Percepção dos professores de Educação Física frente à inclusão de crianças com deficiência em suas aulas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adriano, Breno
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177957
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de Desportos - Educação Física - Licenciatura.
id UFSC_fc5908b7d714dd90138102ddecc3979c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/177957
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Percepção dos professores de Educação Física frente à inclusão de crianças com deficiência em suas aulasInclusãoCrianças com deficiênciaPercepção dos professoreseducação físicaTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de Desportos - Educação Física - Licenciatura.A inclusão de crianças com deficiência nas aulas de educação física tem sido um grande desafio no processo de inclusão escolar. Nesse contexto, acredita-se que as ações dos professores neste caminho são também reflexos de suas percepções acerca da inclusão. Com isso, o presente estudo objetivou identificar a percepção dos professores de Educação Física quanto à inclusão crianças com deficiência nas aulas. Para isso, realizou-se uma pesquisa transversal com 30 professores de Educação Física, provenientes de escolas municipais de Florianópolis, que responderam a escala utilizada por Gorgatti e Junior (2009), adaptados dos modelos já validados de Sideridis e Chandler (1997) e Kozub e Porretta (1998) com o complemento de questões adaptadas do questionário PEATID III - Physical Educators' Attitudes Toward Teaching Individuals with Disabilities - III (FOLSOM-MEEK, RIZZO, 2002). Além disso, responderam a um questionário criado pelo próprio pesquisador que continham informações pessoais dos participantes. Foi aplicado teste t não pareado para comparar a percepção frente à inclusão por categorias pessoais. Também foi realizada correlação de Pearson a fim de verificar possíveis relações entre variáveis pessoais, de formação e a percepção frente à inclusão. Pôde-se perceber que a percepção geral dos professores de educação física tende a uma percepção positiva sobre a inclusão, porém está percepção está muito próxima a uma percepção neutra que não caracteriza nem a uma percepção positiva nem a uma percepção negativa. A percepção mais negativa apresentada pelos professores de educação física foi quanto ao suporte oferecido pelas escolas para a inclusão de crianças com deficiência em suas aulas enquanto que as percepções mais positivas relacionaram-se aos benefícios sociais percebidos na interação de pessoas sem deficiência e com deficiência e na necessidade de formação para atender de forma mais adequada aos princípios da inclusão. Também foi observado que docentes do sexo feminino e docentes que já participaram ou participam de programas e cursos voltados para a inclusão de crianças com deficiência apresentaram uma percepção mais positiva para a inclusão do que docentes do sexo masculino e dos docentes que não participaram de cursos de formação específicos da área.Florianópolis, SCUniversidade Federal de Santa CatarinaAdriano, Breno2017-08-01T18:57:32Z2017-08-01T18:57:32Z2016-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisxx f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177957porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-09T19:38:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/177957Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-09T19:38:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção dos professores de Educação Física frente à inclusão de crianças com deficiência em suas aulas
title Percepção dos professores de Educação Física frente à inclusão de crianças com deficiência em suas aulas
spellingShingle Percepção dos professores de Educação Física frente à inclusão de crianças com deficiência em suas aulas
Adriano, Breno
Inclusão
Crianças com deficiência
Percepção dos professores
educação física
title_short Percepção dos professores de Educação Física frente à inclusão de crianças com deficiência em suas aulas
title_full Percepção dos professores de Educação Física frente à inclusão de crianças com deficiência em suas aulas
title_fullStr Percepção dos professores de Educação Física frente à inclusão de crianças com deficiência em suas aulas
title_full_unstemmed Percepção dos professores de Educação Física frente à inclusão de crianças com deficiência em suas aulas
title_sort Percepção dos professores de Educação Física frente à inclusão de crianças com deficiência em suas aulas
author Adriano, Breno
author_facet Adriano, Breno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Adriano, Breno
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Crianças com deficiência
Percepção dos professores
educação física
topic Inclusão
Crianças com deficiência
Percepção dos professores
educação física
description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de Desportos - Educação Física - Licenciatura.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-06
2017-08-01T18:57:32Z
2017-08-01T18:57:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177957
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xx f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652243408257024