O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta metodológica a partir da BNCC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Cristiane Talita Gromann de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gouveia Neto, Sérgio Candido de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10649
Resumo: A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) para o Ensino Fundamental (EF) normatiza quais conteúdos ensinar, mas não como devem ser ensinados. Nesse cenário, temos a disciplina de Ciências dos anos iniciais do EF, momento em que os alunos estão numa fase delicada de transição. Norteando-se pelas exigências sociais e legislações educacionais atuais, o trabalho em tela tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica para a disciplina de Ciências do EF, pautado nas determinações da BNCC. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, concluímos que a metodologia de projetos se mostra uma alternativa eficaz para atender as exigências sociais e da BNCC.
id UFGD-8_855744191082b5ff8baf7af8d8295191
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10649
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta metodológica a partir da BNCCMetodologia por projetos. Legislações educacionais. Intervenção pedagógica.A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) para o Ensino Fundamental (EF) normatiza quais conteúdos ensinar, mas não como devem ser ensinados. Nesse cenário, temos a disciplina de Ciências dos anos iniciais do EF, momento em que os alunos estão numa fase delicada de transição. Norteando-se pelas exigências sociais e legislações educacionais atuais, o trabalho em tela tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica para a disciplina de Ciências do EF, pautado nas determinações da BNCC. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, concluímos que a metodologia de projetos se mostra uma alternativa eficaz para atender as exigências sociais e da BNCC.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1064910.30612/hre.v8i15.10649Horizontes - Revista de Educação; v. 8 n. 15 (2020); 39-602318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10649/5827Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGouveia, Cristiane Talita Gromann deGouveia Neto, Sérgio Candido de2020-08-07T19:38:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10649Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-08-07T19:38:56Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta metodológica a partir da BNCC
title O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta metodológica a partir da BNCC
spellingShingle O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta metodológica a partir da BNCC
Gouveia, Cristiane Talita Gromann de
Metodologia por projetos. Legislações educacionais. Intervenção pedagógica.
title_short O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta metodológica a partir da BNCC
title_full O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta metodológica a partir da BNCC
title_fullStr O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta metodológica a partir da BNCC
title_full_unstemmed O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta metodológica a partir da BNCC
title_sort O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta metodológica a partir da BNCC
author Gouveia, Cristiane Talita Gromann de
author_facet Gouveia, Cristiane Talita Gromann de
Gouveia Neto, Sérgio Candido de
author_role author
author2 Gouveia Neto, Sérgio Candido de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, Cristiane Talita Gromann de
Gouveia Neto, Sérgio Candido de
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia por projetos. Legislações educacionais. Intervenção pedagógica.
topic Metodologia por projetos. Legislações educacionais. Intervenção pedagógica.
description A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) para o Ensino Fundamental (EF) normatiza quais conteúdos ensinar, mas não como devem ser ensinados. Nesse cenário, temos a disciplina de Ciências dos anos iniciais do EF, momento em que os alunos estão numa fase delicada de transição. Norteando-se pelas exigências sociais e legislações educacionais atuais, o trabalho em tela tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica para a disciplina de Ciências do EF, pautado nas determinações da BNCC. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, concluímos que a metodologia de projetos se mostra uma alternativa eficaz para atender as exigências sociais e da BNCC.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10649
10.30612/hre.v8i15.10649
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10649
identifier_str_mv 10.30612/hre.v8i15.10649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10649/5827
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 8 n. 15 (2020); 39-60
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170946727936