Reflexão sobre uma prática pedagógica em matemática: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Carlos Rodrigues de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10188
Resumo: Este trabalho configura-se como um relato acerca de atividades que foram desenvolvidas no ensino da Matemática, através da realização da combinação de aula teórica e prática. Tem como objetivo geral fazer uma reflexão acerca de alguns fatores causadores das dificuldades existentes no processo de ensino e aprendizagem de matemática dos alunos de uma turma do 2º ano do Ensino Médio da cidade de Parambu-CE. Parte significativa da desmotivação do aluno reflete-se em aulas desligadas da realidade desse aluno, porém a matemática é uma ciência que utilizamos em diferentes situações cotidianas. Assim, o professor inovador tem o papel de fazer esta aproximação do aluno com a ciência matemática utilizando metodologias diferenciadas, que prendam a atenção e despertem o interesse desse aluno para aquisição e construção do conhecimento.
id UFGD-8_e356433084a0471b5a3f3e2161a80fde
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10188
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Reflexão sobre uma prática pedagógica em matemática: um relato de experiênciaPrática pedagógica. Matemática. Ensino e Aprendizagem.Este trabalho configura-se como um relato acerca de atividades que foram desenvolvidas no ensino da Matemática, através da realização da combinação de aula teórica e prática. Tem como objetivo geral fazer uma reflexão acerca de alguns fatores causadores das dificuldades existentes no processo de ensino e aprendizagem de matemática dos alunos de uma turma do 2º ano do Ensino Médio da cidade de Parambu-CE. Parte significativa da desmotivação do aluno reflete-se em aulas desligadas da realidade desse aluno, porém a matemática é uma ciência que utilizamos em diferentes situações cotidianas. Assim, o professor inovador tem o papel de fazer esta aproximação do aluno com a ciência matemática utilizando metodologias diferenciadas, que prendam a atenção e despertem o interesse desse aluno para aquisição e construção do conhecimento.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1018810.30612/hre.v8i15.10188Horizontes - Revista de Educação; v. 8 n. 15 (2020); 353-3622318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10188/5852Copyright (c) 2020 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Carlos Rodrigues de2020-08-07T19:38:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10188Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-08-07T19:38:56Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexão sobre uma prática pedagógica em matemática: um relato de experiência
title Reflexão sobre uma prática pedagógica em matemática: um relato de experiência
spellingShingle Reflexão sobre uma prática pedagógica em matemática: um relato de experiência
Carvalho, Carlos Rodrigues de
Prática pedagógica. Matemática. Ensino e Aprendizagem.
title_short Reflexão sobre uma prática pedagógica em matemática: um relato de experiência
title_full Reflexão sobre uma prática pedagógica em matemática: um relato de experiência
title_fullStr Reflexão sobre uma prática pedagógica em matemática: um relato de experiência
title_full_unstemmed Reflexão sobre uma prática pedagógica em matemática: um relato de experiência
title_sort Reflexão sobre uma prática pedagógica em matemática: um relato de experiência
author Carvalho, Carlos Rodrigues de
author_facet Carvalho, Carlos Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Carlos Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica. Matemática. Ensino e Aprendizagem.
topic Prática pedagógica. Matemática. Ensino e Aprendizagem.
description Este trabalho configura-se como um relato acerca de atividades que foram desenvolvidas no ensino da Matemática, através da realização da combinação de aula teórica e prática. Tem como objetivo geral fazer uma reflexão acerca de alguns fatores causadores das dificuldades existentes no processo de ensino e aprendizagem de matemática dos alunos de uma turma do 2º ano do Ensino Médio da cidade de Parambu-CE. Parte significativa da desmotivação do aluno reflete-se em aulas desligadas da realidade desse aluno, porém a matemática é uma ciência que utilizamos em diferentes situações cotidianas. Assim, o professor inovador tem o papel de fazer esta aproximação do aluno com a ciência matemática utilizando metodologias diferenciadas, que prendam a atenção e despertem o interesse desse aluno para aquisição e construção do conhecimento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10188
10.30612/hre.v8i15.10188
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10188
identifier_str_mv 10.30612/hre.v8i15.10188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10188/5852
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 8 n. 15 (2020); 353-362
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170643689472