Jogos de oposição: inovação pedagógica para o ensino das lutas na educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sérgio Luiz Carlos dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nunes, Jacqueline da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13128
Resumo: As Lutas estão definidas na sociedade de inúmeras maneiras, constituindo o denominado “imaginário coletivo” que deturpa seus reais sentidos e definições. Para compreender melhor essas nuances sociais que envolvem o tema, é necessário identificar como literatura os parâmetros curriculares, em nível nacional e estadual no Brasil e no Paraná, que se posicionam frente a tais paradigmas sociais que impedem a consolidação do uso correto do conteúdo estruturante de Lutas nas escolas. Então, é preciso analisar os conteúdos dos Jogos de Oposição, para entender as diferentes possibilidades como inovações pedagógicas de aplicação prática no âmbito escolar e, apresentar um 1ª nova visão metodológica com relação ao ensino das Lutas na escola brasileira.
id UFGD-8_126a0209fdc8bcc590f6cf8dd2442b50
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13128
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Jogos de oposição: inovação pedagógica para o ensino das lutas na educação física escolarJuegos de oposición: innovación pedagógica para la ensenanza de las luchas en la educación fisica escolarLutas. Inovações Pedagógicas. Jogos de Oposição. Imaginário coletivo. Âmbito escolar.Peleas. Innovaciones pedagógicas. Juegos de oposición. Imaginación colectiva. Ámbito escolar.As Lutas estão definidas na sociedade de inúmeras maneiras, constituindo o denominado “imaginário coletivo” que deturpa seus reais sentidos e definições. Para compreender melhor essas nuances sociais que envolvem o tema, é necessário identificar como literatura os parâmetros curriculares, em nível nacional e estadual no Brasil e no Paraná, que se posicionam frente a tais paradigmas sociais que impedem a consolidação do uso correto do conteúdo estruturante de Lutas nas escolas. Então, é preciso analisar os conteúdos dos Jogos de Oposição, para entender as diferentes possibilidades como inovações pedagógicas de aplicação prática no âmbito escolar e, apresentar um 1ª nova visão metodológica com relação ao ensino das Lutas na escola brasileira.Las luchas se definen en la sociedad de innumerables formas, constituyendo el llamado “imaginario colectivo” que tergiversa sus significados y definiciones reales. Para comprender mejor estos matices sociales que envuelven el tema, es necesario identificar como literatura los parámetros curriculares, a nivel nacional y estatal en Brasil y Paraná, que se encuentran frente a tales paradigmas sociales que impiden la consolidación del uso correcto de los contenidos estructurantes de Luchas escolares. Por tanto, es necesario analizar los contenidos de los Juegos de Oposición, para comprender las diferentes posibilidades como innovaciones pedagógicas de aplicación práctica en el ámbito escolar y, presentar una 2a nueva visión metodológica sobre la enseñanza de las Luchas en la escuela brasileña.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1312810.30612/hre.v9i16.13128Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-142318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDspahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13128/6605Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Sérgio Luiz Carlos dosNunes, Jacqueline da Silva2021-01-14T17:23:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13128Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:18Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos de oposição: inovação pedagógica para o ensino das lutas na educação física escolar
Juegos de oposición: innovación pedagógica para la ensenanza de las luchas en la educación fisica escolar
title Jogos de oposição: inovação pedagógica para o ensino das lutas na educação física escolar
spellingShingle Jogos de oposição: inovação pedagógica para o ensino das lutas na educação física escolar
Santos, Sérgio Luiz Carlos dos
Lutas. Inovações Pedagógicas. Jogos de Oposição. Imaginário coletivo. Âmbito escolar.
Peleas. Innovaciones pedagógicas. Juegos de oposición. Imaginación colectiva. Ámbito escolar.
title_short Jogos de oposição: inovação pedagógica para o ensino das lutas na educação física escolar
title_full Jogos de oposição: inovação pedagógica para o ensino das lutas na educação física escolar
title_fullStr Jogos de oposição: inovação pedagógica para o ensino das lutas na educação física escolar
title_full_unstemmed Jogos de oposição: inovação pedagógica para o ensino das lutas na educação física escolar
title_sort Jogos de oposição: inovação pedagógica para o ensino das lutas na educação física escolar
author Santos, Sérgio Luiz Carlos dos
author_facet Santos, Sérgio Luiz Carlos dos
Nunes, Jacqueline da Silva
author_role author
author2 Nunes, Jacqueline da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sérgio Luiz Carlos dos
Nunes, Jacqueline da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Lutas. Inovações Pedagógicas. Jogos de Oposição. Imaginário coletivo. Âmbito escolar.
Peleas. Innovaciones pedagógicas. Juegos de oposición. Imaginación colectiva. Ámbito escolar.
topic Lutas. Inovações Pedagógicas. Jogos de Oposição. Imaginário coletivo. Âmbito escolar.
Peleas. Innovaciones pedagógicas. Juegos de oposición. Imaginación colectiva. Ámbito escolar.
description As Lutas estão definidas na sociedade de inúmeras maneiras, constituindo o denominado “imaginário coletivo” que deturpa seus reais sentidos e definições. Para compreender melhor essas nuances sociais que envolvem o tema, é necessário identificar como literatura os parâmetros curriculares, em nível nacional e estadual no Brasil e no Paraná, que se posicionam frente a tais paradigmas sociais que impedem a consolidação do uso correto do conteúdo estruturante de Lutas nas escolas. Então, é preciso analisar os conteúdos dos Jogos de Oposição, para entender as diferentes possibilidades como inovações pedagógicas de aplicação prática no âmbito escolar e, apresentar um 1ª nova visão metodológica com relação ao ensino das Lutas na escola brasileira.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13128
10.30612/hre.v9i16.13128
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13128
identifier_str_mv 10.30612/hre.v9i16.13128
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13128/6605
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-14
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831171032711168