A importância do estágio de observação para a formação de professores de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Yasmin Borges
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10859
Resumo: O presente trabalho visa abordar as formas pelo qual o estágio supervisionado direcionado à observação da escola e da atividade docente contribuem para a formação de um professor de biologia. Os resultados pautam-se nas observações realizadas nas aulas de ciências em duas turmas de 6º ano e nas aulas de biologia em também duas turmas de 1º. As escolas pelo qual foram realizadas as observações localizam-se no município de Teresina/PI. No decorrer do período de estágio foram observadas as metodologias de ensino utilizadas pelas professoras, os recursos didáticos usados pelas mesmas e a relação professor-aluno das turmas. As observações realizadas, inclusive sobre a infraestrutura de cada uma das escolas, foram discutidas com fundamentação teórica. No decorrer da disciplina de estágio supervisionado foram realizados dois projetos pedagógicos com o objetivo de averiguar se de fato os alunos compreenderam alguns conteúdos que outrora já haviam sido abordados pelas professoras. Os resultados mostraram que embora os temas já tivessem sido trabalhados pelas professoras e que avaliações sobre os conteúdos já tivessem sido realizadas, ainda sim os alunos mostraram grandes dificuldades. Ao final do período de estágio pôde-se concluir que a conciliação entre teorias educacionais e prática docente é de extrema complexidade e que inovar nas metodologias de ensino é crucial para a construção dos conhecimentos dos alunos.
id UFGD-8_7bd354e74b1e84139e21a31a3cbf93f2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10859
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling A importância do estágio de observação para a formação de professores de biologiaThe importance of the observation internship for the training of biology teachersEstágio Supervisionado. Professor de Biologia. Observação.Supervised Internship. Biology teacher. Note.O presente trabalho visa abordar as formas pelo qual o estágio supervisionado direcionado à observação da escola e da atividade docente contribuem para a formação de um professor de biologia. Os resultados pautam-se nas observações realizadas nas aulas de ciências em duas turmas de 6º ano e nas aulas de biologia em também duas turmas de 1º. As escolas pelo qual foram realizadas as observações localizam-se no município de Teresina/PI. No decorrer do período de estágio foram observadas as metodologias de ensino utilizadas pelas professoras, os recursos didáticos usados pelas mesmas e a relação professor-aluno das turmas. As observações realizadas, inclusive sobre a infraestrutura de cada uma das escolas, foram discutidas com fundamentação teórica. No decorrer da disciplina de estágio supervisionado foram realizados dois projetos pedagógicos com o objetivo de averiguar se de fato os alunos compreenderam alguns conteúdos que outrora já haviam sido abordados pelas professoras. Os resultados mostraram que embora os temas já tivessem sido trabalhados pelas professoras e que avaliações sobre os conteúdos já tivessem sido realizadas, ainda sim os alunos mostraram grandes dificuldades. Ao final do período de estágio pôde-se concluir que a conciliação entre teorias educacionais e prática docente é de extrema complexidade e que inovar nas metodologias de ensino é crucial para a construção dos conhecimentos dos alunos.The present work aims to approach the ways in which the supervised internship directed to the observation of the school and the teaching activity contribute to the formation of a biology teacher. The results are based on observations made in science classes in two 6th grade classes and in biology classes in two 1st grade classes. The schools through which the observations were made are located in the municipality of Teresina / PI. During the internship period, the teaching methodologies used by the teachers, the didactic resources used by them and the teacher-student relationship of the classes were observed. The observations made, including on the infrastructure of each of the schools, were discussed with theoretical foundation. During the supervised internship discipline, two pedagogical projects were carried out with the objective of verifying if the students really understood some content that had been previously addressed by the teachers. The results showed that although the themes had already been worked on by the teachers and that evaluations of the contents had already been performed, the students still showed great difficulties. At the end of the internship period it was concluded that the reconciliation between educational theories and teaching practice is extremely complex and that innovating in teaching methodologies is crucial for the construction of students' knowledge.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1085910.30612/hre.v9i16.10859Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-172318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10859/6624Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiniz, Yasmin Borges2021-01-14T17:23:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10859Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:16Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do estágio de observação para a formação de professores de biologia
The importance of the observation internship for the training of biology teachers
title A importância do estágio de observação para a formação de professores de biologia
spellingShingle A importância do estágio de observação para a formação de professores de biologia
Diniz, Yasmin Borges
Estágio Supervisionado. Professor de Biologia. Observação.
Supervised Internship. Biology teacher. Note.
title_short A importância do estágio de observação para a formação de professores de biologia
title_full A importância do estágio de observação para a formação de professores de biologia
title_fullStr A importância do estágio de observação para a formação de professores de biologia
title_full_unstemmed A importância do estágio de observação para a formação de professores de biologia
title_sort A importância do estágio de observação para a formação de professores de biologia
author Diniz, Yasmin Borges
author_facet Diniz, Yasmin Borges
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Yasmin Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Supervisionado. Professor de Biologia. Observação.
Supervised Internship. Biology teacher. Note.
topic Estágio Supervisionado. Professor de Biologia. Observação.
Supervised Internship. Biology teacher. Note.
description O presente trabalho visa abordar as formas pelo qual o estágio supervisionado direcionado à observação da escola e da atividade docente contribuem para a formação de um professor de biologia. Os resultados pautam-se nas observações realizadas nas aulas de ciências em duas turmas de 6º ano e nas aulas de biologia em também duas turmas de 1º. As escolas pelo qual foram realizadas as observações localizam-se no município de Teresina/PI. No decorrer do período de estágio foram observadas as metodologias de ensino utilizadas pelas professoras, os recursos didáticos usados pelas mesmas e a relação professor-aluno das turmas. As observações realizadas, inclusive sobre a infraestrutura de cada uma das escolas, foram discutidas com fundamentação teórica. No decorrer da disciplina de estágio supervisionado foram realizados dois projetos pedagógicos com o objetivo de averiguar se de fato os alunos compreenderam alguns conteúdos que outrora já haviam sido abordados pelas professoras. Os resultados mostraram que embora os temas já tivessem sido trabalhados pelas professoras e que avaliações sobre os conteúdos já tivessem sido realizadas, ainda sim os alunos mostraram grandes dificuldades. Ao final do período de estágio pôde-se concluir que a conciliação entre teorias educacionais e prática docente é de extrema complexidade e que inovar nas metodologias de ensino é crucial para a construção dos conhecimentos dos alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10859
10.30612/hre.v9i16.10859
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10859
identifier_str_mv 10.30612/hre.v9i16.10859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10859/6624
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-17
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170960359424