Educação profissional e desigualdades no IFBA/ campus Salvador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/16599 |
Resumo: | A educação profissional tem relevância na formação dos jovens que visam o ingresso no mundo do trabalho. A garantia do acesso aos institutos federais tem ganhado evidência na medida em que se estabelecem novas formas de ingresso, cuja intenção é corrigir desigualdades presentes nestas escolas públicas. O objetivo deste artigo é discutir sobre os estudantes do Instituto Federal da Bahia, dos cursos Técnico em Química e Técnico em Refrigeração, a fim de observar possíveis estratégias desenvolvidas por aqueles que estão em fase de conclusão dos cursos para garantia de sua permanência com êxito na escola. Em uma perspectiva de escuta dos sujeitos e análise documental. |
id |
UFGD-8_16b2e75b72b3cb6b0c0454508ccda961 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16599 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação profissional e desigualdades no IFBA/ campus SalvadorPROFESSIONAL EDUCATION AND INEQUALITIES AT IFBA/ CAMPUS SALVADOREducational inequalityProfessional educationPermanence and sucessDesigualdade educacionalEducação ProfissionalPermanência e êxitoA educação profissional tem relevância na formação dos jovens que visam o ingresso no mundo do trabalho. A garantia do acesso aos institutos federais tem ganhado evidência na medida em que se estabelecem novas formas de ingresso, cuja intenção é corrigir desigualdades presentes nestas escolas públicas. O objetivo deste artigo é discutir sobre os estudantes do Instituto Federal da Bahia, dos cursos Técnico em Química e Técnico em Refrigeração, a fim de observar possíveis estratégias desenvolvidas por aqueles que estão em fase de conclusão dos cursos para garantia de sua permanência com êxito na escola. Em uma perspectiva de escuta dos sujeitos e análise documental.Professional education is relevant to the training of young people who aim to enter theworld of work. The guarantee of access to federal institute has had evidence as new forms of admissionare established, whose intention is to correct inequalities present in these public schools. Thepurpose of this article is to discuss about students from Instituto Federal da Bahia, from ChemistryTechnician and Refrigeration Technician courses, in order to observe possible strategies developedby those who are completing the courses to guarantee their successful stay at school. From a perspectiveof listening to the subjects and documentary analysis.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2002-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1659910.30612/hre.v11i18.16599Horizontes - Revista de Educação; v. 11 n. 18 (2022): Diálogos Pedagógicos Sul-Sul; 80-1022318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/16599/9106https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Naiaranize Pinheiro daBrito, Stephane AraújoChaves, Antonia do Socorro FreitasMiranda, Vanessa Mutti de Carvalho2023-01-06T20:02:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16599Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2023-01-06T20:02:45Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação profissional e desigualdades no IFBA/ campus Salvador PROFESSIONAL EDUCATION AND INEQUALITIES AT IFBA/ CAMPUS SALVADOR |
title |
Educação profissional e desigualdades no IFBA/ campus Salvador |
spellingShingle |
Educação profissional e desigualdades no IFBA/ campus Salvador Silva, Naiaranize Pinheiro da Educational inequality Professional education Permanence and sucess Desigualdade educacional Educação Profissional Permanência e êxito |
title_short |
Educação profissional e desigualdades no IFBA/ campus Salvador |
title_full |
Educação profissional e desigualdades no IFBA/ campus Salvador |
title_fullStr |
Educação profissional e desigualdades no IFBA/ campus Salvador |
title_full_unstemmed |
Educação profissional e desigualdades no IFBA/ campus Salvador |
title_sort |
Educação profissional e desigualdades no IFBA/ campus Salvador |
author |
Silva, Naiaranize Pinheiro da |
author_facet |
Silva, Naiaranize Pinheiro da Brito, Stephane Araújo Chaves, Antonia do Socorro Freitas Miranda, Vanessa Mutti de Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Stephane Araújo Chaves, Antonia do Socorro Freitas Miranda, Vanessa Mutti de Carvalho |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Naiaranize Pinheiro da Brito, Stephane Araújo Chaves, Antonia do Socorro Freitas Miranda, Vanessa Mutti de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educational inequality Professional education Permanence and sucess Desigualdade educacional Educação Profissional Permanência e êxito |
topic |
Educational inequality Professional education Permanence and sucess Desigualdade educacional Educação Profissional Permanência e êxito |
description |
A educação profissional tem relevância na formação dos jovens que visam o ingresso no mundo do trabalho. A garantia do acesso aos institutos federais tem ganhado evidência na medida em que se estabelecem novas formas de ingresso, cuja intenção é corrigir desigualdades presentes nestas escolas públicas. O objetivo deste artigo é discutir sobre os estudantes do Instituto Federal da Bahia, dos cursos Técnico em Química e Técnico em Refrigeração, a fim de observar possíveis estratégias desenvolvidas por aqueles que estão em fase de conclusão dos cursos para garantia de sua permanência com êxito na escola. Em uma perspectiva de escuta dos sujeitos e análise documental. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/16599 10.30612/hre.v11i18.16599 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/16599 |
identifier_str_mv |
10.30612/hre.v11i18.16599 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/16599/9106 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 11 n. 18 (2022): Diálogos Pedagógicos Sul-Sul; 80-102 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831171046342656 |