Meio ambiente e sustentabilidade no Ensino Fundamental: uma prática de educação ambiental para ensinar ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8545 |
Resumo: | A Educação Ambiental (EA) torna possível (re)pensar hábitos e comportamentos em relação à forma com que usufruímos dos recursos naturais buscando o caminho da Sustentabilidade e uma relação saudável entre o homem e o ambiente. O relato de experiências aqui apresentado é um projeto escolar com objetivo trabalhar os conteúdos de solo e ciclo da água e conceitos relacionados ao Meio Ambiente e a Sustentabilidade. Analisamos a importância da aula prática como metodologia catalisadora de significação de conceitos que são abstratos para os alunos do Ensino Fundamental (EF). As aulas práticas assumem/possuem potencial no processo de formação/aquisição de conhecimentos científicos, pois, possibilitam trabalhar de forma concreta e interdisciplinar conceitos que são abstratos, como por exemplo, questões sobre o Meio Ambiente e a Sustentabilidade. |
id |
UFGD-8_7d46856f2e65a96103bb0f3cad87100e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8545 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Meio ambiente e sustentabilidade no Ensino Fundamental: uma prática de educação ambiental para ensinar ciênciasEnsino de Ciências. Estratégias didáticas. Hortas suspensas. Formação de professores.A Educação Ambiental (EA) torna possível (re)pensar hábitos e comportamentos em relação à forma com que usufruímos dos recursos naturais buscando o caminho da Sustentabilidade e uma relação saudável entre o homem e o ambiente. O relato de experiências aqui apresentado é um projeto escolar com objetivo trabalhar os conteúdos de solo e ciclo da água e conceitos relacionados ao Meio Ambiente e a Sustentabilidade. Analisamos a importância da aula prática como metodologia catalisadora de significação de conceitos que são abstratos para os alunos do Ensino Fundamental (EF). As aulas práticas assumem/possuem potencial no processo de formação/aquisição de conhecimentos científicos, pois, possibilitam trabalhar de forma concreta e interdisciplinar conceitos que são abstratos, como por exemplo, questões sobre o Meio Ambiente e a Sustentabilidade.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/854510.30612/hre.v6i12.8545Horizontes - Revista de Educação; v. 6 n. 12 (2018); 193-2052318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8545/5117Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessBremm, DanieleGüllich, Roque Ismael da Costa2019-08-16T14:47:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8545Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-08-16T14:47:02Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Meio ambiente e sustentabilidade no Ensino Fundamental: uma prática de educação ambiental para ensinar ciências |
title |
Meio ambiente e sustentabilidade no Ensino Fundamental: uma prática de educação ambiental para ensinar ciências |
spellingShingle |
Meio ambiente e sustentabilidade no Ensino Fundamental: uma prática de educação ambiental para ensinar ciências Bremm, Daniele Ensino de Ciências. Estratégias didáticas. Hortas suspensas. Formação de professores. |
title_short |
Meio ambiente e sustentabilidade no Ensino Fundamental: uma prática de educação ambiental para ensinar ciências |
title_full |
Meio ambiente e sustentabilidade no Ensino Fundamental: uma prática de educação ambiental para ensinar ciências |
title_fullStr |
Meio ambiente e sustentabilidade no Ensino Fundamental: uma prática de educação ambiental para ensinar ciências |
title_full_unstemmed |
Meio ambiente e sustentabilidade no Ensino Fundamental: uma prática de educação ambiental para ensinar ciências |
title_sort |
Meio ambiente e sustentabilidade no Ensino Fundamental: uma prática de educação ambiental para ensinar ciências |
author |
Bremm, Daniele |
author_facet |
Bremm, Daniele Güllich, Roque Ismael da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Güllich, Roque Ismael da Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bremm, Daniele Güllich, Roque Ismael da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências. Estratégias didáticas. Hortas suspensas. Formação de professores. |
topic |
Ensino de Ciências. Estratégias didáticas. Hortas suspensas. Formação de professores. |
description |
A Educação Ambiental (EA) torna possível (re)pensar hábitos e comportamentos em relação à forma com que usufruímos dos recursos naturais buscando o caminho da Sustentabilidade e uma relação saudável entre o homem e o ambiente. O relato de experiências aqui apresentado é um projeto escolar com objetivo trabalhar os conteúdos de solo e ciclo da água e conceitos relacionados ao Meio Ambiente e a Sustentabilidade. Analisamos a importância da aula prática como metodologia catalisadora de significação de conceitos que são abstratos para os alunos do Ensino Fundamental (EF). As aulas práticas assumem/possuem potencial no processo de formação/aquisição de conhecimentos científicos, pois, possibilitam trabalhar de forma concreta e interdisciplinar conceitos que são abstratos, como por exemplo, questões sobre o Meio Ambiente e a Sustentabilidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8545 10.30612/hre.v6i12.8545 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8545 |
identifier_str_mv |
10.30612/hre.v6i12.8545 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8545/5117 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 6 n. 12 (2018); 193-205 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831170567143424 |