Proposta de enriquecimento do currículo do estudante com superdotação em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Célia Mirian da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sales, Antonio, Neres, Celi Correa, Dias, Marlene Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12211
Resumo: O presente trabalho é parte do resultado de uma pesquisa sobre a contribuição da demonstração em geometria para o enriquecimento curricular de alunos com altas habilidades em Matemática. Foi uma pesquisa experimental que resultou em uma Dissertação de Mestrado. Foi desenvolvida com estudantes atendidos no Centro Estadual Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação, situado em Campo Grande - MS no ano de 2019. Foram propostas tarefas de demonstração para os estudantes e depois solicitado que fizessem uma avaliação, em forma de redação, sobre a pertinência e o potencial motivador, na perspectiva deles, das tarefas desenvolvidas. A análise da técnica de resolução se deu com a contribuição da Teoria Antropológica do Didático.  Observou-se que essas técnicas variaram tanto quanto aos recursos representacionais utilizados como quanto à tecnologia presente. As avaliações mostraram ser pertinente e motivador para eles o uso da demonstração.
id UFGD-9_05e789fe022fac84a7e8ff25bdd7c09b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12211
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Proposta de enriquecimento do currículo do estudante com superdotação em matemáticaDemonstração. Geometria. Teoria Antropológica do Didático. Altas Habilidades.Altas Habilidades/SuperdotaçãoO presente trabalho é parte do resultado de uma pesquisa sobre a contribuição da demonstração em geometria para o enriquecimento curricular de alunos com altas habilidades em Matemática. Foi uma pesquisa experimental que resultou em uma Dissertação de Mestrado. Foi desenvolvida com estudantes atendidos no Centro Estadual Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação, situado em Campo Grande - MS no ano de 2019. Foram propostas tarefas de demonstração para os estudantes e depois solicitado que fizessem uma avaliação, em forma de redação, sobre a pertinência e o potencial motivador, na perspectiva deles, das tarefas desenvolvidas. A análise da técnica de resolução se deu com a contribuição da Teoria Antropológica do Didático.  Observou-se que essas técnicas variaram tanto quanto aos recursos representacionais utilizados como quanto à tecnologia presente. As avaliações mostraram ser pertinente e motivador para eles o uso da demonstração.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2022-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1221110.30612/tangram.v5i1.12211TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2022); 87-1092595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12211/8290Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Célia Mirian da SilvaSales, AntonioNeres, Celi CorreaDias, Marlene Alves2022-04-22T03:46:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12211Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2022-04-22T03:46:33Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de enriquecimento do currículo do estudante com superdotação em matemática
title Proposta de enriquecimento do currículo do estudante com superdotação em matemática
spellingShingle Proposta de enriquecimento do currículo do estudante com superdotação em matemática
Nogueira, Célia Mirian da Silva
Demonstração. Geometria. Teoria Antropológica do Didático. Altas Habilidades.
Altas Habilidades/Superdotação
title_short Proposta de enriquecimento do currículo do estudante com superdotação em matemática
title_full Proposta de enriquecimento do currículo do estudante com superdotação em matemática
title_fullStr Proposta de enriquecimento do currículo do estudante com superdotação em matemática
title_full_unstemmed Proposta de enriquecimento do currículo do estudante com superdotação em matemática
title_sort Proposta de enriquecimento do currículo do estudante com superdotação em matemática
author Nogueira, Célia Mirian da Silva
author_facet Nogueira, Célia Mirian da Silva
Sales, Antonio
Neres, Celi Correa
Dias, Marlene Alves
author_role author
author2 Sales, Antonio
Neres, Celi Correa
Dias, Marlene Alves
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Célia Mirian da Silva
Sales, Antonio
Neres, Celi Correa
Dias, Marlene Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Demonstração. Geometria. Teoria Antropológica do Didático. Altas Habilidades.
Altas Habilidades/Superdotação
topic Demonstração. Geometria. Teoria Antropológica do Didático. Altas Habilidades.
Altas Habilidades/Superdotação
description O presente trabalho é parte do resultado de uma pesquisa sobre a contribuição da demonstração em geometria para o enriquecimento curricular de alunos com altas habilidades em Matemática. Foi uma pesquisa experimental que resultou em uma Dissertação de Mestrado. Foi desenvolvida com estudantes atendidos no Centro Estadual Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação, situado em Campo Grande - MS no ano de 2019. Foram propostas tarefas de demonstração para os estudantes e depois solicitado que fizessem uma avaliação, em forma de redação, sobre a pertinência e o potencial motivador, na perspectiva deles, das tarefas desenvolvidas. A análise da técnica de resolução se deu com a contribuição da Teoria Antropológica do Didático.  Observou-se que essas técnicas variaram tanto quanto aos recursos representacionais utilizados como quanto à tecnologia presente. As avaliações mostraram ser pertinente e motivador para eles o uso da demonstração.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12211
10.30612/tangram.v5i1.12211
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12211
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v5i1.12211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12211/8290
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2022); 87-109
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479913689088