Alfabetização e letramento nos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARCHEUSKI, Evilin Francine Ribeiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36457
Resumo: A presente pesquisa traz reflexões sobre a alfabetização e letramento nos anos iniciais, e como o uso da ludicidade traz enriquecimento às propostas pedagógicas. O tema abordado tem grande relevância na área da educação, pois se trata de um processo básico, alfabetização e letramento, juntamente com a ludicidade que esta diretamente relacionada ao universo infantil. O objetivo da pesquisa é mostrar a importância de se usufruir do lúdico dentro do processo de alfabetização. Para isso, o tipo da pesquisa realizada foi qualitativa, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica; tendo como os principais autores utilizados, tais como Ferreiro (1999), Teberoski (1999), Kishimoto (2000), Freire (2008), Piaget (1974), Soares (2009), Weist (2002), entre outras obras. A pesquisa se desenvolve de maneira simples, abordando itens essenciais para a aprendizagem significativa, utilizando meios que fazem parte da realidade infantil.
id Krot_dc4f5e37953c76f51e5e4345953a62cf
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36457
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling MARCHEUSKI, Evilin Francine Ribeiro2022-02-15T16:46:05Z2022-02-15T16:46:05Z2021https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36457A presente pesquisa traz reflexões sobre a alfabetização e letramento nos anos iniciais, e como o uso da ludicidade traz enriquecimento às propostas pedagógicas. O tema abordado tem grande relevância na área da educação, pois se trata de um processo básico, alfabetização e letramento, juntamente com a ludicidade que esta diretamente relacionada ao universo infantil. O objetivo da pesquisa é mostrar a importância de se usufruir do lúdico dentro do processo de alfabetização. Para isso, o tipo da pesquisa realizada foi qualitativa, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica; tendo como os principais autores utilizados, tais como Ferreiro (1999), Teberoski (1999), Kishimoto (2000), Freire (2008), Piaget (1974), Soares (2009), Weist (2002), entre outras obras. A pesquisa se desenvolve de maneira simples, abordando itens essenciais para a aprendizagem significativa, utilizando meios que fazem parte da realidade infantil.AlfabetizaçãoLetramentoLudicidadeInfantilAprendizagensAlfabetização e letramento nos anos iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALEVILIN_FRANCINE_RIBEIRO_MARCHEUSKI.pdfEVILIN_FRANCINE_RIBEIRO_MARCHEUSKI.pdfapplication/pdf428324https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36457/1/EVILIN_FRANCINE_RIBEIRO_MARCHEUSKI.pdfd2b8a16bf8679cc86df42c72a3edef8aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36457/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/364572022-02-15 14:41:00.713oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36457Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-02-15T17:41falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-02-15T17:41Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alfabetização e letramento nos anos iniciais
title Alfabetização e letramento nos anos iniciais
spellingShingle Alfabetização e letramento nos anos iniciais
MARCHEUSKI, Evilin Francine Ribeiro
Alfabetização
Letramento
Ludicidade
Infantil
Aprendizagens
title_short Alfabetização e letramento nos anos iniciais
title_full Alfabetização e letramento nos anos iniciais
title_fullStr Alfabetização e letramento nos anos iniciais
title_full_unstemmed Alfabetização e letramento nos anos iniciais
title_sort Alfabetização e letramento nos anos iniciais
author MARCHEUSKI, Evilin Francine Ribeiro
author_facet MARCHEUSKI, Evilin Francine Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARCHEUSKI, Evilin Francine Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Letramento
Ludicidade
Infantil
Aprendizagens
topic Alfabetização
Letramento
Ludicidade
Infantil
Aprendizagens
description A presente pesquisa traz reflexões sobre a alfabetização e letramento nos anos iniciais, e como o uso da ludicidade traz enriquecimento às propostas pedagógicas. O tema abordado tem grande relevância na área da educação, pois se trata de um processo básico, alfabetização e letramento, juntamente com a ludicidade que esta diretamente relacionada ao universo infantil. O objetivo da pesquisa é mostrar a importância de se usufruir do lúdico dentro do processo de alfabetização. Para isso, o tipo da pesquisa realizada foi qualitativa, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica; tendo como os principais autores utilizados, tais como Ferreiro (1999), Teberoski (1999), Kishimoto (2000), Freire (2008), Piaget (1974), Soares (2009), Weist (2002), entre outras obras. A pesquisa se desenvolve de maneira simples, abordando itens essenciais para a aprendizagem significativa, utilizando meios que fazem parte da realidade infantil.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-15T16:46:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-15T16:46:05Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36457
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36457/1/EVILIN_FRANCINE_RIBEIRO_MARCHEUSKI.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36457/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d2b8a16bf8679cc86df42c72a3edef8a
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460364959547392