As dificuldades pedagógicas em diversas fases da carreira de professores de educação física na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8700 |
Resumo: | O estudo objetivou identificar e analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB), de uma rede de ensino público, de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul (Brasil), em diferentes fases na carreira docente, sobre as suas dificuldades pedagógicas no cotidiano escolar. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi um questionário. A interpretação das informações coletadas foi por meio da análise de conteúdo. Participaram vinte e cinco professores de EF da EB da referida rede de ensino e cidade, sendo cinco de cada fase da carreira docente (entrada; estabilização; diversificação; serenidade e/ou conservantismo; e, desinvestimento). Concluímos que, as dificuldades pedagógicas no cotidiano escolar permeiam todas as fases da carreira dos professores de EF da EB e que as principais foram “as condições de trabalho difíceis/precárias”, “o baixo salário” e “a indisciplina dos alunos”. |
id |
UFGD-8_f42d08adb5f088d11362efd3e53cdc50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8700 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
As dificuldades pedagógicas em diversas fases da carreira de professores de educação física na educação básicaEducação Física. Fases da carreira docente. Dificuldades pedagógicas.O estudo objetivou identificar e analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB), de uma rede de ensino público, de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul (Brasil), em diferentes fases na carreira docente, sobre as suas dificuldades pedagógicas no cotidiano escolar. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi um questionário. A interpretação das informações coletadas foi por meio da análise de conteúdo. Participaram vinte e cinco professores de EF da EB da referida rede de ensino e cidade, sendo cinco de cada fase da carreira docente (entrada; estabilização; diversificação; serenidade e/ou conservantismo; e, desinvestimento). Concluímos que, as dificuldades pedagógicas no cotidiano escolar permeiam todas as fases da carreira dos professores de EF da EB e que as principais foram “as condições de trabalho difíceis/precárias”, “o baixo salário” e “a indisciplina dos alunos”.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2019-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/870010.30612/hre.v7i13.8700Horizontes - Revista de Educação; v. 7 n. 13 (2019); 223-2462318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8700/5230Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessKrug, Hugo NorbertoKrug, Rodrigo de RossoKrug, Marilia de RossoKrug, Moane MarchesanTelles, Cassiano2019-12-19T22:00:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8700Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-12-19T22:00:14Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As dificuldades pedagógicas em diversas fases da carreira de professores de educação física na educação básica |
title |
As dificuldades pedagógicas em diversas fases da carreira de professores de educação física na educação básica |
spellingShingle |
As dificuldades pedagógicas em diversas fases da carreira de professores de educação física na educação básica Krug, Hugo Norberto Educação Física. Fases da carreira docente. Dificuldades pedagógicas. |
title_short |
As dificuldades pedagógicas em diversas fases da carreira de professores de educação física na educação básica |
title_full |
As dificuldades pedagógicas em diversas fases da carreira de professores de educação física na educação básica |
title_fullStr |
As dificuldades pedagógicas em diversas fases da carreira de professores de educação física na educação básica |
title_full_unstemmed |
As dificuldades pedagógicas em diversas fases da carreira de professores de educação física na educação básica |
title_sort |
As dificuldades pedagógicas em diversas fases da carreira de professores de educação física na educação básica |
author |
Krug, Hugo Norberto |
author_facet |
Krug, Hugo Norberto Krug, Rodrigo de Rosso Krug, Marilia de Rosso Krug, Moane Marchesan Telles, Cassiano |
author_role |
author |
author2 |
Krug, Rodrigo de Rosso Krug, Marilia de Rosso Krug, Moane Marchesan Telles, Cassiano |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Krug, Hugo Norberto Krug, Rodrigo de Rosso Krug, Marilia de Rosso Krug, Moane Marchesan Telles, Cassiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física. Fases da carreira docente. Dificuldades pedagógicas. |
topic |
Educação Física. Fases da carreira docente. Dificuldades pedagógicas. |
description |
O estudo objetivou identificar e analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB), de uma rede de ensino público, de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul (Brasil), em diferentes fases na carreira docente, sobre as suas dificuldades pedagógicas no cotidiano escolar. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi um questionário. A interpretação das informações coletadas foi por meio da análise de conteúdo. Participaram vinte e cinco professores de EF da EB da referida rede de ensino e cidade, sendo cinco de cada fase da carreira docente (entrada; estabilização; diversificação; serenidade e/ou conservantismo; e, desinvestimento). Concluímos que, as dificuldades pedagógicas no cotidiano escolar permeiam todas as fases da carreira dos professores de EF da EB e que as principais foram “as condições de trabalho difíceis/precárias”, “o baixo salário” e “a indisciplina dos alunos”. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8700 10.30612/hre.v7i13.8700 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8700 |
identifier_str_mv |
10.30612/hre.v7i13.8700 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8700/5230 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 7 n. 13 (2019); 223-246 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831170573434880 |