Educação de alunos surdos: desafios à formação docente e à inclusão na escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Wesley Soares Guedes de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15919
Resumo: Esta tese tem como objetivo central analisar a prática docen te na educação bilíngue de alunos surdos do 6 o ao 9 o ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Paulo Freire/Niterói/RJ, no bojo do Programa de Bilinguismo da Fundação Municipal de Educação/FME e dos desdobramentos das políticas públicas educacionais in clusivas. São consideradas a formação possibilitada pela inclusão educacional de alunos surdos, as experiências de socialização, a garantia dos direitos humanos, a capacidade de resistência à manifestação do preconceito na escola, e o Atendimento Educacion al Especializado/AEE, realizado nas Salas de Recursos Multifuncionais/SRMs. De igual modo, o estudo caracterizou as experiências pedagógicas entre: professores das disciplinas do 6 o ao 9 o ano do Ensino Fundamental; professores regentes bilíngues; professor es de Salas de Recursos Multifuncionais/SRMs; professores de apoio especializado; e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais/Libras, diante das condições materiais objetivas de trabalho na Escola Municipal Paulo Freire/Niterói/RJ. Esse estudo, teórica e metodologicamente, tem o apoio da Teoria Crítica; e como instrumentos de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, no intuito de coletar dados para análise da inclusão de alunos surdos no segundo segmento do Ensino Fundamental, levando em consideração a prática docente, a formação do professor, o currículo em suas adaptações à Língua Brasileira de Sinais/Libras, a língua portuguesa como segunda língua para alunos surdos e, no seu bojo, as contradições sociais presentes na escola como instância social. Também identificou aspectos da educação inclusiva e sua contribuição para reflexão sobre a socialização do aluno surdo com colegas ouvintes na escola pública
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São consideradas a formação possibilitada pela inclusão educacional de alunos surdos, as experiências de socialização, a garantia dos direitos humanos, a capacidade de resistência à manifestação do preconceito na escola, e o Atendimento Educacion al Especializado/AEE, realizado nas Salas de Recursos Multifuncionais/SRMs. De igual modo, o estudo caracterizou as experiências pedagógicas entre: professores das disciplinas do 6 o ao 9 o ano do Ensino Fundamental; professores regentes bilíngues; professor es de Salas de Recursos Multifuncionais/SRMs; professores de apoio especializado; e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais/Libras, diante das condições materiais objetivas de trabalho na Escola Municipal Paulo Freire/Niterói/RJ. Esse estudo, teórica e metodologicamente, tem o apoio da Teoria Crítica; e como instrumentos de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, no intuito de coletar dados para análise da inclusão de alunos surdos no segundo segmento do Ensino Fundamental, levando em consideração a prática docente, a formação do professor, o currículo em suas adaptações à Língua Brasileira de Sinais/Libras, a língua portuguesa como segunda língua para alunos surdos e, no seu bojo, as contradições sociais presentes na escola como instância social. Também identificou aspectos da educação inclusiva e sua contribuição para reflexão sobre a socialização do aluno surdo com colegas ouvintes na escola públicaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis thesis brings as the main focus to analyse the teaching Practice in bilingual education of deaf students from 6 th to 9 th grades of Elementary School education, in the city of Niteroi, in the state of Rio de Janeir o at Municipal School Paulo Freire (Niteroi, RJ), according to bilinguism program of Funda ção Municipal de Educação de Niteroi (Educational Foundation of the city of Niteroi/RJ) and of braeking down of public educational law policies in the inclusive pers pective. The possible formation through educational inclusion of deaf students, the socialization experiences, the human right guarantee, the ability to resist when facing prejudice at school and the Atendimento Educacional Especializado /AEE (Special Educ ation Attending) made at Multifunctional Resources room are considered. Likewise, the study tried to characterize the pedagogical experiences among teachers of subjects from 6 th to 9 th grades of elementary teaching, leading bilingual teachers, multifunct ional resource room teachers (SRMs), specialized support teachers and BSL interpreters under objective material work conditons at Escola Municipal Paulo Freire/Niteroi city/RJ. This theoretic and methodological study has the support of Critical Theory; in order to collect data, semistructured interviews were made to analyse the inclusion of deaf students on the second level of Elementary School teaching, considering teacher’s formation and practicing, the curriculum and its adaptation to BSL, Portuguese as second language for deaf students and in its contents, the social contradictions found at schools, as social institution. It also found some aspects of inclusive educational aspects and its contribution for the development of reflection about socialization of deaf students among hearing students at public schools321 f.Costa, Valdelúcia Alves daFavorito, WilmaPintor, Nelma Alves MarquesAraújo, Flávia Monteiro de BarrosNajjar, Jorge Nassim VieiraMeireles, Rosana Maria Do Prado Luzhttp://lattes.cnpq.br/0292001485417344http://lattes.cnpq.br/3766561922402070http://lattes.cnpq.br/7608500976832841Moraes, Wesley Soares Guedes de2020-11-12T20:40:09Z2020-11-12T20:40:09Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMORAES, Wesley Soares Guedes de. Educação de alunos surdos: desafios à formação docente e à inclusão na escola pública. 2017. 321 f. 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