Educação escolar indígena no Brasil: por uma revisão de conceitos, de políticas e de práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Troquez, Marta Coelho Castro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4849
Resumo: Em pesquisa a respeito do estado do conhecimento sobre educação escolar indígena no Brasil, verificou-se a presença de diferentes enfoques (etnocêntrico, integracionista, bilíngue-bicultural, comunitário, relativista, culturalista, legalista, assistencialista, revisionista) na proposição de estudos, políticas e práticas. Tais enfoques refletem as tensões e/ou conflitos que envolvem o processo de escolarização dos índios desde o período colonial até anos mais recentes no contexto brasileiro. A partir de estudos bibliográficos e de análises documentais desenvolvidos no campo do currículo, este trabalho coloca em discussão os enfoques construídos no campo de estudos e práticas sobre educação escolar indígena dando ênfase aos conteúdos escolares e aponta para a revisão destes.
id UFGD-8_00784a067fcb280161a6a2301aaf9577
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4849
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Educação escolar indígena no Brasil: por uma revisão de conceitos, de políticas e de práticasEducação diferenciada. Educação escolar indígena. Interculturalidade.Em pesquisa a respeito do estado do conhecimento sobre educação escolar indígena no Brasil, verificou-se a presença de diferentes enfoques (etnocêntrico, integracionista, bilíngue-bicultural, comunitário, relativista, culturalista, legalista, assistencialista, revisionista) na proposição de estudos, políticas e práticas. Tais enfoques refletem as tensões e/ou conflitos que envolvem o processo de escolarização dos índios desde o período colonial até anos mais recentes no contexto brasileiro. A partir de estudos bibliográficos e de análises documentais desenvolvidos no campo do currículo, este trabalho coloca em discussão os enfoques construídos no campo de estudos e práticas sobre educação escolar indígena dando ênfase aos conteúdos escolares e aponta para a revisão destes.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2016-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4849Horizontes - Revista de Educação; v. 2 n. 4 (2014); 49-682318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4849/2719Troquez, Marta Coelho Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-20T15:09:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4849Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-20T15:09:18Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação escolar indígena no Brasil: por uma revisão de conceitos, de políticas e de práticas
title Educação escolar indígena no Brasil: por uma revisão de conceitos, de políticas e de práticas
spellingShingle Educação escolar indígena no Brasil: por uma revisão de conceitos, de políticas e de práticas
Troquez, Marta Coelho Castro
Educação diferenciada. Educação escolar indígena. Interculturalidade.
title_short Educação escolar indígena no Brasil: por uma revisão de conceitos, de políticas e de práticas
title_full Educação escolar indígena no Brasil: por uma revisão de conceitos, de políticas e de práticas
title_fullStr Educação escolar indígena no Brasil: por uma revisão de conceitos, de políticas e de práticas
title_full_unstemmed Educação escolar indígena no Brasil: por uma revisão de conceitos, de políticas e de práticas
title_sort Educação escolar indígena no Brasil: por uma revisão de conceitos, de políticas e de práticas
author Troquez, Marta Coelho Castro
author_facet Troquez, Marta Coelho Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Troquez, Marta Coelho Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação diferenciada. Educação escolar indígena. Interculturalidade.
topic Educação diferenciada. Educação escolar indígena. Interculturalidade.
description Em pesquisa a respeito do estado do conhecimento sobre educação escolar indígena no Brasil, verificou-se a presença de diferentes enfoques (etnocêntrico, integracionista, bilíngue-bicultural, comunitário, relativista, culturalista, legalista, assistencialista, revisionista) na proposição de estudos, políticas e práticas. Tais enfoques refletem as tensões e/ou conflitos que envolvem o processo de escolarização dos índios desde o período colonial até anos mais recentes no contexto brasileiro. A partir de estudos bibliográficos e de análises documentais desenvolvidos no campo do currículo, este trabalho coloca em discussão os enfoques construídos no campo de estudos e práticas sobre educação escolar indígena dando ênfase aos conteúdos escolares e aponta para a revisão destes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4849
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4849/2719
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 2 n. 4 (2014); 49-68
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170050195456