Dança e criatividade pela subjetividade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13129 |
Resumo: | O artigo debate a possibilidade do ensino-aprendizagem da dança que estimule o processo criativo apoiado no referencial da subjetividade como concepção metodológica e teórica de base comportamental, apresentando-se como instrumento importante para induziruma aprendizagem que resulte na capacidade de pensamento intelectual do indivíduo. O objetivo é trazer a configuração de preceitos teóricos da subjetividade e como esse conceito pode auxiliar na inovação para uma abordagem pedagógica na produção de conhecimento aos alunos por meio da dança. Ao abordar metodologicamente a dança como ferramenta educativa e de boa aceitabilidade aos jovens, sua trajetória afirmativa no espaço escolar ainda necessita de aporte teórico para seu efetivo processo educativo, e a subjetividade para essa produção permanente permite ao ensino-aprendizagem da dança ir além do movimento por si só e com fins em si mesmo. Assim, a dança durante o processo pedagógico voltado ao conhecimento do corpo em sua integralidade, possibilita ampla vivência no sentido de promover a reflexão, a criticidade e a autonomia de pensamento dos estudantes, sobretudo, visando a construção da cidadania. |
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Dança e criatividade pela subjetividadeDanza y creatividad por subjetividadDança. Criatividade. Subjetividade.Danza. Creatividad. Subjetividad.O artigo debate a possibilidade do ensino-aprendizagem da dança que estimule o processo criativo apoiado no referencial da subjetividade como concepção metodológica e teórica de base comportamental, apresentando-se como instrumento importante para induziruma aprendizagem que resulte na capacidade de pensamento intelectual do indivíduo. O objetivo é trazer a configuração de preceitos teóricos da subjetividade e como esse conceito pode auxiliar na inovação para uma abordagem pedagógica na produção de conhecimento aos alunos por meio da dança. Ao abordar metodologicamente a dança como ferramenta educativa e de boa aceitabilidade aos jovens, sua trajetória afirmativa no espaço escolar ainda necessita de aporte teórico para seu efetivo processo educativo, e a subjetividade para essa produção permanente permite ao ensino-aprendizagem da dança ir além do movimento por si só e com fins em si mesmo. Assim, a dança durante o processo pedagógico voltado ao conhecimento do corpo em sua integralidade, possibilita ampla vivência no sentido de promover a reflexão, a criticidade e a autonomia de pensamento dos estudantes, sobretudo, visando a construção da cidadania.El artículo discute la posibilidad de enseñanza-aprendizaje de la danza que estimule el proceso creativo sustentado en el referencial de la subjetividad como concepción metodológica y teórica de la base conductual, presentándose como un importante instrumento para inducir aprendizajes que se traduzcan en la capacidad de pensamiento intelectual del individual. El objetivo es acercar la configuración de los preceptos teóricos de la subjetividad y cómo este concepto puede ayudar en la innovación para un enfoque pedagógico en la producción de conocimientos a los estudiantes a través de la danza. Al abordar metodológicamente la danza como herramienta educativa y de buena aceptabilidad para los jóvenes, su trayectoria afirmativa en el espacio escolar aún necesita de sustento teórico para su efectivo proceso educativo, y la subjetividad para esta producción permanente permite que la enseñanza-aprendizaje de la danza vaya más allá del movimiento. por sí mismo y con fines en sí mismo. Así, la danza durante el proceso pedagógico enfocado al conocimiento del cuerpo en su totalidad, permite una amplia experiencia en el sentido de promover la reflexión, la criticidad y la autonomía de pensamiento de los estudiantes, sobre todo, apuntando a la construcción de ciudadanía.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1312910.30612/hre.v9i16.13129Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-112318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13129/6606Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Marcos Antônio Paz da2021-01-14T17:23:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13129Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:18Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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