Professores do AEE na perspectiva do ensino de matemática a alunos deficientes visuais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1946 |
Resumo: | Este artigo apresenta um recorte da tese de doutorado que buscou investigar o uso de Tecnologias Assistivas (TA) durante o Atendimento Educacional Especializado (AEE), considerando o ensino de matemática para alunos deficientes visuais. Três professoras participaram da pesquisa. A coleta dos dados foi efetivada por meio de entrevistas, gravações em áudio e vídeo, além de observações in loco. Para a análise dos dados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva, sendo apresentada em quatro etapas: organização do corpus, unitarização dos elementos de significado, definição das categorias e produção de metatexto. Emergiram da análise duas categorias “ações dos professores” e “processos de construção de conhecimentos dos alunos”, apresentadas nesse artigo com o recorte da categoria dos professores. Pelas análises obtidas, foi evidenciado que o uso das TA proporciona um melhor entendimento no ensino da matemática. Nesse sentido, destaca-se a importância de seu uso, tanto nos atendimentos do AEE, como em sala de aula regular. |
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