Condicionantes do processo educacional nas sociedades modernas em Marx e Durkheim
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | MovimentAção |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/4761 |
Resumo: | O artigo revisita algumas obras de Marx e Durkheim à luz de alguns comentadores para identificar o estatuto da educação em suas teorias sociológicas. Parte do pressuposto da pertinência e atualidade dos chamados clássicos na contemporaneidade. Após um breve panorama das teorias dos dois autores, analisamos em suas obras os condicionais do processo educacional na modernidade. Ao final, realizamos uma comparação e uma pequena reflexão sobre a possibilidade ou inviabilidade da educação ser um fator inovador nas sociedades modernas nesses autores. |
id |
UFGD-7_90e943217dd8bf5d0827a2479918bc58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4761 |
network_acronym_str |
UFGD-7 |
network_name_str |
MovimentAção |
repository_id_str |
|
spelling |
Condicionantes do processo educacional nas sociedades modernas em Marx e DurkheimO artigo revisita algumas obras de Marx e Durkheim à luz de alguns comentadores para identificar o estatuto da educação em suas teorias sociológicas. Parte do pressuposto da pertinência e atualidade dos chamados clássicos na contemporaneidade. Após um breve panorama das teorias dos dois autores, analisamos em suas obras os condicionais do processo educacional na modernidade. Ao final, realizamos uma comparação e uma pequena reflexão sobre a possibilidade ou inviabilidade da educação ser um fator inovador nas sociedades modernas nesses autores.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/4761MovimentAção; v. 3 n. 4 (2016): Revista MovimentAção / Dossiê: Sociologia e Educação; 19-332358-9205reponame:MovimentAçãoinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/4761/3407Copyright (c) 2017 MovimentAçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPimenta, Alexandre Marinho2018-07-13T17:02:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4761Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/indexPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/oaimovimentacao@ufgd.edu.br||medinafabicruz@yahoo.com.br2358-92052358-9205opendoar:2018-07-13T17:02:50MovimentAção - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Condicionantes do processo educacional nas sociedades modernas em Marx e Durkheim |
title |
Condicionantes do processo educacional nas sociedades modernas em Marx e Durkheim |
spellingShingle |
Condicionantes do processo educacional nas sociedades modernas em Marx e Durkheim Pimenta, Alexandre Marinho |
title_short |
Condicionantes do processo educacional nas sociedades modernas em Marx e Durkheim |
title_full |
Condicionantes do processo educacional nas sociedades modernas em Marx e Durkheim |
title_fullStr |
Condicionantes do processo educacional nas sociedades modernas em Marx e Durkheim |
title_full_unstemmed |
Condicionantes do processo educacional nas sociedades modernas em Marx e Durkheim |
title_sort |
Condicionantes do processo educacional nas sociedades modernas em Marx e Durkheim |
author |
Pimenta, Alexandre Marinho |
author_facet |
Pimenta, Alexandre Marinho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimenta, Alexandre Marinho |
description |
O artigo revisita algumas obras de Marx e Durkheim à luz de alguns comentadores para identificar o estatuto da educação em suas teorias sociológicas. Parte do pressuposto da pertinência e atualidade dos chamados clássicos na contemporaneidade. Após um breve panorama das teorias dos dois autores, analisamos em suas obras os condicionais do processo educacional na modernidade. Ao final, realizamos uma comparação e uma pequena reflexão sobre a possibilidade ou inviabilidade da educação ser um fator inovador nas sociedades modernas nesses autores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/4761 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/4761 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/4761/3407 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 MovimentAção info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 MovimentAção |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
MovimentAção; v. 3 n. 4 (2016): Revista MovimentAção / Dossiê: Sociologia e Educação; 19-33 2358-9205 reponame:MovimentAção instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
MovimentAção |
collection |
MovimentAção |
repository.name.fl_str_mv |
MovimentAção - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
movimentacao@ufgd.edu.br||medinafabicruz@yahoo.com.br |
_version_ |
1797231494662455296 |