Estágio com Pesquisa na Formação Inicial de Professores: transformação dos sentidos sobre a atividade docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rabelo,Leandro de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Abib,Maria Lucia Vital dos Santos, Azevedo,Maria Nizete de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100200
Resumo: Resumo: Com base na Teoria Histórico-Cultural da Atividade, analisamos as transformações dos sentidos de um licenciando em atividade de estágio supervisionado com pesquisa, sobre a atividade docente, em especial a aprendizagem dos alunos e a experimentação no Ensino de Física. Esse estágio, que visa articular teoria-prática na formação inicial de professores, foi realizado no contexto das disciplinas de Metodologia do Ensino de Física, oferecidas por uma universidade pública brasileira. Utilizamos dados do relatório de estágio e de uma entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que, inicialmente, o estágio não se caracterizava como uma atividade para esse sujeito, mas apenas uma ação necessária à conclusão da graduação, e seus sentidos se aproximavam de um ensino-aprendizagem transmissivo/receptivo. Contudo, no decorrer do processo formativo, foram elaborados novos sentidos sobre a atividade docente. Esses resultados reforçam a importância da pesquisa na realização do estágio supervisionado na formação inicial de professores.
id UNESP-22_0db0031bc9b86531729f81891fe64534
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132021000100200
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Estágio com Pesquisa na Formação Inicial de Professores: transformação dos sentidos sobre a atividade docenteEnsino de físicaFormação inicial de professoresEstágio supervisionadoRelação teoria-práticaResumo: Com base na Teoria Histórico-Cultural da Atividade, analisamos as transformações dos sentidos de um licenciando em atividade de estágio supervisionado com pesquisa, sobre a atividade docente, em especial a aprendizagem dos alunos e a experimentação no Ensino de Física. Esse estágio, que visa articular teoria-prática na formação inicial de professores, foi realizado no contexto das disciplinas de Metodologia do Ensino de Física, oferecidas por uma universidade pública brasileira. Utilizamos dados do relatório de estágio e de uma entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que, inicialmente, o estágio não se caracterizava como uma atividade para esse sujeito, mas apenas uma ação necessária à conclusão da graduação, e seus sentidos se aproximavam de um ensino-aprendizagem transmissivo/receptivo. Contudo, no decorrer do processo formativo, foram elaborados novos sentidos sobre a atividade docente. Esses resultados reforçam a importância da pesquisa na realização do estágio supervisionado na formação inicial de professores.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100200Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320210001info:eu-repo/semantics/openAccessRabelo,Leandro de OliveiraAbib,Maria Lucia Vital dos SantosAzevedo,Maria Nizete depor2021-03-24T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132021000100200Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:16.236417Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Estágio com Pesquisa na Formação Inicial de Professores: transformação dos sentidos sobre a atividade docente
title Estágio com Pesquisa na Formação Inicial de Professores: transformação dos sentidos sobre a atividade docente
spellingShingle Estágio com Pesquisa na Formação Inicial de Professores: transformação dos sentidos sobre a atividade docente
Rabelo,Leandro de Oliveira
Ensino de física
Formação inicial de professores
Estágio supervisionado
Relação teoria-prática
title_short Estágio com Pesquisa na Formação Inicial de Professores: transformação dos sentidos sobre a atividade docente
title_full Estágio com Pesquisa na Formação Inicial de Professores: transformação dos sentidos sobre a atividade docente
title_fullStr Estágio com Pesquisa na Formação Inicial de Professores: transformação dos sentidos sobre a atividade docente
title_full_unstemmed Estágio com Pesquisa na Formação Inicial de Professores: transformação dos sentidos sobre a atividade docente
title_sort Estágio com Pesquisa na Formação Inicial de Professores: transformação dos sentidos sobre a atividade docente
author Rabelo,Leandro de Oliveira
author_facet Rabelo,Leandro de Oliveira
Abib,Maria Lucia Vital dos Santos
Azevedo,Maria Nizete de
author_role author
author2 Abib,Maria Lucia Vital dos Santos
Azevedo,Maria Nizete de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rabelo,Leandro de Oliveira
Abib,Maria Lucia Vital dos Santos
Azevedo,Maria Nizete de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Formação inicial de professores
Estágio supervisionado
Relação teoria-prática
topic Ensino de física
Formação inicial de professores
Estágio supervisionado
Relação teoria-prática
description Resumo: Com base na Teoria Histórico-Cultural da Atividade, analisamos as transformações dos sentidos de um licenciando em atividade de estágio supervisionado com pesquisa, sobre a atividade docente, em especial a aprendizagem dos alunos e a experimentação no Ensino de Física. Esse estágio, que visa articular teoria-prática na formação inicial de professores, foi realizado no contexto das disciplinas de Metodologia do Ensino de Física, oferecidas por uma universidade pública brasileira. Utilizamos dados do relatório de estágio e de uma entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que, inicialmente, o estágio não se caracterizava como uma atividade para esse sujeito, mas apenas uma ação necessária à conclusão da graduação, e seus sentidos se aproximavam de um ensino-aprendizagem transmissivo/receptivo. Contudo, no decorrer do processo formativo, foram elaborados novos sentidos sobre a atividade docente. Esses resultados reforçam a importância da pesquisa na realização do estágio supervisionado na formação inicial de professores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100200
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320210001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170958949842944