Leitura e escrita do mundo vivido por meio da alfabetização cartográfica: possíveis contribuições para a educação especial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2029 |
Resumo: | O artigo objetiva discutir a influência da alfabetização cartográfica para a aprendizagem em Geografia com crianças, e possíveis contribuições para a educação especial. A criança pode aprender a ler e a escrever o mundo vivido, por meio da leitura do espaço, que traz as marcas da vida dos homens. A pesquisa foi qualitativa com a teorização de oficinas de alfabetização cartográfica, bem como a técnica da observação dos alunos do quinto ano de uma escola do estado de MS. Apresentou como referencial Brasil (1996), Castrogiovanni (2003), Callai (2005, 2011), Costella (2003), Fazenda (1993), Santos (2204). A alfabetização se deu por meio da criação de si mesmo (por meio de bonecos) e seu entorno com criação de representações espaciais tridimensionais. Esse processo pode fazer a criança conhecer a si mesma, o lugar em que vive, as relações com outros lugares e contribuir para uma leitura e escrita do mundo vivido. |
id |
UFGD-8_d4b687b7d4ec05adc07d96093fc76639 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2029 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura e escrita do mundo vivido por meio da alfabetização cartográfica: possíveis contribuições para a educação especialGeografia. Alfabetização espacial. Educação especial.O artigo objetiva discutir a influência da alfabetização cartográfica para a aprendizagem em Geografia com crianças, e possíveis contribuições para a educação especial. A criança pode aprender a ler e a escrever o mundo vivido, por meio da leitura do espaço, que traz as marcas da vida dos homens. A pesquisa foi qualitativa com a teorização de oficinas de alfabetização cartográfica, bem como a técnica da observação dos alunos do quinto ano de uma escola do estado de MS. Apresentou como referencial Brasil (1996), Castrogiovanni (2003), Callai (2005, 2011), Costella (2003), Fazenda (1993), Santos (2204). A alfabetização se deu por meio da criação de si mesmo (por meio de bonecos) e seu entorno com criação de representações espaciais tridimensionais. Esse processo pode fazer a criança conhecer a si mesma, o lugar em que vive, as relações com outros lugares e contribuir para uma leitura e escrita do mundo vivido.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2014-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2029Horizontes - Revista de Educação; v. 1 n. 1 (2013)2318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDHammes, Care Cristianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-18T15:44:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2029Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-18T15:44:03Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura e escrita do mundo vivido por meio da alfabetização cartográfica: possíveis contribuições para a educação especial |
title |
Leitura e escrita do mundo vivido por meio da alfabetização cartográfica: possíveis contribuições para a educação especial |
spellingShingle |
Leitura e escrita do mundo vivido por meio da alfabetização cartográfica: possíveis contribuições para a educação especial Hammes, Care Cristiane Geografia. Alfabetização espacial. Educação especial. |
title_short |
Leitura e escrita do mundo vivido por meio da alfabetização cartográfica: possíveis contribuições para a educação especial |
title_full |
Leitura e escrita do mundo vivido por meio da alfabetização cartográfica: possíveis contribuições para a educação especial |
title_fullStr |
Leitura e escrita do mundo vivido por meio da alfabetização cartográfica: possíveis contribuições para a educação especial |
title_full_unstemmed |
Leitura e escrita do mundo vivido por meio da alfabetização cartográfica: possíveis contribuições para a educação especial |
title_sort |
Leitura e escrita do mundo vivido por meio da alfabetização cartográfica: possíveis contribuições para a educação especial |
author |
Hammes, Care Cristiane |
author_facet |
Hammes, Care Cristiane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hammes, Care Cristiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia. Alfabetização espacial. Educação especial. |
topic |
Geografia. Alfabetização espacial. Educação especial. |
description |
O artigo objetiva discutir a influência da alfabetização cartográfica para a aprendizagem em Geografia com crianças, e possíveis contribuições para a educação especial. A criança pode aprender a ler e a escrever o mundo vivido, por meio da leitura do espaço, que traz as marcas da vida dos homens. A pesquisa foi qualitativa com a teorização de oficinas de alfabetização cartográfica, bem como a técnica da observação dos alunos do quinto ano de uma escola do estado de MS. Apresentou como referencial Brasil (1996), Castrogiovanni (2003), Callai (2005, 2011), Costella (2003), Fazenda (1993), Santos (2204). A alfabetização se deu por meio da criação de si mesmo (por meio de bonecos) e seu entorno com criação de representações espaciais tridimensionais. Esse processo pode fazer a criança conhecer a si mesma, o lugar em que vive, as relações com outros lugares e contribuir para uma leitura e escrita do mundo vivido. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2029 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2029 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 1 n. 1 (2013) 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831169969455104 |