A Formação Docente para o Atendimento de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação / Teacher Training for Assisting Students with High Skills
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2642 |
Resumo: | O trabalho discute acerca dos processos de aquisições da leitura e da escrita no desenvolvimento sócio-cognitivo dos educandos, além disso, o estudo discorre sobre a importância de se estimular o hábito da leitura nas crianças, tornando-os leitores mais atentos e críticos, que possa ler e entender um texto. É importante que a aprendizagem seja prazerosa tanto para o aluno quanto para o mediador. A metodologia consistiu em revisão integrativa com base nos aportes teóricos de autores como: Almeida (2003); Barbosa (2013); Coccia (2016); Costa (2012); Freitas (2014); Martelli (2017); Pimenta (2012); Pinho (2016); Silveira (2013); Virgolim (2005); Zavitoski (2015) e outros. Os resultados demonstraram que tecnologias e conhecimentos tendem a se integrar para produzirem novos conhecimentos, facilitando o desenvolvimento de projetos, que sejam alternativas para a transformação do cotidiano e a construção da cidadania. Professores não podem mais, em meios a tantas inovações, administrarem suas aulas ainda de forma somente expositivas. Impulsionar a reformulação dos currículos para que possam viabilizar uma formação contínua para os professores em todas as esferas do Sistema de Educação, certamente trará um ganho didático-pedagógico importante, no direcionamento de uma política educacional significativa socialmente, |
id |
IPES_308d8d9f9cc7722ba0c93ff73e15cd34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/2642 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A Formação Docente para o Atendimento de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação / Teacher Training for Assisting Students with High SkillsFormação docenteAltas habilidadesSuperdotaçãoO trabalho discute acerca dos processos de aquisições da leitura e da escrita no desenvolvimento sócio-cognitivo dos educandos, além disso, o estudo discorre sobre a importância de se estimular o hábito da leitura nas crianças, tornando-os leitores mais atentos e críticos, que possa ler e entender um texto. É importante que a aprendizagem seja prazerosa tanto para o aluno quanto para o mediador. A metodologia consistiu em revisão integrativa com base nos aportes teóricos de autores como: Almeida (2003); Barbosa (2013); Coccia (2016); Costa (2012); Freitas (2014); Martelli (2017); Pimenta (2012); Pinho (2016); Silveira (2013); Virgolim (2005); Zavitoski (2015) e outros. Os resultados demonstraram que tecnologias e conhecimentos tendem a se integrar para produzirem novos conhecimentos, facilitando o desenvolvimento de projetos, que sejam alternativas para a transformação do cotidiano e a construção da cidadania. Professores não podem mais, em meios a tantas inovações, administrarem suas aulas ainda de forma somente expositivas. Impulsionar a reformulação dos currículos para que possam viabilizar uma formação contínua para os professores em todas as esferas do Sistema de Educação, certamente trará um ganho didático-pedagógico importante, no direcionamento de uma política educacional significativa socialmente, INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2020-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/264210.14295/idonline.v14i51.2642ID on line. Revista de psicologia; v. 14 n. 51 (2020); 917-9311981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2642/4102Copyright (c) 2021 Jane do Socorro Rodrigues de Almeida, Joelson Rodrigues Miguelinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Jane do Socorro Rodrigues deMiguel, Joelson Rodrigues2022-08-11T17:41:51Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/2642Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-08-11T17:41:51ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Formação Docente para o Atendimento de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação / Teacher Training for Assisting Students with High Skills |
title |
A Formação Docente para o Atendimento de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação / Teacher Training for Assisting Students with High Skills |
spellingShingle |
A Formação Docente para o Atendimento de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação / Teacher Training for Assisting Students with High Skills Almeida, Jane do Socorro Rodrigues de Formação docente Altas habilidades Superdotação |
title_short |
A Formação Docente para o Atendimento de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação / Teacher Training for Assisting Students with High Skills |
title_full |
A Formação Docente para o Atendimento de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação / Teacher Training for Assisting Students with High Skills |
title_fullStr |
A Formação Docente para o Atendimento de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação / Teacher Training for Assisting Students with High Skills |
title_full_unstemmed |
A Formação Docente para o Atendimento de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação / Teacher Training for Assisting Students with High Skills |
title_sort |
A Formação Docente para o Atendimento de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação / Teacher Training for Assisting Students with High Skills |
author |
Almeida, Jane do Socorro Rodrigues de |
author_facet |
Almeida, Jane do Socorro Rodrigues de Miguel, Joelson Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Miguel, Joelson Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Jane do Socorro Rodrigues de Miguel, Joelson Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Altas habilidades Superdotação |
topic |
Formação docente Altas habilidades Superdotação |
description |
O trabalho discute acerca dos processos de aquisições da leitura e da escrita no desenvolvimento sócio-cognitivo dos educandos, além disso, o estudo discorre sobre a importância de se estimular o hábito da leitura nas crianças, tornando-os leitores mais atentos e críticos, que possa ler e entender um texto. É importante que a aprendizagem seja prazerosa tanto para o aluno quanto para o mediador. A metodologia consistiu em revisão integrativa com base nos aportes teóricos de autores como: Almeida (2003); Barbosa (2013); Coccia (2016); Costa (2012); Freitas (2014); Martelli (2017); Pimenta (2012); Pinho (2016); Silveira (2013); Virgolim (2005); Zavitoski (2015) e outros. Os resultados demonstraram que tecnologias e conhecimentos tendem a se integrar para produzirem novos conhecimentos, facilitando o desenvolvimento de projetos, que sejam alternativas para a transformação do cotidiano e a construção da cidadania. Professores não podem mais, em meios a tantas inovações, administrarem suas aulas ainda de forma somente expositivas. Impulsionar a reformulação dos currículos para que possam viabilizar uma formação contínua para os professores em todas as esferas do Sistema de Educação, certamente trará um ganho didático-pedagógico importante, no direcionamento de uma política educacional significativa socialmente, |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2642 10.14295/idonline.v14i51.2642 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2642 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i51.2642 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2642/4102 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Jane do Socorro Rodrigues de Almeida, Joelson Rodrigues Miguel info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Jane do Socorro Rodrigues de Almeida, Joelson Rodrigues Miguel |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14 n. 51 (2020); 917-931 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior |
repository.mail.fl_str_mv |
ipdeeducacao@gmail.com |
_version_ |
1797053944854216704 |