Educação profissional e desigualdades no IFBA/ campus Salvador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Naiaranize Pinheiro da
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Brito, Stephane Araújo, Chaves, Antonia do Socorro Freitas, Miranda, Vanessa Mutti de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/16599
Resumo: A educação profissional tem relevância na formação dos jovens que visam o ingresso no mundo do trabalho. A garantia do acesso aos institutos federais tem ganhado evidência na medida em que se estabelecem novas formas de ingresso, cuja intenção é corrigir desigualdades presentes nestas escolas públicas. O objetivo deste artigo é discutir sobre os estudantes do Instituto Federal da Bahia, dos cursos Técnico em Química e Técnico em Refrigeração, a fim de observar possíveis estratégias desenvolvidas por aqueles que estão em fase de conclusão dos cursos para garantia de sua permanência com êxito na escola. Em uma perspectiva de escuta dos sujeitos e análise documental.
id UFGD-8_16b2e75b72b3cb6b0c0454508ccda961
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16599
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Educação profissional e desigualdades no IFBA/ campus SalvadorPROFESSIONAL EDUCATION AND INEQUALITIES AT IFBA/ CAMPUS SALVADOREducational inequalityProfessional educationPermanence and sucessDesigualdade educacionalEducação ProfissionalPermanência e êxitoA educação profissional tem relevância na formação dos jovens que visam o ingresso no mundo do trabalho. A garantia do acesso aos institutos federais tem ganhado evidência na medida em que se estabelecem novas formas de ingresso, cuja intenção é corrigir desigualdades presentes nestas escolas públicas. O objetivo deste artigo é discutir sobre os estudantes do Instituto Federal da Bahia, dos cursos Técnico em Química e Técnico em Refrigeração, a fim de observar possíveis estratégias desenvolvidas por aqueles que estão em fase de conclusão dos cursos para garantia de sua permanência com êxito na escola. Em uma perspectiva de escuta dos sujeitos e análise documental.Professional education is relevant to the training of young people who aim to enter theworld of work. The guarantee of access to federal institute has had evidence as new forms of admissionare established, whose intention is to correct inequalities present in these public schools. Thepurpose of this article is to discuss about students from Instituto Federal da Bahia, from ChemistryTechnician and Refrigeration Technician courses, in order to observe possible strategies developedby those who are completing the courses to guarantee their successful stay at school. From a perspectiveof listening to the subjects and documentary analysis.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2002-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1659910.30612/hre.v11i18.16599Horizontes - Revista de Educação; v. 11 n. 18 (2022): Diálogos Pedagógicos Sul-Sul; 80-1022318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/16599/9106https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Naiaranize Pinheiro daBrito, Stephane AraújoChaves, Antonia do Socorro FreitasMiranda, Vanessa Mutti de Carvalho2023-01-06T20:02:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16599Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2023-01-06T20:02:45Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação profissional e desigualdades no IFBA/ campus Salvador
PROFESSIONAL EDUCATION AND INEQUALITIES AT IFBA/ CAMPUS SALVADOR
title Educação profissional e desigualdades no IFBA/ campus Salvador
spellingShingle Educação profissional e desigualdades no IFBA/ campus Salvador
Silva, Naiaranize Pinheiro da
Educational inequality
Professional education
Permanence and sucess
Desigualdade educacional
Educação Profissional
Permanência e êxito
title_short Educação profissional e desigualdades no IFBA/ campus Salvador
title_full Educação profissional e desigualdades no IFBA/ campus Salvador
title_fullStr Educação profissional e desigualdades no IFBA/ campus Salvador
title_full_unstemmed Educação profissional e desigualdades no IFBA/ campus Salvador
title_sort Educação profissional e desigualdades no IFBA/ campus Salvador
author Silva, Naiaranize Pinheiro da
author_facet Silva, Naiaranize Pinheiro da
Brito, Stephane Araújo
Chaves, Antonia do Socorro Freitas
Miranda, Vanessa Mutti de Carvalho
author_role author
author2 Brito, Stephane Araújo
Chaves, Antonia do Socorro Freitas
Miranda, Vanessa Mutti de Carvalho
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Naiaranize Pinheiro da
Brito, Stephane Araújo
Chaves, Antonia do Socorro Freitas
Miranda, Vanessa Mutti de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Educational inequality
Professional education
Permanence and sucess
Desigualdade educacional
Educação Profissional
Permanência e êxito
topic Educational inequality
Professional education
Permanence and sucess
Desigualdade educacional
Educação Profissional
Permanência e êxito
description A educação profissional tem relevância na formação dos jovens que visam o ingresso no mundo do trabalho. A garantia do acesso aos institutos federais tem ganhado evidência na medida em que se estabelecem novas formas de ingresso, cuja intenção é corrigir desigualdades presentes nestas escolas públicas. O objetivo deste artigo é discutir sobre os estudantes do Instituto Federal da Bahia, dos cursos Técnico em Química e Técnico em Refrigeração, a fim de observar possíveis estratégias desenvolvidas por aqueles que estão em fase de conclusão dos cursos para garantia de sua permanência com êxito na escola. Em uma perspectiva de escuta dos sujeitos e análise documental.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/16599
10.30612/hre.v11i18.16599
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/16599
identifier_str_mv 10.30612/hre.v11i18.16599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/16599/9106
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 11 n. 18 (2022): Diálogos Pedagógicos Sul-Sul; 80-102
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831171046342656