Jogo, brincadeira e prática reflexiva na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18082010-153930/
Resumo: A presente pesquisa investigou qual a contribuição de metodologias lúdico-reflexivas para a formação inicial de professores. Para realizar a investigação deste problema o trabalho foi composto por um estudo de caso e pesquisa participante. No primeiro capítulo é feita uma conceituação de saberes docentes desenvolvidos por meio da perspectiva lúdica. Os conceitos atribuídos foram apreendidos de Saviani (saber atitudinal), de Guenther (talento psicossocial), de Rios (dimensão estética), de Chantraine-Demailly (competência relacional), de Gardner (inteligência interpessoal), de Polanyi e Schön (conhecimento tácito) e do grupo Guenther-Lent-Damásio (percepção). Somados a estes saberes está também o saber-refletir, o qual é revelado pelos procedimentos de reflexão constantes e coletivos, realizados durante a formação lúdica dos professores. Estes processos de prática reflexiva são analisados nos capítulos segundo e terceiro. Foram analisados no capítulo dois os métodos de Jogos Teatrais, de Viola Spolin e Jogos Teatrais Brechtianos, de Ingrid Koudela, e a conexão destes com o conceito de Professor Reflexivo. No capítulo terceiro é apresentada a análise da pesquisa de campo, feita na disciplina Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil, ministrada pela Profª. Drª. Tizuko Morchida Kishimoto, no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da USP.
id USP_b6a4ceefb0579cbc518fc0b86b81e29b
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18082010-153930
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Jogo, brincadeira e prática reflexiva na formação de professoresGames and the reflective practice in the teachers´ training development.brincadeiraformação de professoresgamesJogoprática reflexivareflective practicessaberes docentes.teachers´ training developmentteaching knowledge.A presente pesquisa investigou qual a contribuição de metodologias lúdico-reflexivas para a formação inicial de professores. Para realizar a investigação deste problema o trabalho foi composto por um estudo de caso e pesquisa participante. No primeiro capítulo é feita uma conceituação de saberes docentes desenvolvidos por meio da perspectiva lúdica. Os conceitos atribuídos foram apreendidos de Saviani (saber atitudinal), de Guenther (talento psicossocial), de Rios (dimensão estética), de Chantraine-Demailly (competência relacional), de Gardner (inteligência interpessoal), de Polanyi e Schön (conhecimento tácito) e do grupo Guenther-Lent-Damásio (percepção). Somados a estes saberes está também o saber-refletir, o qual é revelado pelos procedimentos de reflexão constantes e coletivos, realizados durante a formação lúdica dos professores. Estes processos de prática reflexiva são analisados nos capítulos segundo e terceiro. Foram analisados no capítulo dois os métodos de Jogos Teatrais, de Viola Spolin e Jogos Teatrais Brechtianos, de Ingrid Koudela, e a conexão destes com o conceito de Professor Reflexivo. No capítulo terceiro é apresentada a análise da pesquisa de campo, feita na disciplina Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil, ministrada pela Profª. Drª. Tizuko Morchida Kishimoto, no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da USP.This paper investigated which reflective-playful methods contributed to the teacher´s initial training development. In order to make the investigation of this problem, this work was composed by a case study and a participant research. In the first chapter, there are some conceptions about teaching knowledge developed through a playful perspective. The concepts attributed were assimilated from Saviani´s attitudinal knowledge, Guenther´s Psicossocial talent, Rios´ aesthetic dimension, Chantraine-Demailly´s Relationary ability, Gardner´s interpersonal intelligence, Polanyi and Schön´s tacit knowledge and Guenther-Lent-Damásio´s perception. Added to those kinds of knowledge, there is also knowing to reflect in which it is revealed by the procedures of collective and constant reflection, which took place during the teacher ´s playful training development. Such processes of reflective practices are analyzed in the second and third chapters. In the second chapter, Viola Spolin´s Theater Games and Ingrid Koudela´s Brechtian Theater Games were analyzed besides their relation with the concept about the Reflective Teacher. In the third chapter, the analysis about the field research is presented and developed in the discipline: Toys and Games in Preschool, held by Professor Tizuko Morchida Kishimoto, in the Pedagogy Course at Faculdade de Educação USP.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAlmeida, Maria Isabel deLombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos2005-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18082010-153930/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:28Zoai:teses.usp.br:tde-18082010-153930Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogo, brincadeira e prática reflexiva na formação de professores
Games and the reflective practice in the teachers´ training development.
title Jogo, brincadeira e prática reflexiva na formação de professores
spellingShingle Jogo, brincadeira e prática reflexiva na formação de professores
Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
brincadeira
formação de professores
games
Jogo
prática reflexiva
reflective practices
saberes docentes.
teachers´ training development
teaching knowledge.
title_short Jogo, brincadeira e prática reflexiva na formação de professores
title_full Jogo, brincadeira e prática reflexiva na formação de professores
title_fullStr Jogo, brincadeira e prática reflexiva na formação de professores
title_full_unstemmed Jogo, brincadeira e prática reflexiva na formação de professores
title_sort Jogo, brincadeira e prática reflexiva na formação de professores
author Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
author_facet Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Maria Isabel de
dc.contributor.author.fl_str_mv Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv brincadeira
formação de professores
games
Jogo
prática reflexiva
reflective practices
saberes docentes.
teachers´ training development
teaching knowledge.
topic brincadeira
formação de professores
games
Jogo
prática reflexiva
reflective practices
saberes docentes.
teachers´ training development
teaching knowledge.
description A presente pesquisa investigou qual a contribuição de metodologias lúdico-reflexivas para a formação inicial de professores. Para realizar a investigação deste problema o trabalho foi composto por um estudo de caso e pesquisa participante. No primeiro capítulo é feita uma conceituação de saberes docentes desenvolvidos por meio da perspectiva lúdica. Os conceitos atribuídos foram apreendidos de Saviani (saber atitudinal), de Guenther (talento psicossocial), de Rios (dimensão estética), de Chantraine-Demailly (competência relacional), de Gardner (inteligência interpessoal), de Polanyi e Schön (conhecimento tácito) e do grupo Guenther-Lent-Damásio (percepção). Somados a estes saberes está também o saber-refletir, o qual é revelado pelos procedimentos de reflexão constantes e coletivos, realizados durante a formação lúdica dos professores. Estes processos de prática reflexiva são analisados nos capítulos segundo e terceiro. Foram analisados no capítulo dois os métodos de Jogos Teatrais, de Viola Spolin e Jogos Teatrais Brechtianos, de Ingrid Koudela, e a conexão destes com o conceito de Professor Reflexivo. No capítulo terceiro é apresentada a análise da pesquisa de campo, feita na disciplina Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil, ministrada pela Profª. Drª. Tizuko Morchida Kishimoto, no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da USP.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18082010-153930/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18082010-153930/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090835677970432