Gestão na Educação Infantil: concepções e implicações práticas no trabalho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pott, Francielle Priscyla
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Souza, Micheli Maria Sena de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5968
Resumo: A gestão na Educação Infantil é um campo de muito embate e poucas pesquisas. Conforme a LDB/1996, a gestão deve ser realizada por profissional habilitado cujas atribuições voltam-se a liderança, organização e ao acompanhamento dos processos pedagógicos. Considerando as mudanças históricas pelas quais passou a Educação Infantil, busca-se aqui identificar e descrever o papel do gestor com vistas a apontar sua relevância no desenvolvimento do trabalho do docente. Trata-se de pesquisa qualitativa, com uso de análise bibliográfica e aplicação de questionários aos docentes e coordenador pedagógico de dois Centros de Educação Infantil Municipal, de Fátima do Sul, MS. Os resultados demonstraram a importância da presença do coordenador pedagógico e quão valioso é o trabalho desempenhado em parceria com os demais envolvidos no processo educativo, refletindo satisfatoriamente no desenvolvimento das práticas pedagógicas.
id UFGD-8_a7c93f5ca4b8f284f9cf3e2cb335601a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5968
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Gestão na Educação Infantil: concepções e implicações práticas no trabalho docenteCoordenação Pedagógica. Educação Infantil. Docência.A gestão na Educação Infantil é um campo de muito embate e poucas pesquisas. Conforme a LDB/1996, a gestão deve ser realizada por profissional habilitado cujas atribuições voltam-se a liderança, organização e ao acompanhamento dos processos pedagógicos. Considerando as mudanças históricas pelas quais passou a Educação Infantil, busca-se aqui identificar e descrever o papel do gestor com vistas a apontar sua relevância no desenvolvimento do trabalho do docente. Trata-se de pesquisa qualitativa, com uso de análise bibliográfica e aplicação de questionários aos docentes e coordenador pedagógico de dois Centros de Educação Infantil Municipal, de Fátima do Sul, MS. Os resultados demonstraram a importância da presença do coordenador pedagógico e quão valioso é o trabalho desempenhado em parceria com os demais envolvidos no processo educativo, refletindo satisfatoriamente no desenvolvimento das práticas pedagógicas.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5968Horizontes - Revista de Educação; v. 4 n. 7 (2016): Dossiê Educação Infantil: fundamentos e práticas docentes; 56-762318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5968/3188Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessPott, Francielle PriscylaSouza, Micheli Maria Sena de2020-02-20T16:13:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5968Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-20T16:13:51Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão na Educação Infantil: concepções e implicações práticas no trabalho docente
title Gestão na Educação Infantil: concepções e implicações práticas no trabalho docente
spellingShingle Gestão na Educação Infantil: concepções e implicações práticas no trabalho docente
Pott, Francielle Priscyla
Coordenação Pedagógica. Educação Infantil. Docência.
title_short Gestão na Educação Infantil: concepções e implicações práticas no trabalho docente
title_full Gestão na Educação Infantil: concepções e implicações práticas no trabalho docente
title_fullStr Gestão na Educação Infantil: concepções e implicações práticas no trabalho docente
title_full_unstemmed Gestão na Educação Infantil: concepções e implicações práticas no trabalho docente
title_sort Gestão na Educação Infantil: concepções e implicações práticas no trabalho docente
author Pott, Francielle Priscyla
author_facet Pott, Francielle Priscyla
Souza, Micheli Maria Sena de
author_role author
author2 Souza, Micheli Maria Sena de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pott, Francielle Priscyla
Souza, Micheli Maria Sena de
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenação Pedagógica. Educação Infantil. Docência.
topic Coordenação Pedagógica. Educação Infantil. Docência.
description A gestão na Educação Infantil é um campo de muito embate e poucas pesquisas. Conforme a LDB/1996, a gestão deve ser realizada por profissional habilitado cujas atribuições voltam-se a liderança, organização e ao acompanhamento dos processos pedagógicos. Considerando as mudanças históricas pelas quais passou a Educação Infantil, busca-se aqui identificar e descrever o papel do gestor com vistas a apontar sua relevância no desenvolvimento do trabalho do docente. Trata-se de pesquisa qualitativa, com uso de análise bibliográfica e aplicação de questionários aos docentes e coordenador pedagógico de dois Centros de Educação Infantil Municipal, de Fátima do Sul, MS. Os resultados demonstraram a importância da presença do coordenador pedagógico e quão valioso é o trabalho desempenhado em parceria com os demais envolvidos no processo educativo, refletindo satisfatoriamente no desenvolvimento das práticas pedagógicas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5968
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5968/3188
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 4 n. 7 (2016): Dossiê Educação Infantil: fundamentos e práticas docentes; 56-76
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170099478528