Estágio com Pesquisa na Formação Inicial de Professores: transformação dos sentidos sobre a atividade docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100200 |
Resumo: | Resumo: Com base na Teoria Histórico-Cultural da Atividade, analisamos as transformações dos sentidos de um licenciando em atividade de estágio supervisionado com pesquisa, sobre a atividade docente, em especial a aprendizagem dos alunos e a experimentação no Ensino de Física. Esse estágio, que visa articular teoria-prática na formação inicial de professores, foi realizado no contexto das disciplinas de Metodologia do Ensino de Física, oferecidas por uma universidade pública brasileira. Utilizamos dados do relatório de estágio e de uma entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que, inicialmente, o estágio não se caracterizava como uma atividade para esse sujeito, mas apenas uma ação necessária à conclusão da graduação, e seus sentidos se aproximavam de um ensino-aprendizagem transmissivo/receptivo. Contudo, no decorrer do processo formativo, foram elaborados novos sentidos sobre a atividade docente. Esses resultados reforçam a importância da pesquisa na realização do estágio supervisionado na formação inicial de professores. |
id |
UNESP-22_0db0031bc9b86531729f81891fe64534 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132021000100200 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estágio com Pesquisa na Formação Inicial de Professores: transformação dos sentidos sobre a atividade docenteEnsino de físicaFormação inicial de professoresEstágio supervisionadoRelação teoria-práticaResumo: Com base na Teoria Histórico-Cultural da Atividade, analisamos as transformações dos sentidos de um licenciando em atividade de estágio supervisionado com pesquisa, sobre a atividade docente, em especial a aprendizagem dos alunos e a experimentação no Ensino de Física. Esse estágio, que visa articular teoria-prática na formação inicial de professores, foi realizado no contexto das disciplinas de Metodologia do Ensino de Física, oferecidas por uma universidade pública brasileira. Utilizamos dados do relatório de estágio e de uma entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que, inicialmente, o estágio não se caracterizava como uma atividade para esse sujeito, mas apenas uma ação necessária à conclusão da graduação, e seus sentidos se aproximavam de um ensino-aprendizagem transmissivo/receptivo. Contudo, no decorrer do processo formativo, foram elaborados novos sentidos sobre a atividade docente. Esses resultados reforçam a importância da pesquisa na realização do estágio supervisionado na formação inicial de professores.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100200Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320210001info:eu-repo/semantics/openAccessRabelo,Leandro de OliveiraAbib,Maria Lucia Vital dos SantosAzevedo,Maria Nizete depor2021-03-24T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132021000100200Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:16.236417Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio com Pesquisa na Formação Inicial de Professores: transformação dos sentidos sobre a atividade docente |
title |
Estágio com Pesquisa na Formação Inicial de Professores: transformação dos sentidos sobre a atividade docente |
spellingShingle |
Estágio com Pesquisa na Formação Inicial de Professores: transformação dos sentidos sobre a atividade docente Rabelo,Leandro de Oliveira Ensino de física Formação inicial de professores Estágio supervisionado Relação teoria-prática |
title_short |
Estágio com Pesquisa na Formação Inicial de Professores: transformação dos sentidos sobre a atividade docente |
title_full |
Estágio com Pesquisa na Formação Inicial de Professores: transformação dos sentidos sobre a atividade docente |
title_fullStr |
Estágio com Pesquisa na Formação Inicial de Professores: transformação dos sentidos sobre a atividade docente |
title_full_unstemmed |
Estágio com Pesquisa na Formação Inicial de Professores: transformação dos sentidos sobre a atividade docente |
title_sort |
Estágio com Pesquisa na Formação Inicial de Professores: transformação dos sentidos sobre a atividade docente |
author |
Rabelo,Leandro de Oliveira |
author_facet |
Rabelo,Leandro de Oliveira Abib,Maria Lucia Vital dos Santos Azevedo,Maria Nizete de |
author_role |
author |
author2 |
Abib,Maria Lucia Vital dos Santos Azevedo,Maria Nizete de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rabelo,Leandro de Oliveira Abib,Maria Lucia Vital dos Santos Azevedo,Maria Nizete de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Formação inicial de professores Estágio supervisionado Relação teoria-prática |
topic |
Ensino de física Formação inicial de professores Estágio supervisionado Relação teoria-prática |
description |
Resumo: Com base na Teoria Histórico-Cultural da Atividade, analisamos as transformações dos sentidos de um licenciando em atividade de estágio supervisionado com pesquisa, sobre a atividade docente, em especial a aprendizagem dos alunos e a experimentação no Ensino de Física. Esse estágio, que visa articular teoria-prática na formação inicial de professores, foi realizado no contexto das disciplinas de Metodologia do Ensino de Física, oferecidas por uma universidade pública brasileira. Utilizamos dados do relatório de estágio e de uma entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que, inicialmente, o estágio não se caracterizava como uma atividade para esse sujeito, mas apenas uma ação necessária à conclusão da graduação, e seus sentidos se aproximavam de um ensino-aprendizagem transmissivo/receptivo. Contudo, no decorrer do processo formativo, foram elaborados novos sentidos sobre a atividade docente. Esses resultados reforçam a importância da pesquisa na realização do estágio supervisionado na formação inicial de professores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100200 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320210001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170958949842944 |