Jogo, brincadeira e prática reflexiva na formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18082010-153930/ |
Resumo: | A presente pesquisa investigou qual a contribuição de metodologias lúdico-reflexivas para a formação inicial de professores. Para realizar a investigação deste problema o trabalho foi composto por um estudo de caso e pesquisa participante. No primeiro capítulo é feita uma conceituação de saberes docentes desenvolvidos por meio da perspectiva lúdica. Os conceitos atribuídos foram apreendidos de Saviani (saber atitudinal), de Guenther (talento psicossocial), de Rios (dimensão estética), de Chantraine-Demailly (competência relacional), de Gardner (inteligência interpessoal), de Polanyi e Schön (conhecimento tácito) e do grupo Guenther-Lent-Damásio (percepção). Somados a estes saberes está também o saber-refletir, o qual é revelado pelos procedimentos de reflexão constantes e coletivos, realizados durante a formação lúdica dos professores. Estes processos de prática reflexiva são analisados nos capítulos segundo e terceiro. Foram analisados no capítulo dois os métodos de Jogos Teatrais, de Viola Spolin e Jogos Teatrais Brechtianos, de Ingrid Koudela, e a conexão destes com o conceito de Professor Reflexivo. No capítulo terceiro é apresentada a análise da pesquisa de campo, feita na disciplina Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil, ministrada pela Profª. Drª. Tizuko Morchida Kishimoto, no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da USP. |
id |
USP_b6a4ceefb0579cbc518fc0b86b81e29b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-18082010-153930 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Jogo, brincadeira e prática reflexiva na formação de professoresGames and the reflective practice in the teachers´ training development.brincadeiraformação de professoresgamesJogoprática reflexivareflective practicessaberes docentes.teachers´ training developmentteaching knowledge.A presente pesquisa investigou qual a contribuição de metodologias lúdico-reflexivas para a formação inicial de professores. Para realizar a investigação deste problema o trabalho foi composto por um estudo de caso e pesquisa participante. No primeiro capítulo é feita uma conceituação de saberes docentes desenvolvidos por meio da perspectiva lúdica. Os conceitos atribuídos foram apreendidos de Saviani (saber atitudinal), de Guenther (talento psicossocial), de Rios (dimensão estética), de Chantraine-Demailly (competência relacional), de Gardner (inteligência interpessoal), de Polanyi e Schön (conhecimento tácito) e do grupo Guenther-Lent-Damásio (percepção). Somados a estes saberes está também o saber-refletir, o qual é revelado pelos procedimentos de reflexão constantes e coletivos, realizados durante a formação lúdica dos professores. Estes processos de prática reflexiva são analisados nos capítulos segundo e terceiro. Foram analisados no capítulo dois os métodos de Jogos Teatrais, de Viola Spolin e Jogos Teatrais Brechtianos, de Ingrid Koudela, e a conexão destes com o conceito de Professor Reflexivo. No capítulo terceiro é apresentada a análise da pesquisa de campo, feita na disciplina Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil, ministrada pela Profª. Drª. Tizuko Morchida Kishimoto, no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da USP.This paper investigated which reflective-playful methods contributed to the teacher´s initial training development. In order to make the investigation of this problem, this work was composed by a case study and a participant research. In the first chapter, there are some conceptions about teaching knowledge developed through a playful perspective. The concepts attributed were assimilated from Saviani´s attitudinal knowledge, Guenther´s Psicossocial talent, Rios´ aesthetic dimension, Chantraine-Demailly´s Relationary ability, Gardner´s interpersonal intelligence, Polanyi and Schön´s tacit knowledge and Guenther-Lent-Damásio´s perception. Added to those kinds of knowledge, there is also knowing to reflect in which it is revealed by the procedures of collective and constant reflection, which took place during the teacher ´s playful training development. Such processes of reflective practices are analyzed in the second and third chapters. In the second chapter, Viola Spolin´s Theater Games and Ingrid Koudela´s Brechtian Theater Games were analyzed besides their relation with the concept about the Reflective Teacher. In the third chapter, the analysis about the field research is presented and developed in the discipline: Toys and Games in Preschool, held by Professor Tizuko Morchida Kishimoto, in the Pedagogy Course at Faculdade de Educação USP.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAlmeida, Maria Isabel deLombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos2005-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18082010-153930/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:28Zoai:teses.usp.br:tde-18082010-153930Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogo, brincadeira e prática reflexiva na formação de professores Games and the reflective practice in the teachers´ training development. |
title |
Jogo, brincadeira e prática reflexiva na formação de professores |
spellingShingle |
Jogo, brincadeira e prática reflexiva na formação de professores Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos brincadeira formação de professores games Jogo prática reflexiva reflective practices saberes docentes. teachers´ training development teaching knowledge. |
title_short |
Jogo, brincadeira e prática reflexiva na formação de professores |
title_full |
Jogo, brincadeira e prática reflexiva na formação de professores |
title_fullStr |
Jogo, brincadeira e prática reflexiva na formação de professores |
title_full_unstemmed |
Jogo, brincadeira e prática reflexiva na formação de professores |
title_sort |
Jogo, brincadeira e prática reflexiva na formação de professores |
author |
Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos |
author_facet |
Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Maria Isabel de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
brincadeira formação de professores games Jogo prática reflexiva reflective practices saberes docentes. teachers´ training development teaching knowledge. |
topic |
brincadeira formação de professores games Jogo prática reflexiva reflective practices saberes docentes. teachers´ training development teaching knowledge. |
description |
A presente pesquisa investigou qual a contribuição de metodologias lúdico-reflexivas para a formação inicial de professores. Para realizar a investigação deste problema o trabalho foi composto por um estudo de caso e pesquisa participante. No primeiro capítulo é feita uma conceituação de saberes docentes desenvolvidos por meio da perspectiva lúdica. Os conceitos atribuídos foram apreendidos de Saviani (saber atitudinal), de Guenther (talento psicossocial), de Rios (dimensão estética), de Chantraine-Demailly (competência relacional), de Gardner (inteligência interpessoal), de Polanyi e Schön (conhecimento tácito) e do grupo Guenther-Lent-Damásio (percepção). Somados a estes saberes está também o saber-refletir, o qual é revelado pelos procedimentos de reflexão constantes e coletivos, realizados durante a formação lúdica dos professores. Estes processos de prática reflexiva são analisados nos capítulos segundo e terceiro. Foram analisados no capítulo dois os métodos de Jogos Teatrais, de Viola Spolin e Jogos Teatrais Brechtianos, de Ingrid Koudela, e a conexão destes com o conceito de Professor Reflexivo. No capítulo terceiro é apresentada a análise da pesquisa de campo, feita na disciplina Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil, ministrada pela Profª. Drª. Tizuko Morchida Kishimoto, no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da USP. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-06-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18082010-153930/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18082010-153930/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257105622368256 |