Análise das orientações didáticas dos PCN e de Ciências: enfoque sobre a problematização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2066 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo analisar a orientação didática Problematização, apresentada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências, dos anos finais do ensino fundamental, à luz de referenciais teóricos inerentes à Didática, à Didática das Ciências e à Antropologia Didática. Na análise foram utilizados os princípios do método fenomenológico, a partir de uma leitura hermenêutica do discurso presente no documento. Foram elencadas as unidades de significado presentes no texto dos PCN de Ciências, que posteriormente foram transformadas em discurso articulado. Conforme a análise realizada, percebeu-se que no contexto da Problematização existe a necessidade do professor construir (ou reconstruir) a proposta educativa, estabelecendo um modelo científico da realidade vivencial que se queira estudar junto com o aluno, de forma que este possa encontrar soluções para as situações-problema apresentadas. |
id |
UFGD-8_a543fd15c28dcd5d1e9cdc5f270dae5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2066 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise das orientações didáticas dos PCN e de Ciências: enfoque sobre a problematizaçãoPCN de Ciências. Orientações Didáticas. Problematização.O presente artigo tem por objetivo analisar a orientação didática Problematização, apresentada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências, dos anos finais do ensino fundamental, à luz de referenciais teóricos inerentes à Didática, à Didática das Ciências e à Antropologia Didática. Na análise foram utilizados os princípios do método fenomenológico, a partir de uma leitura hermenêutica do discurso presente no documento. Foram elencadas as unidades de significado presentes no texto dos PCN de Ciências, que posteriormente foram transformadas em discurso articulado. Conforme a análise realizada, percebeu-se que no contexto da Problematização existe a necessidade do professor construir (ou reconstruir) a proposta educativa, estabelecendo um modelo científico da realidade vivencial que se queira estudar junto com o aluno, de forma que este possa encontrar soluções para as situações-problema apresentadas.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2013-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2066Horizontes - Revista de Educação; v. 1 n. 1 (2013); 87-992318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2066/1438Machado, Vera Mattosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-18T15:44:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2066Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-18T15:44:03Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise das orientações didáticas dos PCN e de Ciências: enfoque sobre a problematização |
title |
Análise das orientações didáticas dos PCN e de Ciências: enfoque sobre a problematização |
spellingShingle |
Análise das orientações didáticas dos PCN e de Ciências: enfoque sobre a problematização Machado, Vera Mattos PCN de Ciências. Orientações Didáticas. Problematização. |
title_short |
Análise das orientações didáticas dos PCN e de Ciências: enfoque sobre a problematização |
title_full |
Análise das orientações didáticas dos PCN e de Ciências: enfoque sobre a problematização |
title_fullStr |
Análise das orientações didáticas dos PCN e de Ciências: enfoque sobre a problematização |
title_full_unstemmed |
Análise das orientações didáticas dos PCN e de Ciências: enfoque sobre a problematização |
title_sort |
Análise das orientações didáticas dos PCN e de Ciências: enfoque sobre a problematização |
author |
Machado, Vera Mattos |
author_facet |
Machado, Vera Mattos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Vera Mattos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PCN de Ciências. Orientações Didáticas. Problematização. |
topic |
PCN de Ciências. Orientações Didáticas. Problematização. |
description |
O presente artigo tem por objetivo analisar a orientação didática Problematização, apresentada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências, dos anos finais do ensino fundamental, à luz de referenciais teóricos inerentes à Didática, à Didática das Ciências e à Antropologia Didática. Na análise foram utilizados os princípios do método fenomenológico, a partir de uma leitura hermenêutica do discurso presente no documento. Foram elencadas as unidades de significado presentes no texto dos PCN de Ciências, que posteriormente foram transformadas em discurso articulado. Conforme a análise realizada, percebeu-se que no contexto da Problematização existe a necessidade do professor construir (ou reconstruir) a proposta educativa, estabelecendo um modelo científico da realidade vivencial que se queira estudar junto com o aluno, de forma que este possa encontrar soluções para as situações-problema apresentadas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2066 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2066 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2066/1438 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 1 n. 1 (2013); 87-99 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831169972600832 |