não) da implementação da Lei, quais foram os principais pontos positivos (ou não) que a obrigatoriedade da Lei trouxe para a escola, e a partir da análise das práticas realizadas pelas educadoras, procuramos traçar um parâmetro sobre “O que é a Religiosidade Afro na Escola”. Encontramos discursos que iam além da questão da obrigatoriedade da lei, percebe-se a importância da discussão a respeito da Laicidade do Estado Brasileiro e a negligência com a qual as diversas Culturas Religiosas Afro-brasileiras são retratadas dentro da escola pública.
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