A alfabetização Cartográfica nas séries iniciais do Ensino Fundamental: um estudo realizado na escola Municipal Mércia Cardoso Coimbra no município de Parintins/AM.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mourão, Elcilene
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/675
Resumo: Este artigo pretende trazer algumas considerações acerca da alfabetização cartográfica nas séries iniciais da escola Mércia Cardoso Coimbra no município de Parintins/AM. Para a sua realização destacamos os seguintes objetivos específicos: i) Identificar como a Cartografia está sendo trabalhada nas séries iniciais da instituição; ii) Descrever os fatores que interferem na dinâmica da Alfabetização Cartográfica na escola em estudo; iii) Propor meios para facilitar o trabalho de alfabetização Cartográfica realizado pelos professores de Geografia nas séries iniciais. Para que estes fossem respondidos, foi realizado a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo tendo como participantes da pesquisa 3 professores de geografia das séries iniciais. Dentre os principais achados da pesquisa ficou evidenciado que os professores tem domínio da alfabetização cartográfica, seus conceitos e sua importância para a educação dos alunos. Os mesmos se utilizam da metodologia de ensino que repassa com clareza aos seus alunos sobre cartografia, por meios de atividades que os levem a vivenciar técnicas de representação espacial. Também foi possível verificar que a família pouco participa do processo da alfabetização cartográfica e isso pode vir a influenciar nesse ensino. A escola, enquanto instituição socializadora, pode está investindo em palestras de cunho informativo para as famílias das crianças, com o objetivo de afirmar a importância da família no processo de alfabetização cartográfica dos alunos.
id UEA_b2e25bf79eaa641fb7771f46c1dd0196
oai_identifier_str oai:repositorioinstitucional:riuea/675
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling A alfabetização Cartográfica nas séries iniciais do Ensino Fundamental: um estudo realizado na escola Municipal Mércia Cardoso Coimbra no município de Parintins/AM.Cartographic literacy in the initial grades of Elementary School: a study carried out at the Municipal School Mércia Cardoso Coimbra in the municipality of Parintins / AM.Alfabetização CartográficaRepresentação EspacialEnsino FundamentalGeografiaEste artigo pretende trazer algumas considerações acerca da alfabetização cartográfica nas séries iniciais da escola Mércia Cardoso Coimbra no município de Parintins/AM. Para a sua realização destacamos os seguintes objetivos específicos: i) Identificar como a Cartografia está sendo trabalhada nas séries iniciais da instituição; ii) Descrever os fatores que interferem na dinâmica da Alfabetização Cartográfica na escola em estudo; iii) Propor meios para facilitar o trabalho de alfabetização Cartográfica realizado pelos professores de Geografia nas séries iniciais. Para que estes fossem respondidos, foi realizado a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo tendo como participantes da pesquisa 3 professores de geografia das séries iniciais. Dentre os principais achados da pesquisa ficou evidenciado que os professores tem domínio da alfabetização cartográfica, seus conceitos e sua importância para a educação dos alunos. Os mesmos se utilizam da metodologia de ensino que repassa com clareza aos seus alunos sobre cartografia, por meios de atividades que os levem a vivenciar técnicas de representação espacial. Também foi possível verificar que a família pouco participa do processo da alfabetização cartográfica e isso pode vir a influenciar nesse ensino. A escola, enquanto instituição socializadora, pode está investindo em palestras de cunho informativo para as famílias das crianças, com o objetivo de afirmar a importância da família no processo de alfabetização cartográfica dos alunos.This article intends to bring some considerations about cartographic literacy in the initial series of the Mércia Cardoso Coimbra school in the municipality of Parintins / AM. In order to achieve this, we highlight the following specific objectives: i) Identify how Cartography is being worked on in the initial series of the institution; ii) Describe the factors that interfere in the dynamics of Cartographic Literacy in the school under study; iii) To propose means to facilitate the work of Cartographic literacy carried out by the teachers of Geography in the initial series. In order to answer these questions, the bibliographical research and field research were carried out, with the participation of 3 teachers of geography of the initial series. Among the main findings of the research it was evidenced that teachers have mastery of cartographic literacy, its concepts and its importance for the education of students. They use the methodology of teaching that clearly passes to their students on cartography, by means of activities that lead them to experience techniques of spatial representation. It was also possible to verify that the family does not participate in the cartographic literacy process, and this may influence this teaching. The school, as a socializing institution, may be investing in informative lectures for the families of the children, in order to affirm the importance of the family in the process of cartographic literacy of the students.Universidade do Estado do Amazonas2017-09-28T18:16:30Z2017-09-282017-09-28T18:16:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/675porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMourão, Elcilenereponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-13T16:24:35Zoai:repositorioinstitucional:riuea/675Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/oai/resquestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2023-12-11T16:50:36.522466Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)true
dc.title.none.fl_str_mv A alfabetização Cartográfica nas séries iniciais do Ensino Fundamental: um estudo realizado na escola Municipal Mércia Cardoso Coimbra no município de Parintins/AM.
Cartographic literacy in the initial grades of Elementary School: a study carried out at the Municipal School Mércia Cardoso Coimbra in the municipality of Parintins / AM.
title A alfabetização Cartográfica nas séries iniciais do Ensino Fundamental: um estudo realizado na escola Municipal Mércia Cardoso Coimbra no município de Parintins/AM.
spellingShingle A alfabetização Cartográfica nas séries iniciais do Ensino Fundamental: um estudo realizado na escola Municipal Mércia Cardoso Coimbra no município de Parintins/AM.
Mourão, Elcilene
Alfabetização Cartográfica
Representação Espacial
Ensino Fundamental
Geografia
title_short A alfabetização Cartográfica nas séries iniciais do Ensino Fundamental: um estudo realizado na escola Municipal Mércia Cardoso Coimbra no município de Parintins/AM.
title_full A alfabetização Cartográfica nas séries iniciais do Ensino Fundamental: um estudo realizado na escola Municipal Mércia Cardoso Coimbra no município de Parintins/AM.
title_fullStr A alfabetização Cartográfica nas séries iniciais do Ensino Fundamental: um estudo realizado na escola Municipal Mércia Cardoso Coimbra no município de Parintins/AM.
title_full_unstemmed A alfabetização Cartográfica nas séries iniciais do Ensino Fundamental: um estudo realizado na escola Municipal Mércia Cardoso Coimbra no município de Parintins/AM.
title_sort A alfabetização Cartográfica nas séries iniciais do Ensino Fundamental: um estudo realizado na escola Municipal Mércia Cardoso Coimbra no município de Parintins/AM.
author Mourão, Elcilene
author_facet Mourão, Elcilene
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mourão, Elcilene
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização Cartográfica
Representação Espacial
Ensino Fundamental
Geografia
topic Alfabetização Cartográfica
Representação Espacial
Ensino Fundamental
Geografia
description Este artigo pretende trazer algumas considerações acerca da alfabetização cartográfica nas séries iniciais da escola Mércia Cardoso Coimbra no município de Parintins/AM. Para a sua realização destacamos os seguintes objetivos específicos: i) Identificar como a Cartografia está sendo trabalhada nas séries iniciais da instituição; ii) Descrever os fatores que interferem na dinâmica da Alfabetização Cartográfica na escola em estudo; iii) Propor meios para facilitar o trabalho de alfabetização Cartográfica realizado pelos professores de Geografia nas séries iniciais. Para que estes fossem respondidos, foi realizado a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo tendo como participantes da pesquisa 3 professores de geografia das séries iniciais. Dentre os principais achados da pesquisa ficou evidenciado que os professores tem domínio da alfabetização cartográfica, seus conceitos e sua importância para a educação dos alunos. Os mesmos se utilizam da metodologia de ensino que repassa com clareza aos seus alunos sobre cartografia, por meios de atividades que os levem a vivenciar técnicas de representação espacial. Também foi possível verificar que a família pouco participa do processo da alfabetização cartográfica e isso pode vir a influenciar nesse ensino. A escola, enquanto instituição socializadora, pode está investindo em palestras de cunho informativo para as famílias das crianças, com o objetivo de afirmar a importância da família no processo de alfabetização cartográfica dos alunos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-28T18:16:30Z
2017-09-28
2017-09-28T18:16:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/675
url http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1792203844872044544