As representações da educação para a cidadania dos estudantes do ensino médio público português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Pedro Jorge da Costa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://www.lsie.unb.br/espacoegeografia/index.php/espacoegeografia/article/view/477
Resumo: UID/SOC/04647/2013
id RCAP_244427bb9e4c76d20b96255fe44d9820
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/21065
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As representações da educação para a cidadania dos estudantes do ensino médio público portuguêsPortuguese public school students' representations of citizenship educationSocialização políticaEstudantes do ensino médioEducação para a cidadaniaReconhecimentopolitical socializationhigh school studentseducation for citizenshiprecognitionUID/SOC/04647/2013Tendo como pano de fundo um ambiente fortemente marcado pela incerteza, particularmente no que se refere às condições de evolução do projeto político moderno de construção de uma sociedade democrática, com as suas promessas não totalmente cumpridas, o Estado português tem delegado na escola pública a tarefa de socializar politicamente os jovens, nomeadamente, criando uma área curricular de Educação para a Cidadania no ensino básico e no ensino médio. No âmbito de um projeto de pesquisa sobre a socialização política dos estudantes do ensino médio público português, procurou-se saber quais as representações da educação para a cidadania mobilizadas pelos mesmos. A pesquisa qualitativa abrangeu 4 escolas geograficamente contrastantes e com uma morfologia social muito diversa, nas quais foram realizadas entrevistas a pares de estudantes a frequentar o último ano de escolaridade do ensino médio, no total de 90. Através de uma análise temática de conteúdo, verificou-se que os resultados observados informam-nos sobre a existência de uma pluralidade de representações mobilizadas pelos estudantes correspondentes a diferentes modalidades de reconhecimento de si e dos outros. O objetivo deste texto visa precisamente apresentar uma topologia tipológica destas modalidades de reconhecimento, as quais contém o distinto significado atribuído à cidadania pelos estudantes e se constituem como uma rede plural de caminhos de realização da mesma. Against the backdrop of an environment strongly marked by uncertainty, particularly as regards the conditions for the evolution of modern political project of building a democratic society, with its unfulfi lled promises, the Portuguese State has delegated to the public school the task of politically socializing young people, creating to this a curriculum area of Citizenship Education in primary and secondary education. As part of a research project on the political socialization of students from Portuguese public high schools, we sought to know what are the representations of the citizenship education mobilized by the same students. The qualitative research comprised four geographically contrasting schools with a very diverse social morphology in which interviews were conducted to pairs of students attending the last grade of high school, totaling 90. Through a content thematic analysis, it was found that the observed results reveal us the existence of a plurality of representations mobilized by the students, corresponding to different modes of recognition of self and others. This text aims precisely to present a typological topology of these modalities of recognition, which contains the distinct meaning attributed by the students to citizenship and are constituted as a plural network of paths embodiment thereof.Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)RUNCaetano, Pedro Jorge da Costa2017-05-30T14:10:26Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article33application/pdfhttp://www.lsie.unb.br/espacoegeografia/index.php/espacoegeografia/article/view/477por1516-9375PURE: 2347827http://www.lsie.unb.br/espacoegeografia/index.php/espacoegeografia/article/view/477info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:07:18Zoai:run.unl.pt:10362/21065Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:26:37.160323Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As representações da educação para a cidadania dos estudantes do ensino médio público português
Portuguese public school students' representations of citizenship education
title As representações da educação para a cidadania dos estudantes do ensino médio público português
spellingShingle As representações da educação para a cidadania dos estudantes do ensino médio público português
Caetano, Pedro Jorge da Costa
Socialização política
Estudantes do ensino médio
Educação para a cidadania
Reconhecimento
political socialization
high school students
education for citizenship
recognition
title_short As representações da educação para a cidadania dos estudantes do ensino médio público português
title_full As representações da educação para a cidadania dos estudantes do ensino médio público português
title_fullStr As representações da educação para a cidadania dos estudantes do ensino médio público português
title_full_unstemmed As representações da educação para a cidadania dos estudantes do ensino médio público português
title_sort As representações da educação para a cidadania dos estudantes do ensino médio público português
author Caetano, Pedro Jorge da Costa
author_facet Caetano, Pedro Jorge da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Pedro Jorge da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Socialização política
Estudantes do ensino médio
Educação para a cidadania
Reconhecimento
political socialization
high school students
education for citizenship
recognition
topic Socialização política
Estudantes do ensino médio
Educação para a cidadania
Reconhecimento
political socialization
high school students
education for citizenship
recognition
description UID/SOC/04647/2013
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-05-30T14:10:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.lsie.unb.br/espacoegeografia/index.php/espacoegeografia/article/view/477
url http://www.lsie.unb.br/espacoegeografia/index.php/espacoegeografia/article/view/477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1516-9375
PURE: 2347827
http://www.lsie.unb.br/espacoegeografia/index.php/espacoegeografia/article/view/477
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 33
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137896204075008