Análise das orientações didáticas dos PCN e de Ciências: enfoque sobre a problematização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Vera Mattos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2066
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar a orientação didática Problematização, apresentada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências, dos anos finais do ensino fundamental, à luz de referenciais teóricos inerentes à Didática, à Didática das Ciências e à Antropologia Didática. Na análise foram utilizados os princípios do método fenomenológico, a partir de uma leitura hermenêutica do discurso presente no documento. Foram elencadas as unidades de significado presentes no texto dos PCN de Ciências, que posteriormente foram transformadas em discurso articulado. Conforme a análise realizada, percebeu-se que no contexto da Problematização existe a necessidade do professor construir (ou reconstruir) a proposta educativa, estabelecendo um modelo científico da realidade vivencial que se queira estudar junto com o aluno, de forma que este possa encontrar soluções para as situações-problema apresentadas.
id UFGD-8_a543fd15c28dcd5d1e9cdc5f270dae5d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2066
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Análise das orientações didáticas dos PCN e de Ciências: enfoque sobre a problematizaçãoPCN de Ciências. Orientações Didáticas. Problematização.O presente artigo tem por objetivo analisar a orientação didática Problematização, apresentada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências, dos anos finais do ensino fundamental, à luz de referenciais teóricos inerentes à Didática, à Didática das Ciências e à Antropologia Didática. Na análise foram utilizados os princípios do método fenomenológico, a partir de uma leitura hermenêutica do discurso presente no documento. Foram elencadas as unidades de significado presentes no texto dos PCN de Ciências, que posteriormente foram transformadas em discurso articulado. Conforme a análise realizada, percebeu-se que no contexto da Problematização existe a necessidade do professor construir (ou reconstruir) a proposta educativa, estabelecendo um modelo científico da realidade vivencial que se queira estudar junto com o aluno, de forma que este possa encontrar soluções para as situações-problema apresentadas.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2013-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2066Horizontes - Revista de Educação; v. 1 n. 1 (2013); 87-992318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2066/1438Machado, Vera Mattosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-18T15:44:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2066Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-18T15:44:03Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das orientações didáticas dos PCN e de Ciências: enfoque sobre a problematização
title Análise das orientações didáticas dos PCN e de Ciências: enfoque sobre a problematização
spellingShingle Análise das orientações didáticas dos PCN e de Ciências: enfoque sobre a problematização
Machado, Vera Mattos
PCN de Ciências. Orientações Didáticas. Problematização.
title_short Análise das orientações didáticas dos PCN e de Ciências: enfoque sobre a problematização
title_full Análise das orientações didáticas dos PCN e de Ciências: enfoque sobre a problematização
title_fullStr Análise das orientações didáticas dos PCN e de Ciências: enfoque sobre a problematização
title_full_unstemmed Análise das orientações didáticas dos PCN e de Ciências: enfoque sobre a problematização
title_sort Análise das orientações didáticas dos PCN e de Ciências: enfoque sobre a problematização
author Machado, Vera Mattos
author_facet Machado, Vera Mattos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Vera Mattos
dc.subject.por.fl_str_mv PCN de Ciências. Orientações Didáticas. Problematização.
topic PCN de Ciências. Orientações Didáticas. Problematização.
description O presente artigo tem por objetivo analisar a orientação didática Problematização, apresentada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências, dos anos finais do ensino fundamental, à luz de referenciais teóricos inerentes à Didática, à Didática das Ciências e à Antropologia Didática. Na análise foram utilizados os princípios do método fenomenológico, a partir de uma leitura hermenêutica do discurso presente no documento. Foram elencadas as unidades de significado presentes no texto dos PCN de Ciências, que posteriormente foram transformadas em discurso articulado. Conforme a análise realizada, percebeu-se que no contexto da Problematização existe a necessidade do professor construir (ou reconstruir) a proposta educativa, estabelecendo um modelo científico da realidade vivencial que se queira estudar junto com o aluno, de forma que este possa encontrar soluções para as situações-problema apresentadas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2066
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2066/1438
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 1 n. 1 (2013); 87-99
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831169972600832