Sobre identidade e diferença no contexto da educação escolar indígena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delmondez, Polianne
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pulino, Lucia Helena Cavasin Zabotto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29220
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822014000300012
Resumo: Neste texto se analisa a educação escolar indígena, mediante as concepções de identidade e de diferença, para traçar uma compreensão sobre como as políticas multiculturais de educação vêm sendo concebidas e praticadas historicamente no Brasil. Trata-se de uma pesquisa realizada segundo a metodologia qualitativa, sendo utilizados como procedimentos a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada. A análise discursivo-interpretativa do documento Plano Nacional de Educação (2000, 2010) e da entrevista semiestruturada feita com a vice-coordenadora de educação indígena da SECADI evidenciou que, historicamente, a escola afirmou a exclusão social dos povos indígenas e, hoje, visa prepará-los para relações de negociação cultural, de constituição de novas posições identitárias e de valorização de sua diferença. A investigação efetuada contribuiu com o estudo das políticas multiculturais de educação brasileiras visando ao desenvolvimento da Psicologia Social, numa perspectiva crítica.
id UNB_d1892415df48c7fb56f9a9b616ae23bb
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/29220
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Sobre identidade e diferença no contexto da educação escolar indígenaSobre identidad y diferencia en el contexto de la educación escolar indígenaAbout identity and difference in the context of indigenous educationIdentidadeDiferençaEducação escolar indígenaInterculturalidadeNeste texto se analisa a educação escolar indígena, mediante as concepções de identidade e de diferença, para traçar uma compreensão sobre como as políticas multiculturais de educação vêm sendo concebidas e praticadas historicamente no Brasil. Trata-se de uma pesquisa realizada segundo a metodologia qualitativa, sendo utilizados como procedimentos a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada. A análise discursivo-interpretativa do documento Plano Nacional de Educação (2000, 2010) e da entrevista semiestruturada feita com a vice-coordenadora de educação indígena da SECADI evidenciou que, historicamente, a escola afirmou a exclusão social dos povos indígenas e, hoje, visa prepará-los para relações de negociação cultural, de constituição de novas posições identitárias e de valorização de sua diferença. A investigação efetuada contribuiu com o estudo das políticas multiculturais de educação brasileiras visando ao desenvolvimento da Psicologia Social, numa perspectiva crítica.In this paper we analyze the indigenous education through the concepts of identity and difference, to outline an understanding of how multicultural policies of education has been conceived and practiced historically in Brazil. This is according to a survey conducted by a qualitative methodology being used a document research and semi-structured interview. The discursive interpretative analysis of the document National Education Plan (2000, 2010) and the semi-structured interview with the vice-coordinator of SECADI showed that, historically, the school said the social exclusion of indigenous peoples, and today aims to prepare them for cultural negotiation relationships, formation of new identity positions and valuing their differences. The research contributed to the study of Brazilian multicultural policies for Social Psychology development.Este texto analiza la educación escolar indígena, por medio de las concepciones de identidad y diferencia, para trazar una comprensión sobre como las políticas multiculturales de educación han sido concebidas y practicadas históricamente en Brasil hasta los días actuales. Se trata de una investigación realizada según la metodología cualitativa, en la cual son utilizadas la investigación estructural y la entrevista semi-estructurada. La análisis discursivo-interpretativa del Plan Nacional de Educación (2000, 2010) y de la entrevista semi-estructurada hecha con la vicecoordinadora de educación indígena de la SECADI ha evidenciado que, históricamente, la escuela afirmó la exclusión social de los pueblos indígenas y, hoy, tiene por objetivo prepararlos a las relaciones de negociación cultural, de constitución de nuevas posiciones identitárias y de valoración de su diferencia. La investigación efectuada a contribuido con el estudio de las políticas multiculturales de educación brasileñas, visando el desarrollo de la Psicología Social, en una perspectiva crítica.Associação Brasileira de Psicologia Social2017-12-07T05:07:17Z2017-12-07T05:07:17Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDELMONDEZ, Polianne; PULINO, Lucia Helena Cavasin Zabotto. Sobre identidade e diferença no contexto da educação escolar indígena. Psicologia & Sociologia, Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 632-641, set./dez. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822014000300012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822014000300012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 22 nov. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29220https://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822014000300012Psicologia & Sociologia - (CC BY NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822014000300012&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 22 nov. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessDelmondez, PoliannePulino, Lucia Helena Cavasin Zabottoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:54Zoai:repositorio.unb.br:10482/29220Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:54Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre identidade e diferença no contexto da educação escolar indígena
Sobre identidad y diferencia en el contexto de la educación escolar indígena
About identity and difference in the context of indigenous education
title Sobre identidade e diferença no contexto da educação escolar indígena
spellingShingle Sobre identidade e diferença no contexto da educação escolar indígena
Delmondez, Polianne
Identidade
Diferença
Educação escolar indígena
Interculturalidade
title_short Sobre identidade e diferença no contexto da educação escolar indígena
title_full Sobre identidade e diferença no contexto da educação escolar indígena
title_fullStr Sobre identidade e diferença no contexto da educação escolar indígena
title_full_unstemmed Sobre identidade e diferença no contexto da educação escolar indígena
title_sort Sobre identidade e diferença no contexto da educação escolar indígena
author Delmondez, Polianne
author_facet Delmondez, Polianne
Pulino, Lucia Helena Cavasin Zabotto
author_role author
author2 Pulino, Lucia Helena Cavasin Zabotto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Delmondez, Polianne
Pulino, Lucia Helena Cavasin Zabotto
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Diferença
Educação escolar indígena
Interculturalidade
topic Identidade
Diferença
Educação escolar indígena
Interculturalidade
description Neste texto se analisa a educação escolar indígena, mediante as concepções de identidade e de diferença, para traçar uma compreensão sobre como as políticas multiculturais de educação vêm sendo concebidas e praticadas historicamente no Brasil. Trata-se de uma pesquisa realizada segundo a metodologia qualitativa, sendo utilizados como procedimentos a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada. A análise discursivo-interpretativa do documento Plano Nacional de Educação (2000, 2010) e da entrevista semiestruturada feita com a vice-coordenadora de educação indígena da SECADI evidenciou que, historicamente, a escola afirmou a exclusão social dos povos indígenas e, hoje, visa prepará-los para relações de negociação cultural, de constituição de novas posições identitárias e de valorização de sua diferença. A investigação efetuada contribuiu com o estudo das políticas multiculturais de educação brasileiras visando ao desenvolvimento da Psicologia Social, numa perspectiva crítica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2017-12-07T05:07:17Z
2017-12-07T05:07:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DELMONDEZ, Polianne; PULINO, Lucia Helena Cavasin Zabotto. Sobre identidade e diferença no contexto da educação escolar indígena. Psicologia & Sociologia, Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 632-641, set./dez. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822014000300012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822014000300012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 22 nov. 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/29220
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822014000300012
identifier_str_mv DELMONDEZ, Polianne; PULINO, Lucia Helena Cavasin Zabotto. Sobre identidade e diferença no contexto da educação escolar indígena. Psicologia & Sociologia, Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 632-641, set./dez. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822014000300012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822014000300012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 22 nov. 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/29220
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822014000300012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580745465364480