Formação docente e a educação inclusiva: uma reflexão sobre o ensino com estudante surdo e a prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Nelson
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/9184
Resumo: Este artigo traz uma reflexão sobre a formação e prática docente em relação ao ensino com estudantes surdos. O objetivo deste trabalho é discutir sobre a diferença linguística desses estudantes frente à formação e prática docente. Nas discussões trouxemos a relação da legislação na inclusão da disciplina de libras nos cursos de formações, sobre as pesquisas nos ambientes universitários e o distanciamento destas no ambiente escolar. Discutimos a relação da oralidade que ainda se impõe no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes surdos nas escolas e sobre a dificuldade na diferenciação dos papéis de intérprete e professor regente. Sobre o aspecto teoria e prática percebemos que esses dois fatores não são dissociados e que a formação de professores precisa estar vinculado em uma dimensão experiencial para dar significação no processo ensino e aprendizagem. Concluímos que ainda os estudos sobre formação docente com ênfase nos estudos da surdez é muito incipiente e que é necessário ampliar as discussões sobre formação e prática dentro do ambiente escolar junto com a academia.
id UFGD-8_74af5fb344d3b3e35b6ba0778b554b63
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9184
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Formação docente e a educação inclusiva: uma reflexão sobre o ensino com estudante surdo e a prática docenteFormação Docente. Educação Especial. Estudantes Surdos.Este artigo traz uma reflexão sobre a formação e prática docente em relação ao ensino com estudantes surdos. O objetivo deste trabalho é discutir sobre a diferença linguística desses estudantes frente à formação e prática docente. Nas discussões trouxemos a relação da legislação na inclusão da disciplina de libras nos cursos de formações, sobre as pesquisas nos ambientes universitários e o distanciamento destas no ambiente escolar. Discutimos a relação da oralidade que ainda se impõe no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes surdos nas escolas e sobre a dificuldade na diferenciação dos papéis de intérprete e professor regente. Sobre o aspecto teoria e prática percebemos que esses dois fatores não são dissociados e que a formação de professores precisa estar vinculado em uma dimensão experiencial para dar significação no processo ensino e aprendizagem. Concluímos que ainda os estudos sobre formação docente com ênfase nos estudos da surdez é muito incipiente e que é necessário ampliar as discussões sobre formação e prática dentro do ambiente escolar junto com a academia.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/918410.30612/hre.v6i12.9184Horizontes - Revista de Educação; v. 6 n. 12 (2018); 93-1022318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/9184/5109Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Nelson2019-08-15T17:44:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9184Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-08-15T17:44:16Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente e a educação inclusiva: uma reflexão sobre o ensino com estudante surdo e a prática docente
title Formação docente e a educação inclusiva: uma reflexão sobre o ensino com estudante surdo e a prática docente
spellingShingle Formação docente e a educação inclusiva: uma reflexão sobre o ensino com estudante surdo e a prática docente
Dias, Nelson
Formação Docente. Educação Especial. Estudantes Surdos.
title_short Formação docente e a educação inclusiva: uma reflexão sobre o ensino com estudante surdo e a prática docente
title_full Formação docente e a educação inclusiva: uma reflexão sobre o ensino com estudante surdo e a prática docente
title_fullStr Formação docente e a educação inclusiva: uma reflexão sobre o ensino com estudante surdo e a prática docente
title_full_unstemmed Formação docente e a educação inclusiva: uma reflexão sobre o ensino com estudante surdo e a prática docente
title_sort Formação docente e a educação inclusiva: uma reflexão sobre o ensino com estudante surdo e a prática docente
author Dias, Nelson
author_facet Dias, Nelson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Nelson
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Docente. Educação Especial. Estudantes Surdos.
topic Formação Docente. Educação Especial. Estudantes Surdos.
description Este artigo traz uma reflexão sobre a formação e prática docente em relação ao ensino com estudantes surdos. O objetivo deste trabalho é discutir sobre a diferença linguística desses estudantes frente à formação e prática docente. Nas discussões trouxemos a relação da legislação na inclusão da disciplina de libras nos cursos de formações, sobre as pesquisas nos ambientes universitários e o distanciamento destas no ambiente escolar. Discutimos a relação da oralidade que ainda se impõe no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes surdos nas escolas e sobre a dificuldade na diferenciação dos papéis de intérprete e professor regente. Sobre o aspecto teoria e prática percebemos que esses dois fatores não são dissociados e que a formação de professores precisa estar vinculado em uma dimensão experiencial para dar significação no processo ensino e aprendizagem. Concluímos que ainda os estudos sobre formação docente com ênfase nos estudos da surdez é muito incipiente e que é necessário ampliar as discussões sobre formação e prática dentro do ambiente escolar junto com a academia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/9184
10.30612/hre.v6i12.9184
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/9184
identifier_str_mv 10.30612/hre.v6i12.9184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/9184/5109
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 6 n. 12 (2018); 93-102
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170589163520