As dificuldades pedagógicas em diversas fases da carreira de professores de educação física na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krug, Hugo Norberto
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Krug, Rodrigo de Rosso, Krug, Marilia de Rosso, Krug, Moane Marchesan, Telles, Cassiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8700
Resumo: O estudo objetivou identificar e analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB), de uma rede de ensino público, de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul (Brasil), em diferentes fases na carreira docente, sobre as suas dificuldades pedagógicas no cotidiano escolar. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi um questionário. A interpretação das informações coletadas foi por meio da análise de conteúdo. Participaram vinte e cinco professores de EF da EB da referida rede de ensino e cidade, sendo cinco de cada fase da carreira docente (entrada; estabilização; diversificação; serenidade e/ou conservantismo; e, desinvestimento). Concluímos que, as dificuldades pedagógicas no cotidiano escolar permeiam todas as fases da carreira dos professores de EF da EB e que as principais foram “as condições de trabalho difíceis/precárias”, “o baixo salário” e “a indisciplina dos alunos”.
id UFGD-8_f42d08adb5f088d11362efd3e53cdc50
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8700
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling As dificuldades pedagógicas em diversas fases da carreira de professores de educação física na educação básicaEducação Física. Fases da carreira docente. Dificuldades pedagógicas.O estudo objetivou identificar e analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB), de uma rede de ensino público, de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul (Brasil), em diferentes fases na carreira docente, sobre as suas dificuldades pedagógicas no cotidiano escolar. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi um questionário. A interpretação das informações coletadas foi por meio da análise de conteúdo. Participaram vinte e cinco professores de EF da EB da referida rede de ensino e cidade, sendo cinco de cada fase da carreira docente (entrada; estabilização; diversificação; serenidade e/ou conservantismo; e, desinvestimento). Concluímos que, as dificuldades pedagógicas no cotidiano escolar permeiam todas as fases da carreira dos professores de EF da EB e que as principais foram “as condições de trabalho difíceis/precárias”, “o baixo salário” e “a indisciplina dos alunos”.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2019-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/870010.30612/hre.v7i13.8700Horizontes - Revista de Educação; v. 7 n. 13 (2019); 223-2462318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8700/5230Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessKrug, Hugo NorbertoKrug, Rodrigo de RossoKrug, Marilia de RossoKrug, Moane MarchesanTelles, Cassiano2019-12-19T22:00:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8700Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-12-19T22:00:14Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv As dificuldades pedagógicas em diversas fases da carreira de professores de educação física na educação básica
title As dificuldades pedagógicas em diversas fases da carreira de professores de educação física na educação básica
spellingShingle As dificuldades pedagógicas em diversas fases da carreira de professores de educação física na educação básica
Krug, Hugo Norberto
Educação Física. Fases da carreira docente. Dificuldades pedagógicas.
title_short As dificuldades pedagógicas em diversas fases da carreira de professores de educação física na educação básica
title_full As dificuldades pedagógicas em diversas fases da carreira de professores de educação física na educação básica
title_fullStr As dificuldades pedagógicas em diversas fases da carreira de professores de educação física na educação básica
title_full_unstemmed As dificuldades pedagógicas em diversas fases da carreira de professores de educação física na educação básica
title_sort As dificuldades pedagógicas em diversas fases da carreira de professores de educação física na educação básica
author Krug, Hugo Norberto
author_facet Krug, Hugo Norberto
Krug, Rodrigo de Rosso
Krug, Marilia de Rosso
Krug, Moane Marchesan
Telles, Cassiano
author_role author
author2 Krug, Rodrigo de Rosso
Krug, Marilia de Rosso
Krug, Moane Marchesan
Telles, Cassiano
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krug, Hugo Norberto
Krug, Rodrigo de Rosso
Krug, Marilia de Rosso
Krug, Moane Marchesan
Telles, Cassiano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física. Fases da carreira docente. Dificuldades pedagógicas.
topic Educação Física. Fases da carreira docente. Dificuldades pedagógicas.
description O estudo objetivou identificar e analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB), de uma rede de ensino público, de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul (Brasil), em diferentes fases na carreira docente, sobre as suas dificuldades pedagógicas no cotidiano escolar. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi um questionário. A interpretação das informações coletadas foi por meio da análise de conteúdo. Participaram vinte e cinco professores de EF da EB da referida rede de ensino e cidade, sendo cinco de cada fase da carreira docente (entrada; estabilização; diversificação; serenidade e/ou conservantismo; e, desinvestimento). Concluímos que, as dificuldades pedagógicas no cotidiano escolar permeiam todas as fases da carreira dos professores de EF da EB e que as principais foram “as condições de trabalho difíceis/precárias”, “o baixo salário” e “a indisciplina dos alunos”.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8700
10.30612/hre.v7i13.8700
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8700
identifier_str_mv 10.30612/hre.v7i13.8700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8700/5230
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 7 n. 13 (2019); 223-246
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170573434880