A formação continuada de professores: considerações acerca dos saberes e da prática reflexiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gumieiro, Angela Hess
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/7710
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir a formação continuada de professores, evidenciando o que determina a legislação nacional sobre algumas prerrogativas, assim como destacar algumas considerações acerca dos saberes e da prática reflexiva dos professores em meio à formação continuada. Para a realização do estudo foi utilizada a pesquisa de natureza bibliográfico-documental. O corpus de análise compõe-se dos seguintes documentos: LDB, Lei 9394/96, o Decreto nº 6.755/09, o PNE (2014-2024), a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015.Foram consultadas diferentes fontes, a saber: García (1995), Candau (1996), Nóvoa (1992; 1995), Gatti (2008), Pérez Gómez (2001), entre outros. Concluímos ressaltando a importância do aumento de estudos que busquem as especificidades nas ações de formação continuada levando em conta os saberes e as práticas dos professores, sendo que temos na legislação os direitos à formação continuada dos professores.
id UFGD-8_679c4275a51f8744bba167665f3503db
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7710
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling A formação continuada de professores: considerações acerca dos saberes e da prática reflexivaThe continued teacher training: considerations about knowledge and reflective practiceFormação continuada. Professores. Saberes e prática reflexiva.Continuing education. Teachers. Knowledge and reflective practice.Este artigo tem como objetivo discutir a formação continuada de professores, evidenciando o que determina a legislação nacional sobre algumas prerrogativas, assim como destacar algumas considerações acerca dos saberes e da prática reflexiva dos professores em meio à formação continuada. Para a realização do estudo foi utilizada a pesquisa de natureza bibliográfico-documental. O corpus de análise compõe-se dos seguintes documentos: LDB, Lei 9394/96, o Decreto nº 6.755/09, o PNE (2014-2024), a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015.Foram consultadas diferentes fontes, a saber: García (1995), Candau (1996), Nóvoa (1992; 1995), Gatti (2008), Pérez Gómez (2001), entre outros. Concluímos ressaltando a importância do aumento de estudos que busquem as especificidades nas ações de formação continuada levando em conta os saberes e as práticas dos professores, sendo que temos na legislação os direitos à formação continuada dos professores.This article aims to discuss the continuing education of teachers, evidencing what determines the national legislation on some prerogatives, as well as to highlight some considerations about the know led geand reflective practice of teachers in the midsto continuing education. For the accomplishment of the study was used the research of nature bibliographicdocumentary. The corpus of analysis consists of the following documents: LDB, Law nº 9.394/96, Decree nº. 6.755/09, PNE (2014-2024), Resolution nº. 2 of July 1, 2015. Different sources were consulted, to know, Garcia (1995), Candau (1996), Nóvoa (1992, 1995), Gatti (2008), Pérez Gómez (2001), among others. We conclude by emphasizing the importance of increasing studies that seek the specificities of continuing education actions takingin to account the knowledge and practices of teachers, and we have in the legislation the rights to continuing education of teachers.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/771010.30612/hre.v5i9.7710Horizontes - Revista de Educação; v. 5 n. 9 (2017); 9-212318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/7710/4353Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessGumieiro, Angela Hess2019-08-15T16:37:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7710Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-08-15T16:37:13Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação continuada de professores: considerações acerca dos saberes e da prática reflexiva
The continued teacher training: considerations about knowledge and reflective practice
title A formação continuada de professores: considerações acerca dos saberes e da prática reflexiva
spellingShingle A formação continuada de professores: considerações acerca dos saberes e da prática reflexiva
Gumieiro, Angela Hess
Formação continuada. Professores. Saberes e prática reflexiva.
Continuing education. Teachers. Knowledge and reflective practice.
title_short A formação continuada de professores: considerações acerca dos saberes e da prática reflexiva
title_full A formação continuada de professores: considerações acerca dos saberes e da prática reflexiva
title_fullStr A formação continuada de professores: considerações acerca dos saberes e da prática reflexiva
title_full_unstemmed A formação continuada de professores: considerações acerca dos saberes e da prática reflexiva
title_sort A formação continuada de professores: considerações acerca dos saberes e da prática reflexiva
author Gumieiro, Angela Hess
author_facet Gumieiro, Angela Hess
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gumieiro, Angela Hess
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada. Professores. Saberes e prática reflexiva.
Continuing education. Teachers. Knowledge and reflective practice.
topic Formação continuada. Professores. Saberes e prática reflexiva.
Continuing education. Teachers. Knowledge and reflective practice.
description Este artigo tem como objetivo discutir a formação continuada de professores, evidenciando o que determina a legislação nacional sobre algumas prerrogativas, assim como destacar algumas considerações acerca dos saberes e da prática reflexiva dos professores em meio à formação continuada. Para a realização do estudo foi utilizada a pesquisa de natureza bibliográfico-documental. O corpus de análise compõe-se dos seguintes documentos: LDB, Lei 9394/96, o Decreto nº 6.755/09, o PNE (2014-2024), a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015.Foram consultadas diferentes fontes, a saber: García (1995), Candau (1996), Nóvoa (1992; 1995), Gatti (2008), Pérez Gómez (2001), entre outros. Concluímos ressaltando a importância do aumento de estudos que busquem as especificidades nas ações de formação continuada levando em conta os saberes e as práticas dos professores, sendo que temos na legislação os direitos à formação continuada dos professores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/7710
10.30612/hre.v5i9.7710
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/7710
identifier_str_mv 10.30612/hre.v5i9.7710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/7710/4353
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 5 n. 9 (2017); 9-21
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170526248960