Reflexões da formação inicial de professores: o estágio supervisionado nos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Simone Aires da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Emmel, Rúbia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8302
Resumo: Este relato apresenta a importância da formação docente para o desenvolvimento profissional de professores que pretendem formar-se competente, qualificado, comprometido e valorizado. Este estudo teve como objetivo compreender e identificar as dúvidas e os desafios no período do estágio supervisionado, fazer uma avaliação da aprendizagem na licenciatura, refletir sobre a construção da identidade docente, aproximar-se do contexto e realidade escolar, articular conhecimentos de disciplinas curriculares e pedagógicas. Tratou-se de uma pesquisa em educação de abordagem qualitativa, uma investigação-ação, na qual foi utilizado para coleta de dados o diário de bordo, com escritas narrativas de memórias de aulas. Percebeu-se a relevância desta investigação-ação que permite ir além do estudo científico, para a formação de um docente pesquisador e reflexivo. Portanto identificou-se que o estágio supervisionado possibilitou experiências docentes considerando o contexto e cotidiano escolar.
id UFGD-8_54ca515212afc0f15f4a9843f4c7bdb1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8302
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Reflexões da formação inicial de professores: o estágio supervisionado nos anos iniciaisEstágio supervisionado. Formação inicial. Teoria e prática.Este relato apresenta a importância da formação docente para o desenvolvimento profissional de professores que pretendem formar-se competente, qualificado, comprometido e valorizado. Este estudo teve como objetivo compreender e identificar as dúvidas e os desafios no período do estágio supervisionado, fazer uma avaliação da aprendizagem na licenciatura, refletir sobre a construção da identidade docente, aproximar-se do contexto e realidade escolar, articular conhecimentos de disciplinas curriculares e pedagógicas. Tratou-se de uma pesquisa em educação de abordagem qualitativa, uma investigação-ação, na qual foi utilizado para coleta de dados o diário de bordo, com escritas narrativas de memórias de aulas. Percebeu-se a relevância desta investigação-ação que permite ir além do estudo científico, para a formação de um docente pesquisador e reflexivo. Portanto identificou-se que o estágio supervisionado possibilitou experiências docentes considerando o contexto e cotidiano escolar.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/830210.30612/hre.v6i12.8302Horizontes - Revista de Educação; v. 6 n. 12 (2018); 181-1922318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8302/5116Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Simone Aires daEmmel, Rúbia2019-08-16T14:43:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8302Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-08-16T14:43:02Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões da formação inicial de professores: o estágio supervisionado nos anos iniciais
title Reflexões da formação inicial de professores: o estágio supervisionado nos anos iniciais
spellingShingle Reflexões da formação inicial de professores: o estágio supervisionado nos anos iniciais
Silva, Simone Aires da
Estágio supervisionado. Formação inicial. Teoria e prática.
title_short Reflexões da formação inicial de professores: o estágio supervisionado nos anos iniciais
title_full Reflexões da formação inicial de professores: o estágio supervisionado nos anos iniciais
title_fullStr Reflexões da formação inicial de professores: o estágio supervisionado nos anos iniciais
title_full_unstemmed Reflexões da formação inicial de professores: o estágio supervisionado nos anos iniciais
title_sort Reflexões da formação inicial de professores: o estágio supervisionado nos anos iniciais
author Silva, Simone Aires da
author_facet Silva, Simone Aires da
Emmel, Rúbia
author_role author
author2 Emmel, Rúbia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Simone Aires da
Emmel, Rúbia
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado. Formação inicial. Teoria e prática.
topic Estágio supervisionado. Formação inicial. Teoria e prática.
description Este relato apresenta a importância da formação docente para o desenvolvimento profissional de professores que pretendem formar-se competente, qualificado, comprometido e valorizado. Este estudo teve como objetivo compreender e identificar as dúvidas e os desafios no período do estágio supervisionado, fazer uma avaliação da aprendizagem na licenciatura, refletir sobre a construção da identidade docente, aproximar-se do contexto e realidade escolar, articular conhecimentos de disciplinas curriculares e pedagógicas. Tratou-se de uma pesquisa em educação de abordagem qualitativa, uma investigação-ação, na qual foi utilizado para coleta de dados o diário de bordo, com escritas narrativas de memórias de aulas. Percebeu-se a relevância desta investigação-ação que permite ir além do estudo científico, para a formação de um docente pesquisador e reflexivo. Portanto identificou-se que o estágio supervisionado possibilitou experiências docentes considerando o contexto e cotidiano escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8302
10.30612/hre.v6i12.8302
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8302
identifier_str_mv 10.30612/hre.v6i12.8302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8302/5116
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 6 n. 12 (2018); 181-192
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170545123328