Educação escolar indígena no Brasil: por uma revisão de conceitos, de políticas e de práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4849 |
Resumo: | Em pesquisa a respeito do estado do conhecimento sobre educação escolar indígena no Brasil, verificou-se a presença de diferentes enfoques (etnocêntrico, integracionista, bilíngue-bicultural, comunitário, relativista, culturalista, legalista, assistencialista, revisionista) na proposição de estudos, políticas e práticas. Tais enfoques refletem as tensões e/ou conflitos que envolvem o processo de escolarização dos índios desde o período colonial até anos mais recentes no contexto brasileiro. A partir de estudos bibliográficos e de análises documentais desenvolvidos no campo do currículo, este trabalho coloca em discussão os enfoques construídos no campo de estudos e práticas sobre educação escolar indígena dando ênfase aos conteúdos escolares e aponta para a revisão destes. |
id |
UFGD-8_00784a067fcb280161a6a2301aaf9577 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4849 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação escolar indígena no Brasil: por uma revisão de conceitos, de políticas e de práticasEducação diferenciada. Educação escolar indígena. Interculturalidade.Em pesquisa a respeito do estado do conhecimento sobre educação escolar indígena no Brasil, verificou-se a presença de diferentes enfoques (etnocêntrico, integracionista, bilíngue-bicultural, comunitário, relativista, culturalista, legalista, assistencialista, revisionista) na proposição de estudos, políticas e práticas. Tais enfoques refletem as tensões e/ou conflitos que envolvem o processo de escolarização dos índios desde o período colonial até anos mais recentes no contexto brasileiro. A partir de estudos bibliográficos e de análises documentais desenvolvidos no campo do currículo, este trabalho coloca em discussão os enfoques construídos no campo de estudos e práticas sobre educação escolar indígena dando ênfase aos conteúdos escolares e aponta para a revisão destes.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2016-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4849Horizontes - Revista de Educação; v. 2 n. 4 (2014); 49-682318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4849/2719Troquez, Marta Coelho Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-20T15:09:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4849Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-20T15:09:18Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação escolar indígena no Brasil: por uma revisão de conceitos, de políticas e de práticas |
title |
Educação escolar indígena no Brasil: por uma revisão de conceitos, de políticas e de práticas |
spellingShingle |
Educação escolar indígena no Brasil: por uma revisão de conceitos, de políticas e de práticas Troquez, Marta Coelho Castro Educação diferenciada. Educação escolar indígena. Interculturalidade. |
title_short |
Educação escolar indígena no Brasil: por uma revisão de conceitos, de políticas e de práticas |
title_full |
Educação escolar indígena no Brasil: por uma revisão de conceitos, de políticas e de práticas |
title_fullStr |
Educação escolar indígena no Brasil: por uma revisão de conceitos, de políticas e de práticas |
title_full_unstemmed |
Educação escolar indígena no Brasil: por uma revisão de conceitos, de políticas e de práticas |
title_sort |
Educação escolar indígena no Brasil: por uma revisão de conceitos, de políticas e de práticas |
author |
Troquez, Marta Coelho Castro |
author_facet |
Troquez, Marta Coelho Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Troquez, Marta Coelho Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação diferenciada. Educação escolar indígena. Interculturalidade. |
topic |
Educação diferenciada. Educação escolar indígena. Interculturalidade. |
description |
Em pesquisa a respeito do estado do conhecimento sobre educação escolar indígena no Brasil, verificou-se a presença de diferentes enfoques (etnocêntrico, integracionista, bilíngue-bicultural, comunitário, relativista, culturalista, legalista, assistencialista, revisionista) na proposição de estudos, políticas e práticas. Tais enfoques refletem as tensões e/ou conflitos que envolvem o processo de escolarização dos índios desde o período colonial até anos mais recentes no contexto brasileiro. A partir de estudos bibliográficos e de análises documentais desenvolvidos no campo do currículo, este trabalho coloca em discussão os enfoques construídos no campo de estudos e práticas sobre educação escolar indígena dando ênfase aos conteúdos escolares e aponta para a revisão destes. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4849 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4849 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4849/2719 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 2 n. 4 (2014); 49-68 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831170050195456 |