Horta escolar: uma proposta pedagógica e interdisciplinar vivenciada em uma escola indígena municipal, Dourados – MS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10151 |
Resumo: | O estudo teve como objetivo apresentar atividades interdisciplinares, estas tiveram a participação dos professores das turmas dos sextos anos do ensino fundamental. A metodologia foi elaborada com cada professor especifico de cada componente curricular ofertado para os sextos anos. A horta foi utilizada como um recurso didático e interdisciplinar. Os temas estudados foram: sustentabilidade; criatividade; inovação; impacto na comunidade e benefício gerado pela tecnologia para o aprendizado do aluno. Analisando as práticas desenvolvidas concluímos que há diversas possibilidades de se fazer trabalhos interdisciplinares em uma horta, associando a teoria à prática escolar. A interdisciplinaridade pode ser considerada um produto inacabado ou polissêmico como é citado por alguns autores e deve ser renovado, repensado a cada ano, a cada etapa realizada de um projeto e a cada atividade desenvolvida em uma sala de aula, levando-se em consideração o contexto social local e regional em que estamos inseridos no momento. |
id |
UFGD-8_e11bca417e6da4693af2d7ef28a361f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10151 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Horta escolar: uma proposta pedagógica e interdisciplinar vivenciada em uma escola indígena municipal, Dourados – MSSchool garden: a pedagogical and interdisciplinary proposal experienced in a municipal indigenous school, Dourados – MSHorta escolar. Atividade prática. Interdisciplinaridade. Sustentabilidade.School market garden. Practical activity. Interdisciplinarity. Sustainability.O estudo teve como objetivo apresentar atividades interdisciplinares, estas tiveram a participação dos professores das turmas dos sextos anos do ensino fundamental. A metodologia foi elaborada com cada professor especifico de cada componente curricular ofertado para os sextos anos. A horta foi utilizada como um recurso didático e interdisciplinar. Os temas estudados foram: sustentabilidade; criatividade; inovação; impacto na comunidade e benefício gerado pela tecnologia para o aprendizado do aluno. Analisando as práticas desenvolvidas concluímos que há diversas possibilidades de se fazer trabalhos interdisciplinares em uma horta, associando a teoria à prática escolar. A interdisciplinaridade pode ser considerada um produto inacabado ou polissêmico como é citado por alguns autores e deve ser renovado, repensado a cada ano, a cada etapa realizada de um projeto e a cada atividade desenvolvida em uma sala de aula, levando-se em consideração o contexto social local e regional em que estamos inseridos no momento.Considering the growing environmental concerns and mobilizations, as well as the importance of the theme in the school environment, the present study aimed to present project of school-garden, in wich the sixth year’s teachers of elementary school, organized themselves in the elaboration and choice of activities and methodologies respecting the specificities of each curricular component. The project not only provided a deepening of the themes: sustainability; creativity; innovation; technological impact and benefit in learning, but also provided the opportunity to develop interdisciplinary didactic practices. Thus, from the analysis of the actions developed, the importance of reflecting on the concept of interdisciplinary is legitimized, considering the amplitude of the term. It also adds the relevance of understanding the term in the context of Indigenous Education and inserting it in the local reality of the project.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1015110.30612/hre.v9i16.10151Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-212318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10151/6615Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Maria AdrianaMartins, Luís AntonioSoares, Stela2021-01-14T17:23:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10151Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:15Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Horta escolar: uma proposta pedagógica e interdisciplinar vivenciada em uma escola indígena municipal, Dourados – MS School garden: a pedagogical and interdisciplinary proposal experienced in a municipal indigenous school, Dourados – MS |
title |
Horta escolar: uma proposta pedagógica e interdisciplinar vivenciada em uma escola indígena municipal, Dourados – MS |
spellingShingle |
Horta escolar: uma proposta pedagógica e interdisciplinar vivenciada em uma escola indígena municipal, Dourados – MS Rodrigues, Maria Adriana Horta escolar. Atividade prática. Interdisciplinaridade. Sustentabilidade. School market garden. Practical activity. Interdisciplinarity. Sustainability. |
title_short |
Horta escolar: uma proposta pedagógica e interdisciplinar vivenciada em uma escola indígena municipal, Dourados – MS |
title_full |
Horta escolar: uma proposta pedagógica e interdisciplinar vivenciada em uma escola indígena municipal, Dourados – MS |
title_fullStr |
Horta escolar: uma proposta pedagógica e interdisciplinar vivenciada em uma escola indígena municipal, Dourados – MS |
title_full_unstemmed |
Horta escolar: uma proposta pedagógica e interdisciplinar vivenciada em uma escola indígena municipal, Dourados – MS |
title_sort |
Horta escolar: uma proposta pedagógica e interdisciplinar vivenciada em uma escola indígena municipal, Dourados – MS |
author |
Rodrigues, Maria Adriana |
author_facet |
Rodrigues, Maria Adriana Martins, Luís Antonio Soares, Stela |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Luís Antonio Soares, Stela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Maria Adriana Martins, Luís Antonio Soares, Stela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Horta escolar. Atividade prática. Interdisciplinaridade. Sustentabilidade. School market garden. Practical activity. Interdisciplinarity. Sustainability. |
topic |
Horta escolar. Atividade prática. Interdisciplinaridade. Sustentabilidade. School market garden. Practical activity. Interdisciplinarity. Sustainability. |
description |
O estudo teve como objetivo apresentar atividades interdisciplinares, estas tiveram a participação dos professores das turmas dos sextos anos do ensino fundamental. A metodologia foi elaborada com cada professor especifico de cada componente curricular ofertado para os sextos anos. A horta foi utilizada como um recurso didático e interdisciplinar. Os temas estudados foram: sustentabilidade; criatividade; inovação; impacto na comunidade e benefício gerado pela tecnologia para o aprendizado do aluno. Analisando as práticas desenvolvidas concluímos que há diversas possibilidades de se fazer trabalhos interdisciplinares em uma horta, associando a teoria à prática escolar. A interdisciplinaridade pode ser considerada um produto inacabado ou polissêmico como é citado por alguns autores e deve ser renovado, repensado a cada ano, a cada etapa realizada de um projeto e a cada atividade desenvolvida em uma sala de aula, levando-se em consideração o contexto social local e regional em que estamos inseridos no momento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10151 10.30612/hre.v9i16.10151 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10151 |
identifier_str_mv |
10.30612/hre.v9i16.10151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10151/6615 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-21 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831170641592320 |