A inclusão dos alunos com deficiência sensoriais e não sensoriais nas aulas de Educação Física de Ponta Porã e a abordagem dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/6298 |
Resumo: | O presente trabalho expõe considerações sobre os desafios e avanços conquistados na inclusão dos alunos com deficiência sensorial ou não sensorial nas aulas de Educação Física. Para compreensão de como ocorre essa inclusão, foi realizada uma pesquisa de campo, através da aplicação de questionário aos profissionais da Educação Física, em cinco escolas da rede municipal de Ponta Porã – MS. O objetivo do trabalho foi identificar o pensamento dos professores de Educação Física Escolar da rede regular sobre a inclusão de alunos com deficiência para detectar o posicionamento dos professores de Educação Física com relação à inclusão dos educandos com necessidades especiais em suas aulas, e se acontecem ou não as aulas inclusivas. Nesse sentido é possível inferir que: as ações dos professores sobre as aulas de educação física, com relação à inclusão de pessoas em condição de deficiência, ainda não estão efetivando o que aparece em seus discursos, o que revela um descompasso entre pensamento e ação, dessa forma a legislação concernente a inclusão, no contexto da Educação Física Escolar, ainda não tem guarita. |
id |
UFGD-8_e87904c446058c57b113990aa2eec136 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6298 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
A inclusão dos alunos com deficiência sensoriais e não sensoriais nas aulas de Educação Física de Ponta Porã e a abordagem dos professoresInclusão. Educação Física Adaptada. Formação de Professores.O presente trabalho expõe considerações sobre os desafios e avanços conquistados na inclusão dos alunos com deficiência sensorial ou não sensorial nas aulas de Educação Física. Para compreensão de como ocorre essa inclusão, foi realizada uma pesquisa de campo, através da aplicação de questionário aos profissionais da Educação Física, em cinco escolas da rede municipal de Ponta Porã – MS. O objetivo do trabalho foi identificar o pensamento dos professores de Educação Física Escolar da rede regular sobre a inclusão de alunos com deficiência para detectar o posicionamento dos professores de Educação Física com relação à inclusão dos educandos com necessidades especiais em suas aulas, e se acontecem ou não as aulas inclusivas. Nesse sentido é possível inferir que: as ações dos professores sobre as aulas de educação física, com relação à inclusão de pessoas em condição de deficiência, ainda não estão efetivando o que aparece em seus discursos, o que revela um descompasso entre pensamento e ação, dessa forma a legislação concernente a inclusão, no contexto da Educação Física Escolar, ainda não tem guarita.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/6298Horizontes - Revista de Educação; v. 4 n. 8 (2016): Dossiê Educação Física Escolar; 180-1792318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/6298/3298Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rita de Fátima daGonçalves, Lino2019-08-09T11:52:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6298Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-08-09T11:52:24Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inclusão dos alunos com deficiência sensoriais e não sensoriais nas aulas de Educação Física de Ponta Porã e a abordagem dos professores |
title |
A inclusão dos alunos com deficiência sensoriais e não sensoriais nas aulas de Educação Física de Ponta Porã e a abordagem dos professores |
spellingShingle |
A inclusão dos alunos com deficiência sensoriais e não sensoriais nas aulas de Educação Física de Ponta Porã e a abordagem dos professores Silva, Rita de Fátima da Inclusão. Educação Física Adaptada. Formação de Professores. |
title_short |
A inclusão dos alunos com deficiência sensoriais e não sensoriais nas aulas de Educação Física de Ponta Porã e a abordagem dos professores |
title_full |
A inclusão dos alunos com deficiência sensoriais e não sensoriais nas aulas de Educação Física de Ponta Porã e a abordagem dos professores |
title_fullStr |
A inclusão dos alunos com deficiência sensoriais e não sensoriais nas aulas de Educação Física de Ponta Porã e a abordagem dos professores |
title_full_unstemmed |
A inclusão dos alunos com deficiência sensoriais e não sensoriais nas aulas de Educação Física de Ponta Porã e a abordagem dos professores |
title_sort |
A inclusão dos alunos com deficiência sensoriais e não sensoriais nas aulas de Educação Física de Ponta Porã e a abordagem dos professores |
author |
Silva, Rita de Fátima da |
author_facet |
Silva, Rita de Fátima da Gonçalves, Lino |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Lino |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rita de Fátima da Gonçalves, Lino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão. Educação Física Adaptada. Formação de Professores. |
topic |
Inclusão. Educação Física Adaptada. Formação de Professores. |
description |
O presente trabalho expõe considerações sobre os desafios e avanços conquistados na inclusão dos alunos com deficiência sensorial ou não sensorial nas aulas de Educação Física. Para compreensão de como ocorre essa inclusão, foi realizada uma pesquisa de campo, através da aplicação de questionário aos profissionais da Educação Física, em cinco escolas da rede municipal de Ponta Porã – MS. O objetivo do trabalho foi identificar o pensamento dos professores de Educação Física Escolar da rede regular sobre a inclusão de alunos com deficiência para detectar o posicionamento dos professores de Educação Física com relação à inclusão dos educandos com necessidades especiais em suas aulas, e se acontecem ou não as aulas inclusivas. Nesse sentido é possível inferir que: as ações dos professores sobre as aulas de educação física, com relação à inclusão de pessoas em condição de deficiência, ainda não estão efetivando o que aparece em seus discursos, o que revela um descompasso entre pensamento e ação, dessa forma a legislação concernente a inclusão, no contexto da Educação Física Escolar, ainda não tem guarita. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/6298 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/6298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/6298/3298 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 4 n. 8 (2016): Dossiê Educação Física Escolar; 180-179 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831170510520320 |