Argumentação Matemática com Alunos Deficientes Visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13498 |
Resumo: | O presente trabalho é uma análise a posteriori de uma experiência em que os autores, uma professora em formação inicial e um professor formador se propuseram a desenvolver uma sequência didática com objetivo de construir um ambiente comunicativo, com dois alunos deficientes visuais do primeiro ano do Ensino Médio, em uma sala de recursos multifuncionais. Os discentes foram incentivados a produzirem enunciados, construírem conjecturas e, a partir das atividades propostas, a questionar e comprovar, por meio da justificação suas conjecturas e desenvolver a argumentação matemática a respeito de funções quadráticas. Assim, este trabalho é um exemplo de como alunos deficientes visuais, quando tem acesso a atendimento educacional especializado de forma complementar e articulada às atividades e demandas da sala de aula comum, podem ampliar significativamente as condições de desenvolvimento de suas habilidades e competências matemáticas. |
id |
UFGD-9_00f031679c2c91ced3ac0fcb600649f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13498 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Argumentação Matemática com Alunos Deficientes VisuaisEducação MatemáticaEducação MatemáticaO presente trabalho é uma análise a posteriori de uma experiência em que os autores, uma professora em formação inicial e um professor formador se propuseram a desenvolver uma sequência didática com objetivo de construir um ambiente comunicativo, com dois alunos deficientes visuais do primeiro ano do Ensino Médio, em uma sala de recursos multifuncionais. Os discentes foram incentivados a produzirem enunciados, construírem conjecturas e, a partir das atividades propostas, a questionar e comprovar, por meio da justificação suas conjecturas e desenvolver a argumentação matemática a respeito de funções quadráticas. Assim, este trabalho é um exemplo de como alunos deficientes visuais, quando tem acesso a atendimento educacional especializado de forma complementar e articulada às atividades e demandas da sala de aula comum, podem ampliar significativamente as condições de desenvolvimento de suas habilidades e competências matemáticas.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2022-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1349810.30612/tangram.v5i4.13498TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 4 (2022); 92-1172595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13498/9127Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessBarreto, Debora BrasileiroBarbosa, Edson Pereira2023-03-20T11:18:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13498Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2023-03-20T11:18:14Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Argumentação Matemática com Alunos Deficientes Visuais |
title |
Argumentação Matemática com Alunos Deficientes Visuais |
spellingShingle |
Argumentação Matemática com Alunos Deficientes Visuais Barreto, Debora Brasileiro Educação Matemática Educação Matemática |
title_short |
Argumentação Matemática com Alunos Deficientes Visuais |
title_full |
Argumentação Matemática com Alunos Deficientes Visuais |
title_fullStr |
Argumentação Matemática com Alunos Deficientes Visuais |
title_full_unstemmed |
Argumentação Matemática com Alunos Deficientes Visuais |
title_sort |
Argumentação Matemática com Alunos Deficientes Visuais |
author |
Barreto, Debora Brasileiro |
author_facet |
Barreto, Debora Brasileiro Barbosa, Edson Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Edson Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto, Debora Brasileiro Barbosa, Edson Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Educação Matemática |
topic |
Educação Matemática Educação Matemática |
description |
O presente trabalho é uma análise a posteriori de uma experiência em que os autores, uma professora em formação inicial e um professor formador se propuseram a desenvolver uma sequência didática com objetivo de construir um ambiente comunicativo, com dois alunos deficientes visuais do primeiro ano do Ensino Médio, em uma sala de recursos multifuncionais. Os discentes foram incentivados a produzirem enunciados, construírem conjecturas e, a partir das atividades propostas, a questionar e comprovar, por meio da justificação suas conjecturas e desenvolver a argumentação matemática a respeito de funções quadráticas. Assim, este trabalho é um exemplo de como alunos deficientes visuais, quando tem acesso a atendimento educacional especializado de forma complementar e articulada às atividades e demandas da sala de aula comum, podem ampliar significativamente as condições de desenvolvimento de suas habilidades e competências matemáticas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13498 10.30612/tangram.v5i4.13498 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13498 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v5i4.13498 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13498/9127 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 4 (2022); 92-117 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220479993380864 |