Surgimento das instituições de atendimento à criança e a mulher trabalhadora: uma relação histórica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4427 |
Resumo: | O artigo apresenta elementos significativos da história do Brasil para compreensão do advento da Educação Infantil e sua relação com o gênero feminino, no que diz respeito à função materna e docente, apontando momentos que denotam a necessidade da mulher pelas instituições de abrigo às crianças em virtude do contexto social e financeiro em que viviam. A metodologia utilizada foram estudos bibliográficos. Evidenciou-se que a mulher mãe e pobre esteve presente e participou da história das primeiras instituições de atendimento às crianças, contribuindo, também, para seu desenvolvimento, pois precisava destes locais para abrigar seus filhos enquanto trabalhava. As conquistas sociais obtidas pelas mulheres, como o trabalho, fomentou o desenvolvimento das instituições de atendimento às crianças e inseriu as mulheres nestes locais como profissionais, o que resultou na caracterização de gênero da Educação Infantil. |
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Surgimento das instituições de atendimento à criança e a mulher trabalhadora: uma relação históricaEducação Infantil. Mulher. Gênero.O artigo apresenta elementos significativos da história do Brasil para compreensão do advento da Educação Infantil e sua relação com o gênero feminino, no que diz respeito à função materna e docente, apontando momentos que denotam a necessidade da mulher pelas instituições de abrigo às crianças em virtude do contexto social e financeiro em que viviam. A metodologia utilizada foram estudos bibliográficos. Evidenciou-se que a mulher mãe e pobre esteve presente e participou da história das primeiras instituições de atendimento às crianças, contribuindo, também, para seu desenvolvimento, pois precisava destes locais para abrigar seus filhos enquanto trabalhava. As conquistas sociais obtidas pelas mulheres, como o trabalho, fomentou o desenvolvimento das instituições de atendimento às crianças e inseriu as mulheres nestes locais como profissionais, o que resultou na caracterização de gênero da Educação Infantil.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2016-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4427Horizontes - Revista de Educação; v. 3 n. 5 (2015); 117-1292318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4427/2596Pereira, Ivanete FernadesCampos, Míria Izabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-20T15:27:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4427Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-20T15:27:33Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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