A influência motriz do estudante com transtorno do espectro autista em seu processo de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13106 |
Resumo: | O desenvolvimento motor do estudante com TEA – Transtorno do Espectro Autista, não é critério de diagnóstico, mas, descrever como a dificuldade neste aspecto interfere em seu processo de alfabetização e, como esse fator causa impactos em sua vida cognitiva e social é relevante. Trata-se de transtornos do neurodesenvolvimento, caracterizados por alterações em dois domínios principais: comunicação social e padrões repetitivos ou restritos de comportamento, assim descrito na última edição do DSM-V. O objetivo geral deste trabalho é investigar de que maneira a Psicomotricidade pode contribuir com os estudantes autistas auxiliando nos aspectos motores, necessários para a aquisição da língua escrita. Buscou-se discorrer sobre o TEA, o que compreende o desenvolvimento motor de um estudante com esse diagnóstico, bem como, o processo de alfabetização e a inter-relação da motricidade com a língua escrita, sendo resultante de uma pesquisa de cunho bibliográfico, utilizando como fonte de pesquisa, livros e artigos do tema em questão, que podem ser encontrados em meios eletrônicos e escritos. Conclui-se que, mesmo com poucos estudos sobre o tema, o desenvolvimento motor tardio do estudante com TEA exerce influência no seu processo de alfabetização. |
id |
UFGD-8_e0ef1bb08baa09599a6c467ec628097a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13106 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
A influência motriz do estudante com transtorno do espectro autista em seu processo de alfabetizaçãoLa influencia motiva del estudiante con trastorno del espectro autista en su proceso de alfabetizaciónTranstorno do Espectro Autista. Desenvolvimento Motor. Psicomotricidade. Alfabetização.Trastorno del espectro autista. Desarrollo motor. Psicomotricidad. Literatura.O desenvolvimento motor do estudante com TEA – Transtorno do Espectro Autista, não é critério de diagnóstico, mas, descrever como a dificuldade neste aspecto interfere em seu processo de alfabetização e, como esse fator causa impactos em sua vida cognitiva e social é relevante. Trata-se de transtornos do neurodesenvolvimento, caracterizados por alterações em dois domínios principais: comunicação social e padrões repetitivos ou restritos de comportamento, assim descrito na última edição do DSM-V. O objetivo geral deste trabalho é investigar de que maneira a Psicomotricidade pode contribuir com os estudantes autistas auxiliando nos aspectos motores, necessários para a aquisição da língua escrita. Buscou-se discorrer sobre o TEA, o que compreende o desenvolvimento motor de um estudante com esse diagnóstico, bem como, o processo de alfabetização e a inter-relação da motricidade com a língua escrita, sendo resultante de uma pesquisa de cunho bibliográfico, utilizando como fonte de pesquisa, livros e artigos do tema em questão, que podem ser encontrados em meios eletrônicos e escritos. Conclui-se que, mesmo com poucos estudos sobre o tema, o desenvolvimento motor tardio do estudante com TEA exerce influência no seu processo de alfabetização.El desarrollo motor de los estudiantes con TEA - Trastorno del espectro autista no es un criterio diagnóstico, pero es relevante describir cómo la dificultad en este aspecto interfiere con su proceso de alfabetización y cómo este factor impacta su vida cognitiva y social. . Se trata de trastornos del neurodesarrollo, caracterizados por cambios en dos dominios principales: la comunicación social y los patrones de comportamiento repetitivos o restringidos, como se describe en la última edición del DSM-V. El objetivo general de este trabajo es investigar cómo la Psicomotricidad puede contribuir a los estudiantes autistas, ayudando en los aspectos motores, necesarios para la adquisición del lenguaje escrito. Se buscó discutir la TEA, que incluye el desarrollo motor de un alumno con este diagnóstico, así como el proceso de alfabetización y la interrelación entre la motricidad y el lenguaje escrito, resultado de una investigación bibliográfica, utilizando como fuente de investigación, libros y artículos sobre el tema en cuestión, que se pueden encontrar en medios electrónicos y escritos. Se concluye que, incluso con pocos estudios sobre el tema, el desarrollo motor tardío de los estudiantes con TEA influye en su proceso de alfabetización.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1310610.30612/hre.v9i16.13106Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-122318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13106/6593Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBenites, Maira CristianeSilva, Karolinne dos SantosMello, Cidnei Amaral de2021-01-14T17:23:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13106Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:17Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência motriz do estudante com transtorno do espectro autista em seu processo de alfabetização La influencia motiva del estudiante con trastorno del espectro autista en su proceso de alfabetización |
title |
A influência motriz do estudante com transtorno do espectro autista em seu processo de alfabetização |
spellingShingle |
A influência motriz do estudante com transtorno do espectro autista em seu processo de alfabetização Benites, Maira Cristiane Transtorno do Espectro Autista. Desenvolvimento Motor. Psicomotricidade. Alfabetização. Trastorno del espectro autista. Desarrollo motor. Psicomotricidad. Literatura. |
title_short |
A influência motriz do estudante com transtorno do espectro autista em seu processo de alfabetização |
title_full |
A influência motriz do estudante com transtorno do espectro autista em seu processo de alfabetização |
title_fullStr |
A influência motriz do estudante com transtorno do espectro autista em seu processo de alfabetização |
title_full_unstemmed |
A influência motriz do estudante com transtorno do espectro autista em seu processo de alfabetização |
title_sort |
A influência motriz do estudante com transtorno do espectro autista em seu processo de alfabetização |
author |
Benites, Maira Cristiane |
author_facet |
Benites, Maira Cristiane Silva, Karolinne dos Santos Mello, Cidnei Amaral de |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Karolinne dos Santos Mello, Cidnei Amaral de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Benites, Maira Cristiane Silva, Karolinne dos Santos Mello, Cidnei Amaral de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno do Espectro Autista. Desenvolvimento Motor. Psicomotricidade. Alfabetização. Trastorno del espectro autista. Desarrollo motor. Psicomotricidad. Literatura. |
topic |
Transtorno do Espectro Autista. Desenvolvimento Motor. Psicomotricidade. Alfabetização. Trastorno del espectro autista. Desarrollo motor. Psicomotricidad. Literatura. |
description |
O desenvolvimento motor do estudante com TEA – Transtorno do Espectro Autista, não é critério de diagnóstico, mas, descrever como a dificuldade neste aspecto interfere em seu processo de alfabetização e, como esse fator causa impactos em sua vida cognitiva e social é relevante. Trata-se de transtornos do neurodesenvolvimento, caracterizados por alterações em dois domínios principais: comunicação social e padrões repetitivos ou restritos de comportamento, assim descrito na última edição do DSM-V. O objetivo geral deste trabalho é investigar de que maneira a Psicomotricidade pode contribuir com os estudantes autistas auxiliando nos aspectos motores, necessários para a aquisição da língua escrita. Buscou-se discorrer sobre o TEA, o que compreende o desenvolvimento motor de um estudante com esse diagnóstico, bem como, o processo de alfabetização e a inter-relação da motricidade com a língua escrita, sendo resultante de uma pesquisa de cunho bibliográfico, utilizando como fonte de pesquisa, livros e artigos do tema em questão, que podem ser encontrados em meios eletrônicos e escritos. Conclui-se que, mesmo com poucos estudos sobre o tema, o desenvolvimento motor tardio do estudante com TEA exerce influência no seu processo de alfabetização. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13106 10.30612/hre.v9i16.13106 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13106 |
identifier_str_mv |
10.30612/hre.v9i16.13106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13106/6593 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-12 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831171010691072 |