Condicionantes do processo educacional nas sociedades modernas em Marx e Durkheim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Alexandre Marinho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: MovimentAção
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/4761
Resumo: O artigo revisita algumas obras de Marx e Durkheim à luz de alguns comentadores para identificar o estatuto da educação em suas teorias sociológicas. Parte do pressuposto da pertinência e atualidade dos chamados clássicos na contemporaneidade. Após um breve panorama das teorias dos dois autores, analisamos em suas obras os condicionais do processo educacional na modernidade. Ao final, realizamos uma comparação e uma pequena reflexão sobre a possibilidade ou inviabilidade da educação ser um fator inovador nas sociedades modernas nesses autores.
id UFGD-7_90e943217dd8bf5d0827a2479918bc58
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4761
network_acronym_str UFGD-7
network_name_str MovimentAção
repository_id_str
spelling Condicionantes do processo educacional nas sociedades modernas em Marx e DurkheimO artigo revisita algumas obras de Marx e Durkheim à luz de alguns comentadores para identificar o estatuto da educação em suas teorias sociológicas. Parte do pressuposto da pertinência e atualidade dos chamados clássicos na contemporaneidade. Após um breve panorama das teorias dos dois autores, analisamos em suas obras os condicionais do processo educacional na modernidade. Ao final, realizamos uma comparação e uma pequena reflexão sobre a possibilidade ou inviabilidade da educação ser um fator inovador nas sociedades modernas nesses autores.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/4761MovimentAção; v. 3 n. 4 (2016): Revista MovimentAção / Dossiê: Sociologia e Educação; 19-332358-9205reponame:MovimentAçãoinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/4761/3407Copyright (c) 2017 MovimentAçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPimenta, Alexandre Marinho2018-07-13T17:02:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4761Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/indexPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/oaimovimentacao@ufgd.edu.br||medinafabicruz@yahoo.com.br2358-92052358-9205opendoar:2018-07-13T17:02:50MovimentAção - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Condicionantes do processo educacional nas sociedades modernas em Marx e Durkheim
title Condicionantes do processo educacional nas sociedades modernas em Marx e Durkheim
spellingShingle Condicionantes do processo educacional nas sociedades modernas em Marx e Durkheim
Pimenta, Alexandre Marinho
title_short Condicionantes do processo educacional nas sociedades modernas em Marx e Durkheim
title_full Condicionantes do processo educacional nas sociedades modernas em Marx e Durkheim
title_fullStr Condicionantes do processo educacional nas sociedades modernas em Marx e Durkheim
title_full_unstemmed Condicionantes do processo educacional nas sociedades modernas em Marx e Durkheim
title_sort Condicionantes do processo educacional nas sociedades modernas em Marx e Durkheim
author Pimenta, Alexandre Marinho
author_facet Pimenta, Alexandre Marinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Alexandre Marinho
description O artigo revisita algumas obras de Marx e Durkheim à luz de alguns comentadores para identificar o estatuto da educação em suas teorias sociológicas. Parte do pressuposto da pertinência e atualidade dos chamados clássicos na contemporaneidade. Após um breve panorama das teorias dos dois autores, analisamos em suas obras os condicionais do processo educacional na modernidade. Ao final, realizamos uma comparação e uma pequena reflexão sobre a possibilidade ou inviabilidade da educação ser um fator inovador nas sociedades modernas nesses autores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/4761
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/4761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/4761/3407
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 MovimentAção
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 MovimentAção
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv MovimentAção; v. 3 n. 4 (2016): Revista MovimentAção / Dossiê: Sociologia e Educação; 19-33
2358-9205
reponame:MovimentAção
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str MovimentAção
collection MovimentAção
repository.name.fl_str_mv MovimentAção - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv movimentacao@ufgd.edu.br||medinafabicruz@yahoo.com.br
_version_ 1797231494662455296