A influência motriz do estudante com transtorno do espectro autista em seu processo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benites, Maira Cristiane
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Karolinne dos Santos, Mello, Cidnei Amaral de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13106
Resumo: O desenvolvimento motor do estudante com TEA – Transtorno do Espectro Autista, não é critério de diagnóstico, mas, descrever como a dificuldade neste aspecto interfere em seu processo de alfabetização e, como esse fator causa impactos em sua vida cognitiva e social é relevante. Trata-se de transtornos do neurodesenvolvimento, caracterizados por alterações em dois domínios principais: comunicação social e padrões repetitivos ou restritos de comportamento, assim descrito na última edição do DSM-V. O objetivo geral deste trabalho é investigar de que maneira a Psicomotricidade pode contribuir com os estudantes autistas auxiliando nos aspectos motores, necessários para a aquisição da língua escrita. Buscou-se discorrer sobre o TEA, o que compreende o desenvolvimento motor de um estudante com esse diagnóstico, bem como, o processo de alfabetização e a inter-relação da motricidade com a língua escrita, sendo resultante de uma pesquisa de cunho bibliográfico, utilizando como fonte de pesquisa, livros e artigos do tema em questão, que podem ser encontrados em meios eletrônicos e escritos. Conclui-se que, mesmo com poucos estudos sobre o tema, o desenvolvimento motor tardio do estudante com TEA exerce influência no seu processo de alfabetização.
id UFGD-8_e0ef1bb08baa09599a6c467ec628097a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13106
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling A influência motriz do estudante com transtorno do espectro autista em seu processo de alfabetizaçãoLa influencia motiva del estudiante con trastorno del espectro autista en su proceso de alfabetizaciónTranstorno do Espectro Autista. Desenvolvimento Motor. Psicomotricidade. Alfabetização.Trastorno del espectro autista. Desarrollo motor. Psicomotricidad. Literatura.O desenvolvimento motor do estudante com TEA – Transtorno do Espectro Autista, não é critério de diagnóstico, mas, descrever como a dificuldade neste aspecto interfere em seu processo de alfabetização e, como esse fator causa impactos em sua vida cognitiva e social é relevante. Trata-se de transtornos do neurodesenvolvimento, caracterizados por alterações em dois domínios principais: comunicação social e padrões repetitivos ou restritos de comportamento, assim descrito na última edição do DSM-V. O objetivo geral deste trabalho é investigar de que maneira a Psicomotricidade pode contribuir com os estudantes autistas auxiliando nos aspectos motores, necessários para a aquisição da língua escrita. Buscou-se discorrer sobre o TEA, o que compreende o desenvolvimento motor de um estudante com esse diagnóstico, bem como, o processo de alfabetização e a inter-relação da motricidade com a língua escrita, sendo resultante de uma pesquisa de cunho bibliográfico, utilizando como fonte de pesquisa, livros e artigos do tema em questão, que podem ser encontrados em meios eletrônicos e escritos. Conclui-se que, mesmo com poucos estudos sobre o tema, o desenvolvimento motor tardio do estudante com TEA exerce influência no seu processo de alfabetização.El desarrollo motor de los estudiantes con TEA - Trastorno del espectro autista no es un criterio diagnóstico, pero es relevante describir cómo la dificultad en este aspecto interfiere con su proceso de alfabetización y cómo este factor impacta su vida cognitiva y social. . Se trata de trastornos del neurodesarrollo, caracterizados por cambios en dos dominios principales: la comunicación social y los patrones de comportamiento repetitivos o restringidos, como se describe en la última edición del DSM-V. El objetivo general de este trabajo es investigar cómo la Psicomotricidad puede contribuir a los estudiantes autistas, ayudando en los aspectos motores, necesarios para la adquisición del lenguaje escrito. Se buscó discutir la TEA, que incluye el desarrollo motor de un alumno con este diagnóstico, así como el proceso de alfabetización y la interrelación entre la motricidad y el lenguaje escrito, resultado de una investigación bibliográfica, utilizando como fuente de investigación, libros y artículos sobre el tema en cuestión, que se pueden encontrar en medios electrónicos y escritos. Se concluye que, incluso con pocos estudios sobre el tema, el desarrollo motor tardío de los estudiantes con TEA influye en su proceso de alfabetización.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1310610.30612/hre.v9i16.13106Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-122318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13106/6593Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBenites, Maira CristianeSilva, Karolinne dos SantosMello, Cidnei Amaral de2021-01-14T17:23:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13106Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:17Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência motriz do estudante com transtorno do espectro autista em seu processo de alfabetização
La influencia motiva del estudiante con trastorno del espectro autista en su proceso de alfabetización
title A influência motriz do estudante com transtorno do espectro autista em seu processo de alfabetização
spellingShingle A influência motriz do estudante com transtorno do espectro autista em seu processo de alfabetização
Benites, Maira Cristiane
Transtorno do Espectro Autista. Desenvolvimento Motor. Psicomotricidade. Alfabetização.
Trastorno del espectro autista. Desarrollo motor. Psicomotricidad. Literatura.
title_short A influência motriz do estudante com transtorno do espectro autista em seu processo de alfabetização
title_full A influência motriz do estudante com transtorno do espectro autista em seu processo de alfabetização
title_fullStr A influência motriz do estudante com transtorno do espectro autista em seu processo de alfabetização
title_full_unstemmed A influência motriz do estudante com transtorno do espectro autista em seu processo de alfabetização
title_sort A influência motriz do estudante com transtorno do espectro autista em seu processo de alfabetização
author Benites, Maira Cristiane
author_facet Benites, Maira Cristiane
Silva, Karolinne dos Santos
Mello, Cidnei Amaral de
author_role author
author2 Silva, Karolinne dos Santos
Mello, Cidnei Amaral de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Benites, Maira Cristiane
Silva, Karolinne dos Santos
Mello, Cidnei Amaral de
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do Espectro Autista. Desenvolvimento Motor. Psicomotricidade. Alfabetização.
Trastorno del espectro autista. Desarrollo motor. Psicomotricidad. Literatura.
topic Transtorno do Espectro Autista. Desenvolvimento Motor. Psicomotricidade. Alfabetização.
Trastorno del espectro autista. Desarrollo motor. Psicomotricidad. Literatura.
description O desenvolvimento motor do estudante com TEA – Transtorno do Espectro Autista, não é critério de diagnóstico, mas, descrever como a dificuldade neste aspecto interfere em seu processo de alfabetização e, como esse fator causa impactos em sua vida cognitiva e social é relevante. Trata-se de transtornos do neurodesenvolvimento, caracterizados por alterações em dois domínios principais: comunicação social e padrões repetitivos ou restritos de comportamento, assim descrito na última edição do DSM-V. O objetivo geral deste trabalho é investigar de que maneira a Psicomotricidade pode contribuir com os estudantes autistas auxiliando nos aspectos motores, necessários para a aquisição da língua escrita. Buscou-se discorrer sobre o TEA, o que compreende o desenvolvimento motor de um estudante com esse diagnóstico, bem como, o processo de alfabetização e a inter-relação da motricidade com a língua escrita, sendo resultante de uma pesquisa de cunho bibliográfico, utilizando como fonte de pesquisa, livros e artigos do tema em questão, que podem ser encontrados em meios eletrônicos e escritos. Conclui-se que, mesmo com poucos estudos sobre o tema, o desenvolvimento motor tardio do estudante com TEA exerce influência no seu processo de alfabetização.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13106
10.30612/hre.v9i16.13106
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13106
identifier_str_mv 10.30612/hre.v9i16.13106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13106/6593
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-12
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831171010691072