Leitura e escrita do mundo vivido por meio da alfabetização cartográfica: possíveis contribuições para a educação especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rojas, Jucimara
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Neidi Liziane Copetti da, Hammes, Care Cristiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1813
Resumo: A pesquisa discute sobre a influência da alfabetização cartográfica para a aprendizagem em Geografia com crianças, e possíveis contribuições para a educação especial. A criança pode aprender a ler e a escrever o mundo vivido, por meio da leitura do espaço, que traz as marcas da vida dos homens. A pesquisa foi qualitativa com a teorização de oficinas de alfabetização cartográfica, bem como a técnica da observação dos alunos do quinto ano de uma escola do estado de MS. Apresentou como referencial Brasil (1996), Castrogiovanni (2003), Callai (2005, 2011), Costella (2003), Fazenda (1993), Santos (2204). A alfabetização se deu por meio da criação de si mesmo (por meio de bonecos) e seu entorno com criação de representações espaciais tridimensionais. Esse processo pode fazer a criança conhecer a si mesma, o lugar em que está, as relações com outros lugares e contribuir para uma leitura e escrita do mundo vivido.
id UFGD-8_3362e4830258e18e5359a4d58eb77640
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1813
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Leitura e escrita do mundo vivido por meio da alfabetização cartográfica: possíveis contribuições para a educação especialAlfabetização cartográfica. Geografia. Educação especial.A pesquisa discute sobre a influência da alfabetização cartográfica para a aprendizagem em Geografia com crianças, e possíveis contribuições para a educação especial. A criança pode aprender a ler e a escrever o mundo vivido, por meio da leitura do espaço, que traz as marcas da vida dos homens. A pesquisa foi qualitativa com a teorização de oficinas de alfabetização cartográfica, bem como a técnica da observação dos alunos do quinto ano de uma escola do estado de MS. Apresentou como referencial Brasil (1996), Castrogiovanni (2003), Callai (2005, 2011), Costella (2003), Fazenda (1993), Santos (2204). A alfabetização se deu por meio da criação de si mesmo (por meio de bonecos) e seu entorno com criação de representações espaciais tridimensionais. Esse processo pode fazer a criança conhecer a si mesma, o lugar em que está, as relações com outros lugares e contribuir para uma leitura e escrita do mundo vivido.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2013-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1813Horizontes - Revista de Educação; v. 1 n. 1 (2013); 9-242318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1813/1433Rojas, JucimaraSilva, Neidi Liziane Copetti daHammes, Care Cristianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-18T15:44:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1813Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-18T15:44:03Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e escrita do mundo vivido por meio da alfabetização cartográfica: possíveis contribuições para a educação especial
title Leitura e escrita do mundo vivido por meio da alfabetização cartográfica: possíveis contribuições para a educação especial
spellingShingle Leitura e escrita do mundo vivido por meio da alfabetização cartográfica: possíveis contribuições para a educação especial
Rojas, Jucimara
Alfabetização cartográfica. Geografia. Educação especial.
title_short Leitura e escrita do mundo vivido por meio da alfabetização cartográfica: possíveis contribuições para a educação especial
title_full Leitura e escrita do mundo vivido por meio da alfabetização cartográfica: possíveis contribuições para a educação especial
title_fullStr Leitura e escrita do mundo vivido por meio da alfabetização cartográfica: possíveis contribuições para a educação especial
title_full_unstemmed Leitura e escrita do mundo vivido por meio da alfabetização cartográfica: possíveis contribuições para a educação especial
title_sort Leitura e escrita do mundo vivido por meio da alfabetização cartográfica: possíveis contribuições para a educação especial
author Rojas, Jucimara
author_facet Rojas, Jucimara
Silva, Neidi Liziane Copetti da
Hammes, Care Cristiane
author_role author
author2 Silva, Neidi Liziane Copetti da
Hammes, Care Cristiane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rojas, Jucimara
Silva, Neidi Liziane Copetti da
Hammes, Care Cristiane
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização cartográfica. Geografia. Educação especial.
topic Alfabetização cartográfica. Geografia. Educação especial.
description A pesquisa discute sobre a influência da alfabetização cartográfica para a aprendizagem em Geografia com crianças, e possíveis contribuições para a educação especial. A criança pode aprender a ler e a escrever o mundo vivido, por meio da leitura do espaço, que traz as marcas da vida dos homens. A pesquisa foi qualitativa com a teorização de oficinas de alfabetização cartográfica, bem como a técnica da observação dos alunos do quinto ano de uma escola do estado de MS. Apresentou como referencial Brasil (1996), Castrogiovanni (2003), Callai (2005, 2011), Costella (2003), Fazenda (1993), Santos (2204). A alfabetização se deu por meio da criação de si mesmo (por meio de bonecos) e seu entorno com criação de representações espaciais tridimensionais. Esse processo pode fazer a criança conhecer a si mesma, o lugar em que está, as relações com outros lugares e contribuir para uma leitura e escrita do mundo vivido.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1813
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1813/1433
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 1 n. 1 (2013); 9-24
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831169962115072