Expansão da educação superior a distância: a questão da institucionalização
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10203 |
Resumo: | O artigo em questão trata da educação superior brasileira e sua expansão na modalidade a distância. A partir da aprovação da LDB - Lei 9.394/1996, precisamente em seu artigo 80 que trata da educação a distância, muito tem sido o crescimento desta modalidade no Brasil. Dessa forma, os cursos a distância em instituições públicas são ofertados por meio de Convênio entre a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), os Estados, Municípios e as Universidades, após o credenciamento dessa junta ao Ministério da Educação (MEC). Para o embasamento teórico será utilizado estudiosos como: DOURADO (2011); MERCADO (2011); PRETI (2009), que vão trazer pontos relevantes para nosso estudo e discussões acerca da educação brasileira, a modalidade a distância e a institucionalização e, as políticas públicas no ensino superior. No entanto, essa expansão de relevância acelerada em instituições públicas e privadas, tem levado a discussão no interior das universidades, especialmente as públicas, a pensar a questão da institucionalização desse ensino. Assim, o trabalho vem trazer reflexões bibliográficas sobre o que está sendo abordado na atualidade. |
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O artigo em questão trata da educação superior brasileira e sua expansão na modalidade a distância. A partir da aprovação da LDB - Lei 9.394/1996, precisamente em seu artigo 80 que trata da educação a distância, muito tem sido o crescimento desta modalidade no Brasil. Dessa forma, os cursos a distância em instituições públicas são ofertados por meio de Convênio entre a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), os Estados, Municípios e as Universidades, após o credenciamento dessa junta ao Ministério da Educação (MEC). Para o embasamento teórico será utilizado estudiosos como: DOURADO (2011); MERCADO (2011); PRETI (2009), que vão trazer pontos relevantes para nosso estudo e discussões acerca da educação brasileira, a modalidade a distância e a institucionalização e, as políticas públicas no ensino superior. No entanto, essa expansão de relevância acelerada em instituições públicas e privadas, tem levado a discussão no interior das universidades, especialmente as públicas, a pensar a questão da institucionalização desse ensino. Assim, o trabalho vem trazer reflexões bibliográficas sobre o que está sendo abordado na atualidade. |
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