A importância do estágio de observação para a formação de professores de biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10859 |
Resumo: | O presente trabalho visa abordar as formas pelo qual o estágio supervisionado direcionado à observação da escola e da atividade docente contribuem para a formação de um professor de biologia. Os resultados pautam-se nas observações realizadas nas aulas de ciências em duas turmas de 6º ano e nas aulas de biologia em também duas turmas de 1º. As escolas pelo qual foram realizadas as observações localizam-se no município de Teresina/PI. No decorrer do período de estágio foram observadas as metodologias de ensino utilizadas pelas professoras, os recursos didáticos usados pelas mesmas e a relação professor-aluno das turmas. As observações realizadas, inclusive sobre a infraestrutura de cada uma das escolas, foram discutidas com fundamentação teórica. No decorrer da disciplina de estágio supervisionado foram realizados dois projetos pedagógicos com o objetivo de averiguar se de fato os alunos compreenderam alguns conteúdos que outrora já haviam sido abordados pelas professoras. Os resultados mostraram que embora os temas já tivessem sido trabalhados pelas professoras e que avaliações sobre os conteúdos já tivessem sido realizadas, ainda sim os alunos mostraram grandes dificuldades. Ao final do período de estágio pôde-se concluir que a conciliação entre teorias educacionais e prática docente é de extrema complexidade e que inovar nas metodologias de ensino é crucial para a construção dos conhecimentos dos alunos. |
id |
UFGD-8_7bd354e74b1e84139e21a31a3cbf93f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10859 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância do estágio de observação para a formação de professores de biologiaThe importance of the observation internship for the training of biology teachersEstágio Supervisionado. Professor de Biologia. Observação.Supervised Internship. Biology teacher. Note.O presente trabalho visa abordar as formas pelo qual o estágio supervisionado direcionado à observação da escola e da atividade docente contribuem para a formação de um professor de biologia. Os resultados pautam-se nas observações realizadas nas aulas de ciências em duas turmas de 6º ano e nas aulas de biologia em também duas turmas de 1º. As escolas pelo qual foram realizadas as observações localizam-se no município de Teresina/PI. No decorrer do período de estágio foram observadas as metodologias de ensino utilizadas pelas professoras, os recursos didáticos usados pelas mesmas e a relação professor-aluno das turmas. As observações realizadas, inclusive sobre a infraestrutura de cada uma das escolas, foram discutidas com fundamentação teórica. No decorrer da disciplina de estágio supervisionado foram realizados dois projetos pedagógicos com o objetivo de averiguar se de fato os alunos compreenderam alguns conteúdos que outrora já haviam sido abordados pelas professoras. Os resultados mostraram que embora os temas já tivessem sido trabalhados pelas professoras e que avaliações sobre os conteúdos já tivessem sido realizadas, ainda sim os alunos mostraram grandes dificuldades. Ao final do período de estágio pôde-se concluir que a conciliação entre teorias educacionais e prática docente é de extrema complexidade e que inovar nas metodologias de ensino é crucial para a construção dos conhecimentos dos alunos.The present work aims to approach the ways in which the supervised internship directed to the observation of the school and the teaching activity contribute to the formation of a biology teacher. The results are based on observations made in science classes in two 6th grade classes and in biology classes in two 1st grade classes. The schools through which the observations were made are located in the municipality of Teresina / PI. During the internship period, the teaching methodologies used by the teachers, the didactic resources used by them and the teacher-student relationship of the classes were observed. The observations made, including on the infrastructure of each of the schools, were discussed with theoretical foundation. During the supervised internship discipline, two pedagogical projects were carried out with the objective of verifying if the students really understood some content that had been previously addressed by the teachers. The results showed that although the themes had already been worked on by the teachers and that evaluations of the contents had already been performed, the students still showed great difficulties. At the end of the internship period it was concluded that the reconciliation between educational theories and teaching practice is extremely complex and that innovating in teaching methodologies is crucial for the construction of students' knowledge.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1085910.30612/hre.v9i16.10859Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-172318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10859/6624Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiniz, Yasmin Borges2021-01-14T17:23:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10859Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:16Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do estágio de observação para a formação de professores de biologia The importance of the observation internship for the training of biology teachers |
title |
A importância do estágio de observação para a formação de professores de biologia |
spellingShingle |
A importância do estágio de observação para a formação de professores de biologia Diniz, Yasmin Borges Estágio Supervisionado. Professor de Biologia. Observação. Supervised Internship. Biology teacher. Note. |
title_short |
A importância do estágio de observação para a formação de professores de biologia |
title_full |
A importância do estágio de observação para a formação de professores de biologia |
title_fullStr |
A importância do estágio de observação para a formação de professores de biologia |
title_full_unstemmed |
A importância do estágio de observação para a formação de professores de biologia |
title_sort |
A importância do estágio de observação para a formação de professores de biologia |
author |
Diniz, Yasmin Borges |
author_facet |
Diniz, Yasmin Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Yasmin Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Supervisionado. Professor de Biologia. Observação. Supervised Internship. Biology teacher. Note. |
topic |
Estágio Supervisionado. Professor de Biologia. Observação. Supervised Internship. Biology teacher. Note. |
description |
O presente trabalho visa abordar as formas pelo qual o estágio supervisionado direcionado à observação da escola e da atividade docente contribuem para a formação de um professor de biologia. Os resultados pautam-se nas observações realizadas nas aulas de ciências em duas turmas de 6º ano e nas aulas de biologia em também duas turmas de 1º. As escolas pelo qual foram realizadas as observações localizam-se no município de Teresina/PI. No decorrer do período de estágio foram observadas as metodologias de ensino utilizadas pelas professoras, os recursos didáticos usados pelas mesmas e a relação professor-aluno das turmas. As observações realizadas, inclusive sobre a infraestrutura de cada uma das escolas, foram discutidas com fundamentação teórica. No decorrer da disciplina de estágio supervisionado foram realizados dois projetos pedagógicos com o objetivo de averiguar se de fato os alunos compreenderam alguns conteúdos que outrora já haviam sido abordados pelas professoras. Os resultados mostraram que embora os temas já tivessem sido trabalhados pelas professoras e que avaliações sobre os conteúdos já tivessem sido realizadas, ainda sim os alunos mostraram grandes dificuldades. Ao final do período de estágio pôde-se concluir que a conciliação entre teorias educacionais e prática docente é de extrema complexidade e que inovar nas metodologias de ensino é crucial para a construção dos conhecimentos dos alunos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10859 10.30612/hre.v9i16.10859 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10859 |
identifier_str_mv |
10.30612/hre.v9i16.10859 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10859/6624 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-17 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831170960359424 |