Livro didático: um novo elemento nas salas de Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5954 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo analisar a forma como o desenvolvimento da linguagem é pensada a partir dos conceitos e estrutura de um livro didático destinado a crianças da educação infantil. Para tanto, tendo como aporte teórico os estudos sobre alfabetização e letramento, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo documental onde analisou-se as atividades voltadas para a alfabetização de um livro didático utilizado por uma turma de Pré I. Com base nas análises realizadas constatou-se que ainda se mantém métodos de ensino que utilizam o livro didático como ferramenta pedagógica imprescindível e que mesmo nos dias de hoje grande parte das atividades propostas apresentam exercícios que estimulam a repetição, memorização, junção de sílabas e a cópia de um modelo, abandonando propostas lúdicas e que priorizam a diversidade de materiais, acabando por atingir de forma menos eficaz a alfabetização das crianças. |
id |
UFGD-8_b21b6a2fae27663422a569a8b2c2a8f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5954 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Livro didático: um novo elemento nas salas de Educação InfantilAlfabetização. Educação infantil. Livro didático.Esta pesquisa tem por objetivo analisar a forma como o desenvolvimento da linguagem é pensada a partir dos conceitos e estrutura de um livro didático destinado a crianças da educação infantil. Para tanto, tendo como aporte teórico os estudos sobre alfabetização e letramento, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo documental onde analisou-se as atividades voltadas para a alfabetização de um livro didático utilizado por uma turma de Pré I. Com base nas análises realizadas constatou-se que ainda se mantém métodos de ensino que utilizam o livro didático como ferramenta pedagógica imprescindível e que mesmo nos dias de hoje grande parte das atividades propostas apresentam exercícios que estimulam a repetição, memorização, junção de sílabas e a cópia de um modelo, abandonando propostas lúdicas e que priorizam a diversidade de materiais, acabando por atingir de forma menos eficaz a alfabetização das crianças.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5954Horizontes - Revista de Educação; v. 4 n. 7 (2016): Dossiê Educação Infantil: fundamentos e práticas docentes; 174-1862318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5954/3209Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Thaise daSagrilo, Ana Paula Bolsan2020-02-20T16:13:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5954Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-20T16:13:51Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Livro didático: um novo elemento nas salas de Educação Infantil |
title |
Livro didático: um novo elemento nas salas de Educação Infantil |
spellingShingle |
Livro didático: um novo elemento nas salas de Educação Infantil Silva, Thaise da Alfabetização. Educação infantil. Livro didático. |
title_short |
Livro didático: um novo elemento nas salas de Educação Infantil |
title_full |
Livro didático: um novo elemento nas salas de Educação Infantil |
title_fullStr |
Livro didático: um novo elemento nas salas de Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Livro didático: um novo elemento nas salas de Educação Infantil |
title_sort |
Livro didático: um novo elemento nas salas de Educação Infantil |
author |
Silva, Thaise da |
author_facet |
Silva, Thaise da Sagrilo, Ana Paula Bolsan |
author_role |
author |
author2 |
Sagrilo, Ana Paula Bolsan |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Thaise da Sagrilo, Ana Paula Bolsan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização. Educação infantil. Livro didático. |
topic |
Alfabetização. Educação infantil. Livro didático. |
description |
Esta pesquisa tem por objetivo analisar a forma como o desenvolvimento da linguagem é pensada a partir dos conceitos e estrutura de um livro didático destinado a crianças da educação infantil. Para tanto, tendo como aporte teórico os estudos sobre alfabetização e letramento, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo documental onde analisou-se as atividades voltadas para a alfabetização de um livro didático utilizado por uma turma de Pré I. Com base nas análises realizadas constatou-se que ainda se mantém métodos de ensino que utilizam o livro didático como ferramenta pedagógica imprescindível e que mesmo nos dias de hoje grande parte das atividades propostas apresentam exercícios que estimulam a repetição, memorização, junção de sílabas e a cópia de um modelo, abandonando propostas lúdicas e que priorizam a diversidade de materiais, acabando por atingir de forma menos eficaz a alfabetização das crianças. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5954 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5954/3209 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 4 n. 7 (2016): Dossiê Educação Infantil: fundamentos e práticas docentes; 174-186 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831170094235648 |