A educação física nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise das escolas em Santa Rosa – RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zottis, Sérgio Antônio Moreira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3386
Resumo: Este estudo, sobre o título “A Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise das escolas em Santa Rosa – RS” é um estudo que tem por objetivo investigar as práticas pedagógicas das aulas de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental em três instituições de ensino; identificando a relação do plano de ensino, com as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo professor nestas instituições de ensino. Em continuidade a este objetivo, busca-se investigar especificamente, a relação teoria e prática nas aulas de Educação Física; observar as práticas pedagógicas dos professores da rede pública e privada nas aulas de Educação Física nas séries iniciais; bem com, identificando qual o conhecimento dos diretores e professores, das instituições de ensino, sobre as abordagens pedagógicas da Educação Física. Este estudo caracteriza-se uma abordagem descritiva/qualitativa, valendo-se de revisão bibliográfica a cerca das temáticas para sua composição, sendo utilizado o método de pesquisa descritiva, objetivando abordar o problema proposto. Contudo, serão investigadas três instituições de ensino na cidade de Santa Rosa – RS; sendo uma Sociedade Educacional de Fins Filantrópicos, uma tendo como mantenedora o Estado do Rio Grande do Sul e a outra mantenedora o Município. Amostragem será um membro da equipe diretiva e o professor de Educação Física do 4º ano das séries iniciais, do ensino fundamental. Fora aplicado um questionário com respostas abertas e fechadas aonde são solicitadas informações pessoais e informações sobre as aulas de Educação Física das séries iniciais, do ensino fundamental das escolas. Através das observações e análises realizadas neste trabalho, foi possível diagnosticar que, não precisamos reinventar conteúdos e nem abordagens metodológicas, mas sim, os professores devem juntos com a equipe diretiva das escolas, tornar a elaboração do plano de estudo e, posteriormente, o plano de trabalho voltado a desenvolver aulas que possam proporcionar aos alunos conteúdos com atividades que iram contribuir significativamente e gradativamente o desenvolvimento da criança como um todo, sem deixar de lado, a forma lúdica de ensinar.
id UNIJ_38f6cb6b5aaf86b32de6c7366eba448a
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3386
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA educação física nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise das escolas em Santa Rosa – RS2016-04-2020152016-04-20T11:28:44Z2016-04-20T11:28:44ZEste estudo, sobre o título “A Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise das escolas em Santa Rosa – RS” é um estudo que tem por objetivo investigar as práticas pedagógicas das aulas de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental em três instituições de ensino; identificando a relação do plano de ensino, com as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo professor nestas instituições de ensino. Em continuidade a este objetivo, busca-se investigar especificamente, a relação teoria e prática nas aulas de Educação Física; observar as práticas pedagógicas dos professores da rede pública e privada nas aulas de Educação Física nas séries iniciais; bem com, identificando qual o conhecimento dos diretores e professores, das instituições de ensino, sobre as abordagens pedagógicas da Educação Física. Este estudo caracteriza-se uma abordagem descritiva/qualitativa, valendo-se de revisão bibliográfica a cerca das temáticas para sua composição, sendo utilizado o método de pesquisa descritiva, objetivando abordar o problema proposto. Contudo, serão investigadas três instituições de ensino na cidade de Santa Rosa – RS; sendo uma Sociedade Educacional de Fins Filantrópicos, uma tendo como mantenedora o Estado do Rio Grande do Sul e a outra mantenedora o Município. Amostragem será um membro da equipe diretiva e o professor de Educação Física do 4º ano das séries iniciais, do ensino fundamental. Fora aplicado um questionário com respostas abertas e fechadas aonde são solicitadas informações pessoais e informações sobre as aulas de Educação Física das séries iniciais, do ensino fundamental das escolas. Através das observações e análises realizadas neste trabalho, foi possível diagnosticar que, não precisamos reinventar conteúdos e nem abordagens metodológicas, mas sim, os professores devem juntos com a equipe diretiva das escolas, tornar a elaboração do plano de estudo e, posteriormente, o plano de trabalho voltado a desenvolver aulas que possam proporcionar aos alunos conteúdos com atividades que iram contribuir significativamente e gradativamente o desenvolvimento da criança como um todo, sem deixar de lado, a forma lúdica de ensinar.62 f.Ciências da SaúdeEducação FísicaSéries iniciaisÂmbito escolarAbordagens pedagógicashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3386DMD_hdl_123456789/3386Zottis, Sérgio Antônio Moreiraporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho%20de%20Conclus%c3%a3o%20de%20Curso%20-%20Educa%c3%a7%c3%a3o%20F%c3%adsica%20-%20S%c3%a9rgio%20Zottis.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3386/1/Trabalho%20de%20Conclus%c3%a3o%20de%20Curso%20-%20Educa%c3%a7%c3%a3o%20F%c3%adsica%20-%20S%c3%a9rgio%20Zottis.pdfapplication/pdf559424http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3386/1/Trabalho%20de%20Conclus%c3%a3o%20de%20Curso%20-%20Educa%c3%a7%c3%a3o%20F%c3%adsica%20-%20S%c3%a9rgio%20Zottis.pdf19673183bf65695c279709e409bc639aMD5123456789_3386_12019-01-21T12:44:57Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A educação física nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise das escolas em Santa Rosa – RS
title A educação física nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise das escolas em Santa Rosa – RS
spellingShingle A educação física nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise das escolas em Santa Rosa – RS
Zottis, Sérgio Antônio Moreira
Ciências da Saúde
Educação Física
Séries iniciais
Âmbito escolar
Abordagens pedagógicas
title_short A educação física nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise das escolas em Santa Rosa – RS
title_full A educação física nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise das escolas em Santa Rosa – RS
title_fullStr A educação física nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise das escolas em Santa Rosa – RS
title_full_unstemmed A educação física nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise das escolas em Santa Rosa – RS
title_sort A educação física nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise das escolas em Santa Rosa – RS
author Zottis, Sérgio Antônio Moreira
author_facet Zottis, Sérgio Antônio Moreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zottis, Sérgio Antônio Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da Saúde
Educação Física
Séries iniciais
Âmbito escolar
Abordagens pedagógicas
topic Ciências da Saúde
Educação Física
Séries iniciais
Âmbito escolar
Abordagens pedagógicas
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Este estudo, sobre o título “A Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise das escolas em Santa Rosa – RS” é um estudo que tem por objetivo investigar as práticas pedagógicas das aulas de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental em três instituições de ensino; identificando a relação do plano de ensino, com as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo professor nestas instituições de ensino. Em continuidade a este objetivo, busca-se investigar especificamente, a relação teoria e prática nas aulas de Educação Física; observar as práticas pedagógicas dos professores da rede pública e privada nas aulas de Educação Física nas séries iniciais; bem com, identificando qual o conhecimento dos diretores e professores, das instituições de ensino, sobre as abordagens pedagógicas da Educação Física. Este estudo caracteriza-se uma abordagem descritiva/qualitativa, valendo-se de revisão bibliográfica a cerca das temáticas para sua composição, sendo utilizado o método de pesquisa descritiva, objetivando abordar o problema proposto. Contudo, serão investigadas três instituições de ensino na cidade de Santa Rosa – RS; sendo uma Sociedade Educacional de Fins Filantrópicos, uma tendo como mantenedora o Estado do Rio Grande do Sul e a outra mantenedora o Município. Amostragem será um membro da equipe diretiva e o professor de Educação Física do 4º ano das séries iniciais, do ensino fundamental. Fora aplicado um questionário com respostas abertas e fechadas aonde são solicitadas informações pessoais e informações sobre as aulas de Educação Física das séries iniciais, do ensino fundamental das escolas. Através das observações e análises realizadas neste trabalho, foi possível diagnosticar que, não precisamos reinventar conteúdos e nem abordagens metodológicas, mas sim, os professores devem juntos com a equipe diretiva das escolas, tornar a elaboração do plano de estudo e, posteriormente, o plano de trabalho voltado a desenvolver aulas que possam proporcionar aos alunos conteúdos com atividades que iram contribuir significativamente e gradativamente o desenvolvimento da criança como um todo, sem deixar de lado, a forma lúdica de ensinar.
62 f.
description Este estudo, sobre o título “A Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise das escolas em Santa Rosa – RS” é um estudo que tem por objetivo investigar as práticas pedagógicas das aulas de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental em três instituições de ensino; identificando a relação do plano de ensino, com as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo professor nestas instituições de ensino. Em continuidade a este objetivo, busca-se investigar especificamente, a relação teoria e prática nas aulas de Educação Física; observar as práticas pedagógicas dos professores da rede pública e privada nas aulas de Educação Física nas séries iniciais; bem com, identificando qual o conhecimento dos diretores e professores, das instituições de ensino, sobre as abordagens pedagógicas da Educação Física. Este estudo caracteriza-se uma abordagem descritiva/qualitativa, valendo-se de revisão bibliográfica a cerca das temáticas para sua composição, sendo utilizado o método de pesquisa descritiva, objetivando abordar o problema proposto. Contudo, serão investigadas três instituições de ensino na cidade de Santa Rosa – RS; sendo uma Sociedade Educacional de Fins Filantrópicos, uma tendo como mantenedora o Estado do Rio Grande do Sul e a outra mantenedora o Município. Amostragem será um membro da equipe diretiva e o professor de Educação Física do 4º ano das séries iniciais, do ensino fundamental. Fora aplicado um questionário com respostas abertas e fechadas aonde são solicitadas informações pessoais e informações sobre as aulas de Educação Física das séries iniciais, do ensino fundamental das escolas. Através das observações e análises realizadas neste trabalho, foi possível diagnosticar que, não precisamos reinventar conteúdos e nem abordagens metodológicas, mas sim, os professores devem juntos com a equipe diretiva das escolas, tornar a elaboração do plano de estudo e, posteriormente, o plano de trabalho voltado a desenvolver aulas que possam proporcionar aos alunos conteúdos com atividades que iram contribuir significativamente e gradativamente o desenvolvimento da criança como um todo, sem deixar de lado, a forma lúdica de ensinar.
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015
2016-04-20T11:28:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-04-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-20T11:28:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3386
DMD_hdl_123456789/3386
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3386
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/3386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415168598802432