Alfabetização e letramento nos anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36457 |
Resumo: | A presente pesquisa traz reflexões sobre a alfabetização e letramento nos anos iniciais, e como o uso da ludicidade traz enriquecimento às propostas pedagógicas. O tema abordado tem grande relevância na área da educação, pois se trata de um processo básico, alfabetização e letramento, juntamente com a ludicidade que esta diretamente relacionada ao universo infantil. O objetivo da pesquisa é mostrar a importância de se usufruir do lúdico dentro do processo de alfabetização. Para isso, o tipo da pesquisa realizada foi qualitativa, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica; tendo como os principais autores utilizados, tais como Ferreiro (1999), Teberoski (1999), Kishimoto (2000), Freire (2008), Piaget (1974), Soares (2009), Weist (2002), entre outras obras. A pesquisa se desenvolve de maneira simples, abordando itens essenciais para a aprendizagem significativa, utilizando meios que fazem parte da realidade infantil. |
id |
Krot_dc4f5e37953c76f51e5e4345953a62cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36457 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
MARCHEUSKI, Evilin Francine Ribeiro2022-02-15T16:46:05Z2022-02-15T16:46:05Z2021https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36457A presente pesquisa traz reflexões sobre a alfabetização e letramento nos anos iniciais, e como o uso da ludicidade traz enriquecimento às propostas pedagógicas. O tema abordado tem grande relevância na área da educação, pois se trata de um processo básico, alfabetização e letramento, juntamente com a ludicidade que esta diretamente relacionada ao universo infantil. O objetivo da pesquisa é mostrar a importância de se usufruir do lúdico dentro do processo de alfabetização. Para isso, o tipo da pesquisa realizada foi qualitativa, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica; tendo como os principais autores utilizados, tais como Ferreiro (1999), Teberoski (1999), Kishimoto (2000), Freire (2008), Piaget (1974), Soares (2009), Weist (2002), entre outras obras. A pesquisa se desenvolve de maneira simples, abordando itens essenciais para a aprendizagem significativa, utilizando meios que fazem parte da realidade infantil.AlfabetizaçãoLetramentoLudicidadeInfantilAprendizagensAlfabetização e letramento nos anos iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALEVILIN_FRANCINE_RIBEIRO_MARCHEUSKI.pdfEVILIN_FRANCINE_RIBEIRO_MARCHEUSKI.pdfapplication/pdf428324https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36457/1/EVILIN_FRANCINE_RIBEIRO_MARCHEUSKI.pdfd2b8a16bf8679cc86df42c72a3edef8aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36457/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/364572022-02-15 14:41:00.713oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36457Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-02-15T17:41falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-02-15T17:41Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Alfabetização e letramento nos anos iniciais |
title |
Alfabetização e letramento nos anos iniciais |
spellingShingle |
Alfabetização e letramento nos anos iniciais MARCHEUSKI, Evilin Francine Ribeiro Alfabetização Letramento Ludicidade Infantil Aprendizagens |
title_short |
Alfabetização e letramento nos anos iniciais |
title_full |
Alfabetização e letramento nos anos iniciais |
title_fullStr |
Alfabetização e letramento nos anos iniciais |
title_full_unstemmed |
Alfabetização e letramento nos anos iniciais |
title_sort |
Alfabetização e letramento nos anos iniciais |
author |
MARCHEUSKI, Evilin Francine Ribeiro |
author_facet |
MARCHEUSKI, Evilin Francine Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARCHEUSKI, Evilin Francine Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Letramento Ludicidade Infantil Aprendizagens |
topic |
Alfabetização Letramento Ludicidade Infantil Aprendizagens |
description |
A presente pesquisa traz reflexões sobre a alfabetização e letramento nos anos iniciais, e como o uso da ludicidade traz enriquecimento às propostas pedagógicas. O tema abordado tem grande relevância na área da educação, pois se trata de um processo básico, alfabetização e letramento, juntamente com a ludicidade que esta diretamente relacionada ao universo infantil. O objetivo da pesquisa é mostrar a importância de se usufruir do lúdico dentro do processo de alfabetização. Para isso, o tipo da pesquisa realizada foi qualitativa, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica; tendo como os principais autores utilizados, tais como Ferreiro (1999), Teberoski (1999), Kishimoto (2000), Freire (2008), Piaget (1974), Soares (2009), Weist (2002), entre outras obras. A pesquisa se desenvolve de maneira simples, abordando itens essenciais para a aprendizagem significativa, utilizando meios que fazem parte da realidade infantil. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-15T16:46:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-15T16:46:05Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36457 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36457 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36457/1/EVILIN_FRANCINE_RIBEIRO_MARCHEUSKI.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36457/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d2b8a16bf8679cc86df42c72a3edef8a 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460364959547392 |