Organização e funcionamento das classes hospitalares: uma prerrogativa da Educação Especial?
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/11574 |
Resumo: | Este trabalho objetiva, na interface das áreas da Educação e da Saúde, compreender a organização e o funcionamento das classes hospitalares, bem como a definição dos estudantes/pacientes destinados a este serviço, alocado sob a competência da Educação Especial. Metodologicamente, a pesquisa define-se como um estudo documental e bibliográfico, operacionalizado por meio de seleção de fontes, leituras e fichamentos. A classe hospitalar é conceituada como espaço destinado ao apoio pedagógico educacional aos alunos matriculados na Educação Básica e que se encontram hospitalizados. Este serviço consta no rol de atendimentos da Educação Especial por abranger necessidades específicas e educacionais especiais durante o período de hospitalização, visando o acesso aos conteúdos curriculares, de modo que o estudante possa retornar ao processo regular de escolarização. |
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Organização e funcionamento das classes hospitalares: uma prerrogativa da Educação Especial?Modalidades de Educação EspecialClasse Especial HospitalarEnsino Hospitalar.Este trabalho objetiva, na interface das áreas da Educação e da Saúde, compreender a organização e o funcionamento das classes hospitalares, bem como a definição dos estudantes/pacientes destinados a este serviço, alocado sob a competência da Educação Especial. Metodologicamente, a pesquisa define-se como um estudo documental e bibliográfico, operacionalizado por meio de seleção de fontes, leituras e fichamentos. A classe hospitalar é conceituada como espaço destinado ao apoio pedagógico educacional aos alunos matriculados na Educação Básica e que se encontram hospitalizados. Este serviço consta no rol de atendimentos da Educação Especial por abranger necessidades específicas e educacionais especiais durante o período de hospitalização, visando o acesso aos conteúdos curriculares, de modo que o estudante possa retornar ao processo regular de escolarização.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1157410.30612/hre.v8i15.11574Horizontes - Revista de Educação; v. 8 n. 15 (2020); 293-3092318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/11574/5845Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessClaro, Andreia Pires DiasRibeiro, Eduardo AdãoNozu, Washington Cesar Shoiti2020-08-07T19:38:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11574Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-08-07T19:38:56Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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