Questões de gênero no Ensino Médio: interfaces em Sociologia, Biologia e interdisciplinaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | MovimentAção |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/5122 |
Resumo: | Nesta argumentação, apresentamos um ensaio teórico no campo temático da identidade, diversidade e relações de Gênero no espaço educacional, no qual destacamos as disciplinas escolares de Sociologia e de Biologia como espaços privilegiados para o fomento de discussões na área. Iniciamos com as implicações das discussões de Gênero no ambiente escolar e curricular para, então, explorar as duas disciplinas e suas questões particulares. Buscamos ainda lançar olhar à interdisciplinaridade como caminho possível a ser percorrido por professoras e professores que visam ampliar os debates para além de suas disciplinas isoladas. Com isso, propomos uma reflexão questionadora dos posicionamentos que a Sociologia e Biologia escolar – bem como toda a escola – têm assumido, de maneira a repensar currículo e práticas educativas que promovem a desigualdade e invisibilidade de gêneros. |
id |
UFGD-7_0030d2a1acb7b0ab458e1e3131c4a036 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5122 |
network_acronym_str |
UFGD-7 |
network_name_str |
MovimentAção |
repository_id_str |
|
spelling |
Questões de gênero no Ensino Médio: interfaces em Sociologia, Biologia e interdisciplinaridadeNesta argumentação, apresentamos um ensaio teórico no campo temático da identidade, diversidade e relações de Gênero no espaço educacional, no qual destacamos as disciplinas escolares de Sociologia e de Biologia como espaços privilegiados para o fomento de discussões na área. Iniciamos com as implicações das discussões de Gênero no ambiente escolar e curricular para, então, explorar as duas disciplinas e suas questões particulares. Buscamos ainda lançar olhar à interdisciplinaridade como caminho possível a ser percorrido por professoras e professores que visam ampliar os debates para além de suas disciplinas isoladas. Com isso, propomos uma reflexão questionadora dos posicionamentos que a Sociologia e Biologia escolar – bem como toda a escola – têm assumido, de maneira a repensar currículo e práticas educativas que promovem a desigualdade e invisibilidade de gêneros.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/5122MovimentAção; v. 3 n. 4 (2016): Revista MovimentAção / Dossiê: Sociologia e Educação; 89-1062358-9205reponame:MovimentAçãoinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/5122/3415dos Reis, Neiltondos Reis, Isabelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-13T17:02:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5122Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/indexPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/oaimovimentacao@ufgd.edu.br||medinafabicruz@yahoo.com.br2358-92052358-9205opendoar:2018-07-13T17:02:50MovimentAção - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Questões de gênero no Ensino Médio: interfaces em Sociologia, Biologia e interdisciplinaridade |
title |
Questões de gênero no Ensino Médio: interfaces em Sociologia, Biologia e interdisciplinaridade |
spellingShingle |
Questões de gênero no Ensino Médio: interfaces em Sociologia, Biologia e interdisciplinaridade dos Reis, Neilton |
title_short |
Questões de gênero no Ensino Médio: interfaces em Sociologia, Biologia e interdisciplinaridade |
title_full |
Questões de gênero no Ensino Médio: interfaces em Sociologia, Biologia e interdisciplinaridade |
title_fullStr |
Questões de gênero no Ensino Médio: interfaces em Sociologia, Biologia e interdisciplinaridade |
title_full_unstemmed |
Questões de gênero no Ensino Médio: interfaces em Sociologia, Biologia e interdisciplinaridade |
title_sort |
Questões de gênero no Ensino Médio: interfaces em Sociologia, Biologia e interdisciplinaridade |
author |
dos Reis, Neilton |
author_facet |
dos Reis, Neilton dos Reis, Isabela |
author_role |
author |
author2 |
dos Reis, Isabela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Reis, Neilton dos Reis, Isabela |
description |
Nesta argumentação, apresentamos um ensaio teórico no campo temático da identidade, diversidade e relações de Gênero no espaço educacional, no qual destacamos as disciplinas escolares de Sociologia e de Biologia como espaços privilegiados para o fomento de discussões na área. Iniciamos com as implicações das discussões de Gênero no ambiente escolar e curricular para, então, explorar as duas disciplinas e suas questões particulares. Buscamos ainda lançar olhar à interdisciplinaridade como caminho possível a ser percorrido por professoras e professores que visam ampliar os debates para além de suas disciplinas isoladas. Com isso, propomos uma reflexão questionadora dos posicionamentos que a Sociologia e Biologia escolar – bem como toda a escola – têm assumido, de maneira a repensar currículo e práticas educativas que promovem a desigualdade e invisibilidade de gêneros. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/5122 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/5122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/5122/3415 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
MovimentAção; v. 3 n. 4 (2016): Revista MovimentAção / Dossiê: Sociologia e Educação; 89-106 2358-9205 reponame:MovimentAção instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
MovimentAção |
collection |
MovimentAção |
repository.name.fl_str_mv |
MovimentAção - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
movimentacao@ufgd.edu.br||medinafabicruz@yahoo.com.br |
_version_ |
1797231494676086784 |