Reflexão sobre uma prática pedagógica em matemática: um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10188 |
Resumo: | Este trabalho configura-se como um relato acerca de atividades que foram desenvolvidas no ensino da Matemática, através da realização da combinação de aula teórica e prática. Tem como objetivo geral fazer uma reflexão acerca de alguns fatores causadores das dificuldades existentes no processo de ensino e aprendizagem de matemática dos alunos de uma turma do 2º ano do Ensino Médio da cidade de Parambu-CE. Parte significativa da desmotivação do aluno reflete-se em aulas desligadas da realidade desse aluno, porém a matemática é uma ciência que utilizamos em diferentes situações cotidianas. Assim, o professor inovador tem o papel de fazer esta aproximação do aluno com a ciência matemática utilizando metodologias diferenciadas, que prendam a atenção e despertem o interesse desse aluno para aquisição e construção do conhecimento. |
id |
UFGD-8_e356433084a0471b5a3f3e2161a80fde |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10188 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexão sobre uma prática pedagógica em matemática: um relato de experiênciaPrática pedagógica. Matemática. Ensino e Aprendizagem.Este trabalho configura-se como um relato acerca de atividades que foram desenvolvidas no ensino da Matemática, através da realização da combinação de aula teórica e prática. Tem como objetivo geral fazer uma reflexão acerca de alguns fatores causadores das dificuldades existentes no processo de ensino e aprendizagem de matemática dos alunos de uma turma do 2º ano do Ensino Médio da cidade de Parambu-CE. Parte significativa da desmotivação do aluno reflete-se em aulas desligadas da realidade desse aluno, porém a matemática é uma ciência que utilizamos em diferentes situações cotidianas. Assim, o professor inovador tem o papel de fazer esta aproximação do aluno com a ciência matemática utilizando metodologias diferenciadas, que prendam a atenção e despertem o interesse desse aluno para aquisição e construção do conhecimento.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1018810.30612/hre.v8i15.10188Horizontes - Revista de Educação; v. 8 n. 15 (2020); 353-3622318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10188/5852Copyright (c) 2020 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Carlos Rodrigues de2020-08-07T19:38:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10188Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-08-07T19:38:56Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexão sobre uma prática pedagógica em matemática: um relato de experiência |
title |
Reflexão sobre uma prática pedagógica em matemática: um relato de experiência |
spellingShingle |
Reflexão sobre uma prática pedagógica em matemática: um relato de experiência Carvalho, Carlos Rodrigues de Prática pedagógica. Matemática. Ensino e Aprendizagem. |
title_short |
Reflexão sobre uma prática pedagógica em matemática: um relato de experiência |
title_full |
Reflexão sobre uma prática pedagógica em matemática: um relato de experiência |
title_fullStr |
Reflexão sobre uma prática pedagógica em matemática: um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Reflexão sobre uma prática pedagógica em matemática: um relato de experiência |
title_sort |
Reflexão sobre uma prática pedagógica em matemática: um relato de experiência |
author |
Carvalho, Carlos Rodrigues de |
author_facet |
Carvalho, Carlos Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Carlos Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica. Matemática. Ensino e Aprendizagem. |
topic |
Prática pedagógica. Matemática. Ensino e Aprendizagem. |
description |
Este trabalho configura-se como um relato acerca de atividades que foram desenvolvidas no ensino da Matemática, através da realização da combinação de aula teórica e prática. Tem como objetivo geral fazer uma reflexão acerca de alguns fatores causadores das dificuldades existentes no processo de ensino e aprendizagem de matemática dos alunos de uma turma do 2º ano do Ensino Médio da cidade de Parambu-CE. Parte significativa da desmotivação do aluno reflete-se em aulas desligadas da realidade desse aluno, porém a matemática é uma ciência que utilizamos em diferentes situações cotidianas. Assim, o professor inovador tem o papel de fazer esta aproximação do aluno com a ciência matemática utilizando metodologias diferenciadas, que prendam a atenção e despertem o interesse desse aluno para aquisição e construção do conhecimento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10188 10.30612/hre.v8i15.10188 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10188 |
identifier_str_mv |
10.30612/hre.v8i15.10188 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10188/5852 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 8 n. 15 (2020); 353-362 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831170643689472 |