Jogos de oposição: inovação pedagógica para o ensino das lutas na educação física escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13128 |
Resumo: | As Lutas estão definidas na sociedade de inúmeras maneiras, constituindo o denominado “imaginário coletivo” que deturpa seus reais sentidos e definições. Para compreender melhor essas nuances sociais que envolvem o tema, é necessário identificar como literatura os parâmetros curriculares, em nível nacional e estadual no Brasil e no Paraná, que se posicionam frente a tais paradigmas sociais que impedem a consolidação do uso correto do conteúdo estruturante de Lutas nas escolas. Então, é preciso analisar os conteúdos dos Jogos de Oposição, para entender as diferentes possibilidades como inovações pedagógicas de aplicação prática no âmbito escolar e, apresentar um 1ª nova visão metodológica com relação ao ensino das Lutas na escola brasileira. |
id |
UFGD-8_126a0209fdc8bcc590f6cf8dd2442b50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13128 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Jogos de oposição: inovação pedagógica para o ensino das lutas na educação física escolarJuegos de oposición: innovación pedagógica para la ensenanza de las luchas en la educación fisica escolarLutas. Inovações Pedagógicas. Jogos de Oposição. Imaginário coletivo. Âmbito escolar.Peleas. Innovaciones pedagógicas. Juegos de oposición. Imaginación colectiva. Ámbito escolar.As Lutas estão definidas na sociedade de inúmeras maneiras, constituindo o denominado “imaginário coletivo” que deturpa seus reais sentidos e definições. Para compreender melhor essas nuances sociais que envolvem o tema, é necessário identificar como literatura os parâmetros curriculares, em nível nacional e estadual no Brasil e no Paraná, que se posicionam frente a tais paradigmas sociais que impedem a consolidação do uso correto do conteúdo estruturante de Lutas nas escolas. Então, é preciso analisar os conteúdos dos Jogos de Oposição, para entender as diferentes possibilidades como inovações pedagógicas de aplicação prática no âmbito escolar e, apresentar um 1ª nova visão metodológica com relação ao ensino das Lutas na escola brasileira.Las luchas se definen en la sociedad de innumerables formas, constituyendo el llamado “imaginario colectivo” que tergiversa sus significados y definiciones reales. Para comprender mejor estos matices sociales que envuelven el tema, es necesario identificar como literatura los parámetros curriculares, a nivel nacional y estatal en Brasil y Paraná, que se encuentran frente a tales paradigmas sociales que impiden la consolidación del uso correcto de los contenidos estructurantes de Luchas escolares. Por tanto, es necesario analizar los contenidos de los Juegos de Oposición, para comprender las diferentes posibilidades como innovaciones pedagógicas de aplicación práctica en el ámbito escolar y, presentar una 2a nueva visión metodológica sobre la enseñanza de las Luchas en la escuela brasileña.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1312810.30612/hre.v9i16.13128Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-142318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDspahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13128/6605Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Sérgio Luiz Carlos dosNunes, Jacqueline da Silva2021-01-14T17:23:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13128Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:18Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos de oposição: inovação pedagógica para o ensino das lutas na educação física escolar Juegos de oposición: innovación pedagógica para la ensenanza de las luchas en la educación fisica escolar |
title |
Jogos de oposição: inovação pedagógica para o ensino das lutas na educação física escolar |
spellingShingle |
Jogos de oposição: inovação pedagógica para o ensino das lutas na educação física escolar Santos, Sérgio Luiz Carlos dos Lutas. Inovações Pedagógicas. Jogos de Oposição. Imaginário coletivo. Âmbito escolar. Peleas. Innovaciones pedagógicas. Juegos de oposición. Imaginación colectiva. Ámbito escolar. |
title_short |
Jogos de oposição: inovação pedagógica para o ensino das lutas na educação física escolar |
title_full |
Jogos de oposição: inovação pedagógica para o ensino das lutas na educação física escolar |
title_fullStr |
Jogos de oposição: inovação pedagógica para o ensino das lutas na educação física escolar |
title_full_unstemmed |
Jogos de oposição: inovação pedagógica para o ensino das lutas na educação física escolar |
title_sort |
Jogos de oposição: inovação pedagógica para o ensino das lutas na educação física escolar |
author |
Santos, Sérgio Luiz Carlos dos |
author_facet |
Santos, Sérgio Luiz Carlos dos Nunes, Jacqueline da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Jacqueline da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sérgio Luiz Carlos dos Nunes, Jacqueline da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lutas. Inovações Pedagógicas. Jogos de Oposição. Imaginário coletivo. Âmbito escolar. Peleas. Innovaciones pedagógicas. Juegos de oposición. Imaginación colectiva. Ámbito escolar. |
topic |
Lutas. Inovações Pedagógicas. Jogos de Oposição. Imaginário coletivo. Âmbito escolar. Peleas. Innovaciones pedagógicas. Juegos de oposición. Imaginación colectiva. Ámbito escolar. |
description |
As Lutas estão definidas na sociedade de inúmeras maneiras, constituindo o denominado “imaginário coletivo” que deturpa seus reais sentidos e definições. Para compreender melhor essas nuances sociais que envolvem o tema, é necessário identificar como literatura os parâmetros curriculares, em nível nacional e estadual no Brasil e no Paraná, que se posicionam frente a tais paradigmas sociais que impedem a consolidação do uso correto do conteúdo estruturante de Lutas nas escolas. Então, é preciso analisar os conteúdos dos Jogos de Oposição, para entender as diferentes possibilidades como inovações pedagógicas de aplicação prática no âmbito escolar e, apresentar um 1ª nova visão metodológica com relação ao ensino das Lutas na escola brasileira. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13128 10.30612/hre.v9i16.13128 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13128 |
identifier_str_mv |
10.30612/hre.v9i16.13128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13128/6605 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-14 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831171032711168 |